Square Enix entra no radar da Sony
As negociações na indústria de jogos estão em alta com acordos como a Microsoft adquirindo a Activision/Blizzard, a Sony obtendo a Bungie, a Take-Two com a Zynga e mais recentemente, o Embracer Group comprando os estúdios ocidentais internos da Square Enix (Crystal Dynamics, Eidos Montréal e Square Enix Montreal). Porém, a onda de consolidação também está longe de terminar. No início de abril, após o anúncio da reformulação da PlayStation Plus, o presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, confirmou que a empresa japonesa tem planos de adquirir mais estúdios de desenvolvimento de jogos.
O sucesso de crítica e o sucesso comercial dos jogos first-party que estamos fazendo nos deram permissão para investir pesadamente na criação de conteúdo. Estamos crescendo nossos estúdios organicamente e estamos crescendo por meio de aquisições. Adquirimos cinco estúdios ao longo de 2021. Estamos conversando com a Bungie. E temos mais planos.
Naquela mesma semana, também ouvimos dos jornalistas Jeff Grubb e Greg Miller que a Sony poderia estar se preparando para uma grande aquisição, em vez de uma menor, como as de Jade Raymond’s Haven Studios ou a equipe de portabilidade de PC Nixxes.
Após as notícias da Square Enix vendendo seus estúdios ocidentais internos, Grubb agora se apresentou para revelar que a grande aquisição era precisamente sobre a Square. Claro, ele também enfatizou que esses rumores são sempre tênues, na melhor das hipóteses, devido à natureza arriscada de revelar esses acordos maciços de antemão. Além disso, há sempre a chance de os negócios falharem no último minuto.
Ainda assim, uma Square Enix mais enxuta pode ser mais atraente para a Sony se ela realmente já planeja comprá-la. A empresa japonesa já investe regularmente em acordos exclusivos temporários como os de Final Fantasy VII Remake e Forspoken, então faria sentido selá-los para sempre. Por outro lado, mesmo que a Sony acabe adquirindo a Square Enix, isso não significa que todos os seus jogos se tornariam exclusivos para PlayStation. A Sony está investindo mais no mercado de PCs, por um lado, e eles também concordaram em manter os jogos atuais e futuros da Bungie em várias plataformas.
Hoje, a Square Enix está sendo negociada a +2,27%. Seu valor de mercado é de US$ 4,864 bilhões, o que é mais do que gerenciável para a reserva de caixa restante de US$ 10 bilhões da Sony para aquisições. Seria uma espécie de reviravolta para a Sony, de qualquer maneira, já que a empresa possuía uma participação de 18,6% na Square Enix antes de vender lentamente todas as ações em abril de 2014.