Sony libera VRR no PS5. Entenda a tecnologia
A dica foi deixada pela Insomniac que comentou nas redes sociais que games recentes como Ratchet and Clank e Spider-Man Miles Morales já tinham recebido o update. E agora a Sony libera o VRR no PS5. Mas o que é isso? Entenda a tecnologia.
VRR é a Taxa de Atualização Variável. No caso das telas sem VRR elas se atualizam em “x” vezes por segundo. A maioria atualiza a cada 60 vezes por segundo, logo 60 Hertz. Mas isso é independente da taxa de quadros do jogo. Uma vez em 60 Hertz sua tela sempre vai atualizar 60 vezes por segundo.
Caso o jogo rode a 60fps, você estará vendo os 60 quadros. Caso ele rode entre 30 e 60, acontece o famoso “stutter” que é aquele soquinho que surge quando se mexe a câmera, perdendo a fluidez. Isso porque a taxa de quadros do jogo está fora de sincronia com a televisão (que está atualizando sempre a 60).
Com o VRR, os Hertz no seu aparelho irão mudar dinamicamente conforme a taxa de quadro do jogo. Logo, não haverá mais esses soquinhos nem quebra horizontal de imagem, o game torna-se muito mais fluido. Claro que títulos que já rodam travados nos 60fps não terão mudanças, a não ser que a desenvolvedora desbloqueie o fps acima de 60 pra quem tem televisores capazes disso (a Insomniac, por exemplo, já disponibiliza essa opção). Então, se o game rodar a 60, 70 ou 90, não interessa, a sua televisão vai atualizar de acordo com a taxa e você terá mais fluidez na tela e mais resposta no game.
O VRR obviamente não melhora todos os jogos. Porém, mesmo games sem patchs estão sendo beneficiados como o caso de Uncharted Lost Legacy remasterizado, que agora no modo 120fps roda liso nas telas com suporte. Lembrando que o VRR já existe no Xbox ONE desde 2018 e no Series S e X desde o lançamento. Nenhum console Sony tinha isso até então. A atualização é bem-vinda e abre os caminhos para que games mais antigos do PlayStation possam chegar com as melhorias que tanto sonhamos na nova PS Plus!
texto: André & Doan