A importância do PS4 para a Sony
A Sony causou alvoroço ao confirmar que grandes títulos até então anunciados como exclusivos do PlayStation 5, também chegarão ao PlayStation 4, como God of War e Gran Turismo 7. Essa informação nos diz muito sobre a importância do PS4 para a Sony!
Infelizmente a pandemia da COVID-19 pegou o mundo de surpresa. Ninguém esperava que o caos do vírus afetasse a indústria, mas a verdade é que as esteiras tiveram que ser paradas e os funcionários das linhas de montagem foram para as suas casas. Além disso, a falta dos semicondutores colocou não só a indústria dos games em alerta, como todos que fabricam aparelhos eletrônicos. Ou seja, televisores, computadores, carros e, claro, o PlayStation 5, foram afetados pela falta do componente.
COVID-19 e os games
Neste cenário, o PlayStation 4, e principalmente a versão Pro, ganhou destaque nas prateleiras de todo o mundo. O nosso amigo Jim Ryan, declarou durante o lançamento do PS5 que “obviamente os nossos olhos e horizontes estão na possibilidade do que fazer com a comunidade PS4 (…) Em 2021, 2022, esta comunidade do PS4 será a maioria das pessoas com um console PlayStation. É crucial mantê-los engajados e felizes”.
Com isso em mente é fácil entender a mudança no calendário da Sony, bem como a confirmação de alguns jogos para o PlayStation 4. Porém, a atitude tem seus ônus e bônus. Para os jogadores que já estão na nova geração é uma decepção. Afinal, o jogo para rodar bem em ambos os consoles precisa de uma certa limitação, já que vai usar um hardware com mais de 9 anos. Por outro lado, mais jogadores terão a oportunidade de colocar as mãos em grandes títulos como God of War e Horizon Forbidden West.
Quem sai ganhando é só a Sony que verá os seus cofres mais gordos. Mas, no frigir dos ovos, a nova geração parece que não chegou. Ano que vem o PS4 completará nove anos de vida, a versão mais potente, o Pro, seis anos. Ou seja, quem comprou o PS5 agora pode ter dado com os burros n’água. Quem não comprou é melhor aguardar um pouco e continuar feliz com o seu PS4 que faz mais barulho que um helicóptero Apache!
Para entender melhor os problemas do famigerado, e não tão aguardado, crossgensismo, confira o vídeo da Trindade dos Games. Nele a trinca de doentes usa o Horizon Forbidden West como exemplo!