James Earl Jones não será mais a voz de Darth Vader
James Earl Jones, a voz de 91 anos de Darth Vader (entre muitos outros papéis notáveis) está se afastando de Star Wars e seu papel do Lorde das Trevas dos Sith. A notícia vem da Vanity Fair, que na sexta-feira apresentou o perfil de uma empresa ucraniana desenvolvendo uma Inteligência Artificial que continuará dando voz ao personagem.
Jones assinou o uso de seu trabalho de voz arquivado para construir a IA na Respeecher, a empresa contratada pela Lucasfilm para desenvolver uma solução de voz para Vader. “[Jones] mencionou que estava pensando em encerrar esse personagem em particular”, disse Matthew Wood, editor de som da Lucasfilm que trabalha com a Respeecher, à Vanity Fair. Wood chamou Jones de “um padrinho benevolente” e disse que os dois permanecem em contato próximo, discutindo o projeto de IA, com Jones dando conselhos sobre como preservar o legado de Vader e sua voz autêntica.
A Respeecher está sediada em Kyiv e seu trabalho foi muito afetado pela invasão russa na Ucrânia e ataques à capital, que começaram em 24 de fevereiro. A Respeecher conseguiu enviar arquivos de áudio para o papel de Vader no Obi-Wan Kenobi da Disney Plus naquele dia , relatou a Vanity Fair. Embora Wood, atento à segurança desses desenvolvedores, tenha começado a retirar os pedidos de trabalho para o Respeecher, a resposta de Kyiv foi: “Vamos trabalhar, vamos trabalhar diante dessa adversidade, vamos perseverar”.
Jones interpretou Vader desde o filme inicial de 1977, embora outros tenham dublado o personagem em videogames e outros trabalhos adaptados desde então. David Prowse usou o capacete e a capa de Vader nos três primeiros filmes. O papel físico de Vader já foi tratado por Hayden Christensen (em Obi-Wan Kenobi e A Vingança dos Sith de 2005) e Spencer Wilding em Rogue One de 2017.
Em outras partes de sua prolífica carreira, Jones ganhou um Grammy, dois Tony Awards, dois Primetime Emmy Awards e um Oscar Honorário, em 2011, “por seu legado de excelência consistente e versatilidade incomum”.
Fonte: Polygon
O Bar dos Gamers junto do Podcast Passa o Controle possui uma comunidade no Telegram. Lá você pode conversar sobre os seus assuntos favoritos, deixar sua opinião sobre a programação, participar de eventos exclusivos e muito mais. Clique aqui e faça parte!