25 Anos de Gran Turismo – O Início da Franquia

 

Gran Turismo completa 25 anos no dia 23 dezembro e o Bar dos Gamers preparou um especial dividido em duas partes! Confira o início da história e na próxima sexta, junto com o episódio inédito do Podcast Passa o Controle sobre a franquia, o final desta corrida insana! Não perca! 

GRAN TURISMO

game de corridas que cunhou o termo “The real driving simulator”! O mestre por trás disso é Kazunori Yamauchi, que em 23 de dezembro de 1997 lançou no PlayStation 1 o primeiro título da série.

O jogo foi desenvolvido pela Polys Entertainment, que mais tarde viraria a Polyphony Digital. (CURIOSIDADE o portfólio da Polys foi apenas um game de corrida chamado Motor Toon Grand Prix (dirigido por Kazunori Yamauchi), para PS1, e que teve uma única sequência. O jogo era uma cópia do Mario Kart. Personagens cartunescos correndo em circuitos cheios de armadilhas e itens. Nada parecido com o que foi mostrado no Gran Turismo, mas muitos elementos e até alguns traçados foram “importados” para o vindouro sucesso de Yamauchi)

Já no primeiro Gran Turismo pudemos ver o esmero que a Polys Entertainment teve com o game. O jogo foi um verdadeiro “soco no estômago” para quem estava acostumado com títulos mais arcades como Ridge Racer e Need for Speed. Com o lema “The Real Driving Simulator”, foi a primeira vez que os jogadores puderam se sentir dentro dos carros mais desejados do mundo.

O grande chamariz para isso era a física refinada que foi aplicada aos carros e que só melhorou com o passar das gerações. Mas desde a primeira acelerada deu para notar que não era um game de corrida qualquer.

Logo de cara fomos apresentados às Licenças, parte mais importante da série até hoje! Elas funcionam praticamente da mesma maneira desde o primeiro game: vença os desafios de pilotagem (fazer a curva perfeita, ou parar no local designado, por exemplo) para liberar mais pistas e campeonatos.

Porém, o mais incrível sempre foram os detalhes gráficos. Yamauchi nunca escondeu a sua paixão pela cultura do automóvel. Desde o primeiro game é possível aprender nos mínimos detalhes como funcionam a “potência”, “cavalos”, “tração traseira”, “arrefecimento do motor”, entre outros jargões automobilísticos. Ao todo foram 178 carros e 11 pistas para pilotar.

Com Gran Turismo, Kazunori Yamauchi asfaltou o seu caminho para o sucesso e trouxe com ela oito títulos principais e mais oito secundários!

GRAN TURISMO 2

Apenas dois anos após o sucesso de GT, a agora Polyphony Digital, lançou sua sequência ainda para o PS1. Porém, o salto foi gigantesco. Foram 650 carros e 27 pistas à disposição dos jogadores. Apesar de manter o esquema das licenças, Gran Turismo 2 trouxe uma novidade, a possibilidade de pilotar em eventos separados das disputas principais.

O primor gráfico visto em GT continuou nesta sequência (sejamos sinceros, sempre melhorou com o tempo) trazendo ainda mais efeitos de luz e partículas! Mais uma vez Yamauchi mostrou toda a sua paixão e se preparou para invadir as pistas com a chegada do poderoso PlayStation 2.

GRAN TURISMO 3: A-spec

Até hoje é o título de maior sucesso da franquia. Lançado em 2001, poucos meses após a chegada do PlayStation 2, GT3 marcou uma geração sedenta por jogos de corrida. Com o novo hardware, Yamauchi pode expandir as suas ideias sem se ver preso pela tecnologia.

O layout foi todo reorganizado. A progressão ficou mais interessante já que o game oferece desde corridas curtas para os iniciantes até corridas de resistência (o famoso Endurance) de várias horas e, pela primeira vez, disputas de rally. Além disso, toda a apresentação das lojas de carros (com a introdução de veículos usados), também foi toda reorganizada.

 

Lugares que ficaram familiares a todos os jogadores de Gran Turismo como GT Auto e Machine Test foram apresentados neste game. Porém, devido ao grande apelo visual a quantidade de carros e pistas foi reduzida drasticamente. Foram 180 carros em apenas 19 pistas. Mas para não dizer que Yamauchi deixou os fãs na mão, GT3 nos presenteou pela primeira vez com seis bólidos não-licenciados da Fórmula 1, entre eles o F090/S inspirado na McLaren MP4/5 e MP4/5B, modelo no qual Ayrton Senna levantou o seu tricampeonato!

GRAN TURISMO 4

O último game da franquia na geração DVD chegou às prateleiras em dezembro de 2004 após ter sido adiado por mais de um ano. Foi um dos títulos mais vendidos daquele ano no Japão alcançando a marca de 1 milhão de cópias apenas na primeira semana de lançamento.

Com mais bagagem no porta-malas, Yamauchi extrapolou tudo o que havia feito. Gran Turismo 4 apresenta nada menos que 750 carros de 80 fabricantes, 51 pistas e uma física aprimorada que deixou muito piloto virtual com vontade de chutar o volante. Para se ter uma ideia, as versões japonesa, chinesa e coreana vinham com um livro com mais de 200 páginas ensinando lições de condução e sobre a física do jogo.

Novamente o game apresenta as variadas licenças, desde as mais simples para os novatos, passando pelos eventos de longa duração e também em campeonatos específicos para algumas montadoras. E pela primeira vez foi apresentado um novo modo, o B-spec.

Diferente do A-spec, onde o jogador assume o papel do piloto como sempre havia sido, no B-Spec é possível tomar a prancheta de tempo e se transformar no chefe da equipe durante as corridas. Neste modo é possível acelerar o tempo e ver o desenrolar da prova no melhor estilo Toto Wolff, dando ordens e coordenando o time.

Além do B-Spec, mais um modo foi adicionado, as Missões de Condução. Nela os jogadores participam de diversos desafios como ultrapassar uma certa quantidade de carros antes do tempo acabar ou então sair da última colocação e terminar em primeiro numa única volta. Além desses, foi possível apreciar toda a beleza dos carros com o novíssimo e satisfatório Modo Foto.

Gran Turismo 4 foi a apoteose da franquia na era dos DVDs. Seu rival, Forza Motorsport, só viu a luz do dia em 2005 e realmente chegou com tudo e até tirou um pouco da atenção dada ao GT. Mas a verdade é que a franquia de Kazunori Yamauchi já estava bem na frente desta disputa e durante a quarta e quinta gerações de consoles não teve rival à altura.

Porém, com a chegada do PlayStation 3 e toda a potência do novo hardware rodando jogos em Blu-ray, o que parecia ser mais um passeio no parque para Gran Turismo, se mostrou uma verdadeira prova de resistência tanto para a Polyphony como para Yamauchi!

Mas isso é história para a próxima sexta-feira quando a Trindade dos Games fará um episódio do Podcast Passa o Controle especial sobre os 25 anos de Gran Turismo! Por isso fique ligado aqui para não ser ultrapassado!

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