Brasil Game Show 2022 – O melhor da feira
Após dois anos longe do público, a Brasil Game Show 2022 voltou com tudo e entregou a maior edição da história. Porém, apesar de ostentar essa grandiosidade, a feira foi mais normal do que se poderia imaginar.
O ambiente nos pavilhões do Expo Center Norte estava incrível. Cosplayers maravilhosos (outros nem tanto), estandes com brincadeiras e prêmios, muitas celebridades da internet e filas, muitas filas. Quem visitou a BGS 2022 encontrou diversas opções para ficar sentado no chão esperando a sua vez de ganhar algum brinde ou jogar aquele game tão esperado.
Sem contar com a presença de grandes marcas como Xbox e Warner Bros., por exemplo, os visitantes apostaram todas as suas fichas na PlayStation e Nintendo. Enquanto a primeira levou para casa o título de maior estande, a segunda arrebanhou os seus fiéis seguidores sedentos para colocar as mãos em algum jogo do Mario. Jogos, aliás, que todos já conheciam e tinham jogado em algum momento.
Na PlayStation a grande sensação foi o PlayStation 5, sem dúvida. O novo console da Sony atraiu centenas de pessoas para experimentar o Dualsense junto com o Pulse 3D. Uma pena que não levaram nenhum grande lançamento ou títulos vindouros. Na Nintendo foi a mesma coisa. Filas intermináveis para jogar games com anos de lançamento como Zelda Breath of the Wild e Mario Kart 8. O destaque foi Splatoon 3, mas que ninguém deu muita bola, visto que sempre tinha uma estação vazia.
Enquanto as outras edições eram praticamente 100% gamer, a onda Tik Tok bem como o aumento dos fãs dos e-sports e as celebridades da internet, trouxeram uma nova cara para a Brasil Game Show. Em todos os corredores havia aglomerado de pessoas para conseguir aquela selfie com algum famoso desconhecido (pelo menos para mim). O que mais teve foram muitos “meets & greets”, transmissões ao vivo e gincanas com e para essa galera. Não que isso atrapalhe quem foi em busca dos jogos (aliás, o corredor Indie mais uma vez deu um banho nas grandes marcas), mas são dois públicos diferentes que merecem um evento separado.
A Brasil Game Show 2022 pode ter sido a maior da história, mas com certeza não foi a melhor. Os dois anos de pandemia mudaram brutalmente o cenário gamer. Agora o que importa é o like na sua foto com alguma celebridade anônima ou então uma dancinha vergonhosa no Tik Tok! Para 2023 espero, sinceramente, o retorno triunfal dos games com o PSVR2, God of War Ragnarök, Homem-Aranha 2 e a volta das grandes players como Microsoft, Nvidia, Warner Bros., Square Enix e tantas outras que já haviam dado as caras em edições passadas.
O Bar dos Gamers junto do Podcast Passa o Controle possui uma comunidade no Telegram. Lá você pode conversar sobre os seus assuntos favoritos, deixar sua opinião sobre a programação, participar de eventos exclusivos e muito mais. Clique aqui e faça parte!