10 coisas para saber antes de ver Os Anéis de Poder

Após anos de espera a Amazon Prime finalmente vai estrear a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder. Quem leu as obras do escritor J.R.R. Tolkien sabe o quão complexa elas são. Muitos nomes, lugares e batalhas acontecem ao longo das Eras. É tanta informação que, quem vai acompanhar as aventuras de Galadriel durante a Segunda Era pela primeira vez, fatalmente ficará perdido. Por isso, separamos 10 coisas para saber antes de ver Os Anéis de Poder!

Porém, antes é bom saber essas duas coisas:

MELKOR (MORGOTH)

Melkor, também conhecido como Morgoth, era um dos mais fortes dos Ainur, se não “o” mais forte. Ele seguiu um caminho sombrio na Pré-Primeira Era de Valinor, e conhecendo sua própria força, percebeu que poderia dominar a Terra-média. Juntamente com seu tenente, Sauron, o dragão Glaurung e uma série de Orcs e Balrogs, ele se esforçou para dominar e eliminar todos os Elfos, Anões e Homens. Ele fez sua casa na fortaleza de Angband no norte, sob as torres de Thangorodrim.

MOCINHOS

Antes da Primeira Era, os Elfos eram a raça dominante na Terra-média, e seu domínio continuou na Primeira Era. Os homens apareceram na Terra-média com o primeiro nascer do sol, o amanhecer literal da Primeira Era. Anões viviam lá também, e mantinham comércio com Elfos e Homens.

Morgoth há muito odiava os Elfos, então os Elfos construíram várias fortalezas para proteção. O primeiro alto rei dos Noldor na Terra-média, Fingolfin, governou de Hithlum, protegido de Angband por uma cadeia de montanhas. Seu filho mais novo, Turgon, construiu a cidade escondida de Gondolin. Com a ajuda dos anões, o sobrinho de Fingolfin, Finrod, construiu a fortaleza subterrânea de Nargothrond. Finalmente, Thingol, senhor dos Elfos Sindarin, construiu Menegroth, as Mil Cavernas, também com a ajuda dos Anões.

Os homens viviam principalmente em fazendas e pequenos assentamentos, e não estavam no radar de Morgoth até que se cansaram dos ataques dos Orcs e se juntaram aos Elfos em várias das principais batalhas da Primeira Era. Os principais entre os Homens incluíam os grandes guerreiros Húrin e seu filho Túrin. Beren, outro grande guerreiro dos Homens na Primeira Era, junto com Lúthien, tornou-se a segunda grande união de Elfos e Homens. Assim, seus descendentes, Elrond e Elros eram conhecidos como Meio-elfos. O pai de Elrond e Elros era Eärendil, o Marinheiro. Foi ele quem finalmente chegou a Valinor para pedir ajuda aos Valar, resultando na derrota final de Morgoth no final da Primeira Era.

A PRIMEIRA ERA

Apesar de a história criada por Tolkien se iniciar anos antes da Primeira Era, os acontecimentos relatados abaixo são todos deste período e que repercutirão diretamente no que iremos ver na série, que se passará durante a Segunda Era!

01 – OS ELFOS ACORDAM

Também conhecidos como os Primogênitos, os Elfos foram uma das duas raças criadas pelo mais poderoso dos seres supremos, Eru Ilúvatar. Eles acordaram em um lugar chamado Cuiviénen, perto de um lago no extremo leste da Terra-média, e os Valar (primeiros seres a aparecem após a criação de Arda) não os descobriram por algum tempo.

Infelizmente, Melkor, o mais poderoso dos Valar, os encontrou primeiro e usou espíritos malévolos e outras ilusões para transformá-los contra seus companheiros Valar, em particular Oromë. Este vagava pela Terra-média, e quando descobriu os Elfos alguns deles fugiram. Aqueles que ficaram e vieram a conhecê-lo, Oromë chamou de Eldar, mas tantos outros foram levados a crer em Melkor e assim se tornaram os primeiros Orcs.

02 – MELKOR É DERROTADO E PRESO

A história da ascensão de Melkor ao poder na Terra-média se confunde com a própria narrativa do lugar, e com o esforço combinado dos Valar, ele foi derrotado pela primeira vez. Seu servo mais forte, um Maia conhecido como Sauron, escapou e começou a reconstruir as forças do mal em segredo. Os elfos sabiam pouco da batalha e só a viam de longe.

Como um Valar, Melkor não poderia ser morto, mas em vez disso foi levado perante Mandos, o Valar que representa o julgamento. Melkor foi amarrado com uma corrente especial, Angainor, e condenado aos Salões de Mandos por três eras.

03 – A PRIMEIRA SEPARAÇÃO DOS ELFOS

Houve três divisões das raças élficas durante a Primeira Era. A primeira foi depois que Melkor fora derrotado. Naquela época, por causa da guerra contra Melkor, a Terra-média havia sido gravemente danificada, e Oromë convocou os Elfos e lhes ofereceu um lugar para ficar em Aman, a localização de Valinor, onde os Valar também viviam.

Nem todos estavam dispostos a deixar a Terra-média, no entanto, e muitos dos Elfos se recusaram a sair. Os que seguiram Oromë continuaram a ser conhecidos como Eldar, mas aqueles que se recusaram a fazer a Grande Jornada foram chamados de Avari.

04 – OS ANÕES DESPERTAM

Cerca de cem anos depois que os Elfos surgiram no leste, os Sete Pais dos Anões também emergiram de seu sono. Os Anões foram criados pelo Valar Aulë, mas tiveram que esperar até que os Primogênitos surgissem antes que pudessem despertar. O único deles que a história lembra é Durin I, também conhecido como Durin, o Imortal.

Não foram apenas os anões que vieram para a Terra-média durante esse período, mas o sistema de escrita que se tornaria seu alfabeto principal também foi desenvolvido pelo rei Thingol e seu mestre de sabedoria mais talentoso, Daeron.

05 – FËANOR FAZ AS SILMARILS

A criação das Silmarils (três gemas que continham a luz das Duas Árvores de Valinor: Laurelin e Telperion) pode ser o evento mais importante na história e na tradição da Terra-média. Praticamente tudo o que aconteceu antes foi apenas um passo em sua criação, e tudo o que veio depois foi sobre quem possuía as pedras.

Fëanor, um dos personagens mais importantes, criou três joias com a luz das Duas Árvores usando um método secreto que morreu com ele. Ele também foi o criador dos Palantiri (as pedras videntes) e inventou a escrita chamada Tengwar, que foi usado como vernáculo em seu reino até a Terceira Era.

06 – UNGOLIANT DESTRÓIS AS DUAS ÁRVORES

Depois que Melkor conseguiu manter os Elfos sob seu domínio, especialmente Fëanor, ele voltou-se contra eles. No entanto, como não era poderoso o suficiente para agir sozinho, acabou recrutando a monstruosa Ungoliant, uma criatura primordial que se assemelhava a uma aranha que devorava luz e vida como se fosse comida. Ela era uma ancestral distante de Laracna!

Melkor prometeu a Ungoliant que ela poderia se alimentar das Duas Árvores se ela o ajudasse a derrotar os Elfos, em particular Fëanor. Quando os Valar descobriram a extensão da destruição da aranha gigante, Fëanor recebeu a notícia de que Melkor havia atacado sua casa em sua ausência e levado consigo as Silmarils.

07 – O SOL E A LUA SÃO CRIADOS

Embora as árvores tenham sido destruídas, parte de sua essência permaneceu. Laurelin era a Árvore de Ouro e deixou para trás uma única flor que se tornou o Sol. Uma flor de Telperion, a Árvore Prateada, tornou-se a lua.

Os Valar designaram dois dos Maiar (Gandalf, Saruman e até Sauron eram parte dos Maiar) para guiar suas novas criações, Arien e Tilion. Arien era a personificação do fogo, e um dos poucos Maiar que não podia ser coagido ou corrompido. Tilion era conhecido por assumir a forma élfica na Terra-média, mas como o portador da lua, ele era um ser de pura luz.

08 – A RECUPERAÇÃO DE UMA SILMARIL

O pai de Lúthien declarou que ela só poderia se casar com um herói corajoso o suficiente para recuperar uma Silmaril, e Beren levou a missão a sério. Não foi apenas a cativante história de amor que os tornou famosos, mas a tarefa impossível que eles conseguiram realizar sozinhos e que nenhum exército ou mago poderia fazer. 

A gema que eles conseguiram recuperar era a mesma devolvida aos Valar por Eärendil, o Marinheiro. Ele pediu ajuda não apenas contra as forças de Melkor, agora chamadas de Morgoth, mas também por proteção dos Filhos de Fëanor que estavam matando qualquer um que pensasse possuir uma Silmaril.

Vestindo a Silmaril de Beren em sua testa, Eärendil navegou para Valinor e implorou aos Valar para ajudar o povo da Terra-média a derrotar Morgoth. Os Valar concordaram, mas Morgoth ficou tão poderoso que até eles foram pressionados a derrotá-lo. Junto com seus habituais Balrogs, orcs e lobos, Morgoth soltou dragões alados pela primeira vez, incluindo o mais forte deles, Ancalagon, o Negro. Foi somente quando Eärendil veio com as águias e matou Ancalagon que a maré virou, e Morgoth e suas forças foram derrotados. A batalha foi tão intensa, no entanto, que a maior parte de Beleriand foi destruída, mudando para sempre o mapa da Terra-média, e muitos dos Elfos deixaram a Terra-média para sempre, navegando para o oeste para Valinor.

09 – MORGOTH É CONDENADO AO VAZIO

Após sua derrota na batalha, Morgoth fugiu para as masmorras de Angband, mas foi encontrado e levado perante os Valar. Ele implorou por misericórdia, sem sucesso. Eles cortaram seus pés, amarraram-no com uma corrente e o empurraram pela Porta da Noite para o Vazio. Finalmente, o fim chegou para Morgoth na Terra-média. No entanto, muitos de seus servos sobreviveram para continuar seus trabalhos durante a Segunda Era capitaneados por Sauron.

Pela segunda vez, os Valar convidaram os Elfos para se juntarem a eles, mas mais uma vez, alguns recusaram. Círdan, o Armador, escolheu ficar e guiar seu povo dos Portos Cinzentos. Galadriel e Celeborn ficaram em sua casa em Lórien. Celebrimbor, o último da linhagem de Fëanor, ficou para eventualmente forjar os Anéis do Poder. Gil-galad tornou-se o Grande Rei de muitas nações élficas e Elrond ficaria para ajudar a guiar seu irmão Elros e seus descendentes, à medida que se tornavam governantes dos Homens.

10 – SURGE NÚMENOR

Como recompensa aos Homens que ajudaram a derrotar Morgoth, os Valar ergueram a ilha de Elenna e os presentearam. O reino que eles estabeleceram lá ficou conhecido como Númenor, que se tornaria um dos reinos mais poderosos e influentes da Segunda Era. Vale notar que até então a Primeira Era não era chamada assim, só ganhou a nomenclatura com o fim dela.

Eis os principais acontecimentos da Primeira Era. É óbvio que muita coisa aconteceu entre os relatos destacados. A criação do mundo, chamado de Arda, o surgimento dos homens e grandes batalhas, por exemplo. Mas com isso em mente é possível começar a série Os Anéis de Poder sem ficar muito perdido.

O Bar dos Gamers junto do Podcast Passa o Controle possui uma comunidade no Telegram. Lá você pode conversar sobre os seus assuntos favoritos, deixar sua opinião sobre a programação, participar de eventos exclusivos e muito mais. Clique aqui e faça parte!

Sobre o Autor

Compartilhe esse post nas suas redes sociais

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.