Spider-Man poderia ser da Microsoft
Imaginar um game do Homem-Aranha rodando em uma plataforma Microsoft pode ser uma ideia distante (pelo menos em nosso multiverso). Mas segundo Jay Ong, chefe da Marvel Games, a empresa americana recusou uma proposta de criar jogos licenciados da marca, como o do Homem-Aranha, após o término da parceria com a Activision em 2014.
No livro The Ultimate History of Video Games, Volume 2, do autor Steven L. Kent, o executivo contou que procurou a dona das duas maiores plataformas de games, Xbox e a Sony, para tentar firmar um novo acordo. A Microsoft negou a proposta dizendo que no momento estava focada em suas próprias franquias, enquanto a dona da PlayStation se mostrou muito mais interessada no projeto e posteriormente o entregou para a Insomniac Games, estúdio ainda independente na época.
O resultado do acordo todo mundo sabe, dois títulos (Marvel Spider-Man e Marvel’s Spider-Man Miles Morales) muito aclamados por jogadores e crítica, que já tem um sequência confirmada com Peter e Miles, e ainda um game inédito do mutante mais amado do mundo, Wolverine.
Para Ong, a franquia do Homem-Aranha apenas precisava do esforço e investimento certo para fazer sucesso.
“Marvel’s Spider-Man era de fato um rival digno dos jogos Arkham. Colocar o Homem-Aranha no topo dos jogos não foi apenas uma questão de dinheiro e tecnologia, era uma questão de encontrar uma equipe com uma grande visão. A Insomniac queria criar um jogo icônico para um super-herói icônico. A participação ativa da Marvel garantiu um novo nível de autenticidade. Querendo criar uma franquia exclusiva do PlayStation, a Sony não emprestou apenas ao Marvel’s Spider-Man um gigantesco orçamento de marketing, mas também ofereceu suporte técnico do início ao fim.
Quando se tratava do Homem-Aranha, a Activision não estava preparada para competir contra jogos como Batman: Arkham Asylum. A Sony estava. Até o momento, os jogos Arkham e Marvel’s Spider-Man são incomparáveis entre os jogos de super-heróis em vendas.. Em 2020, enquanto a Sony se preparava para lançar o PlayStation 5, o jogo exclusivo que encabeçava esse lançamento era Marvel’s Spider-Man: Miles Morales. Marvel’s Spider-Man foi a primeira vez que a própria Marvel percebeu que os jogos como meio de comunicação poderiam impulsionar a marca.”