Review: Splitstream
Ainda estamos longe de mercados estabelecidos como Estados Unidos ou Japão. Mas o que os estúdios de games brasileiros têm feito nos últimos tempos, é para tirar o chapéu. Splitstream, desenvolvido pela Ansdor e publicado pela BlitWorks, é um ótimo exemplo disso.
Derrapar é preciso
Os primeiros minutos de Splistream me fizeram lembrar imediatamente de Horizon Chase Turbo. (Aliás, gravamos um excelente episódio para o Passa o Controle com a equipe da Aquiris). Mas as semelhanças terminam assim que você começa a acelerar.
A graça em Splitstream é entrar nas curvas na maior velocidade possível e mandar aquele drift maneiro bem ao estilo Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio! Você pode optar por uma abordagem mais tradicional, mas dificilmente irá chegar na frente dos outros pilotos. Além disso, e como o nome do game entrega, é preciso colar na traseira dos adversários para conseguir o splitstream. Dessa maneira a sua caranga ganha mais velocidade, dando aquela vantagem necessária para vencer as provas!
Modos variados
Splistream tem ao todo seis modos de competição. O que eu mais gostei foi o Cannoball. Nele você configura a intensidade do tráfego, a quantidade de competidores e pistas. Depois sai acelerando feito um lunático através dos traçados, sem descanso. Cada trajeto é emendado com o próximo sem pausa para respirar.
Os outros modos são o Grand Tour, Grand Prix, Single Race, Time Trial e Battle Royale. Cada um com suas especificidades que com certeza irão agradar os gostos variados dos jogadores. Além disso, Splistream conta com multiplayer local para até quatro jogadores!
Need for Speeeeeeeed
O game diverte na medida certa quem procura por um título de corrida arcade inspirado nos clássicos dos anos 90 como OutRun da Sega. Porém, a pouca quantidade de carros (apenas cinco) e pistas (20 ao todo), deixa a desejar. A sensação de velocidade é outro fator preponderante para jogos do gênero, e se você não conseguir encaixar os drifts ou não obter o spltistream ao ficar no vácuo dos adversários, essa sensação não chega e o game pode parecer tedioso.
Porém, me pareceu que Spltistream foi inspirado nessa nova onda de games com mecânicas desafiadoras. Sim, estou penando para completar as fases e mais ainda para terminar em primeiro. Mas como diria Ayrton Senna: “Se você não aproveita uma brecha, você não é um piloto de corridas”.
Splistream está disponível para PCs, Nintendo Switch, PlayStation 4 e 5 e nos Xbox One, S e X!
O review de Splistream foi feito na versão do Xbox One e só foi possível graças ao envio da Key pela BlitWorks!