A EVOLUÇÃO DE GOD OF WAR

O Ragnarök já está quase entre nós e a expectativa para a chegada do Fimbulwinter é enorme. Abaixo segue um breve relato da evolução de God of War nos consoles da Sony! Ou seja, God of War, God of War 2, God of War 3, God of War Ascension e God of War (2018).

Confira também os MELHORES MOMENTOS DA FRANQUIA e 10 DETALHES PRESENTES EM GOD OF WAR RAGNARÖK

God of War é uma das franquias de maior sucesso da história dos games! Criada por David Jaffe da Santa Monica Studio, da Sony, a obra foi iniciada em 2005 para o PlayStation 2 e tornou-se o carro-chefe para a marca PlayStation. Os primeiros seis jogos constituem a era grega da franquia. God of War (2005), God of War II (2007) e God of War III (2010) compõem sua trilogia principal; os dois primeiros foram lançados no PS2 e o terceiro no PlayStation 3 (PS3). Uma prequel ou prequela, Ascension (2013), também foi lançada para PS3. Outros jogos incluem Chains of Olympus (2008) e Ghost of Sparta (2010) para PlayStation Portable (PSP).

A franquia se divide em dois momentos e duas mitologias diferentes.  A era da mitologia grega mostra Kratos seguindo um caminho de vingança devido às maquinações dos deuses do Olimpo, enquanto a era da mitologia nórdica, que apresenta seu filho Atreus como aquele companion que ajuda nas brigas, mostra um Kratos mais velho em um caminho de redenção, o que inadvertidamente coloca os dois em conflito com os deuses nórdicos.

A era nórdica começou com o título de 2018, também intitulado God of War e lançado inicialmente para PlayStation 4 (PS4). E a sequência, God of War Ragnarök, já está entre nós!

A franquia recebeu diversos prêmios, incluindo vários reconhecimentos de Jogo do Ano para os títulos de 2005 e 2018. Alguns games também foram remasterizados para plataformas mais recentes da PlayStation. Até novembro de 2020, a franquia vendeu mais de 51 milhões de unidades em todo o mundo. As fortes vendas e o suporte da série levaram à expansão da saga para outras mídias, como três séries de quadrinhos e três romances. Uma adaptação cinematográfica do título original chegou a entrar em desenvolvimento, mas acabou sendo cancelada.

Durante uma reunião para investidores em maio de 2022, o presidente da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, confirmou que uma série de TV God of War estava em desenvolvimento pelas mãos da Amazon Prime Video. No entanto, não foi confirmado se a série irá adaptar a era grega ou a era nórdica, muito menos uma data de lançamento.

CUIDADO! SPOILERS!

A EVOLUÇÃO DE GOD OF WAR

As aventuras de Kratos marcou uma geração de jogadores porque a franquia trouxe elementos inovadores como os Quick Time Events, uma história cheia de reviravoltas, combates insanos cheios de sangue e desmembramentos, tudo isso liderado por um personagem maduro e vingativo. Não tinha como dar errado!

Primeira era (mitologia grega)

God of War 

Após dez anos a serviço dos deuses do Olimpo, o espartano Kratos é encarregado por Atena de encontrar a Caixa de Pandora; a chave para derrotar Ares, o deus da guerra, que está destruindo a cidade grega de Atenas. Uma série de flashbacks revelam que Kratos já foi o servo de Ares, que salvou o espartano e seu exército da aniquilação em uma batalha, mas o enganou para matar sua família, transformando-o no “Fantasma de Esparta”. Kratos eventualmente encontra a Caixa de Pandora, e depois de matar Ares, ele ascende ao Monte Olimpo para se tornar o novo deus da guerra.

God of War II 

Irritado com seus companheiros deuses, Kratos foi até a cidade de Rhodes. Zeus intervém e trai Kratos, que é salvo pela Titã Gaia. Ela diz que ele deve agora encontrar as Irmãs do Destino, que podem mudar seu futuro e evitar sua morte nas mãos de Zeus. Kratos é finalmente bem sucedido e quando ele está prestes a matar Zeus, Atena se sacrifica para salvá-lo para preservar a vida do Olimpo, e diz a Kratos que ele é o filho de Zeus. Kratos então une forças com Gaia e os Titãs para atacar o Olimpo.

God of War III 

O terceiro game começa exatamente onde o segundo parou, com Kratos sendo carregado por Gaia para destruir o Olimpo dando início à Titanomaquia (guerra entre os Titãs liderados por Cronos e os deuses liderados por Zeus). Porém, Kratos é logo abandonado pelos Titãs, que estavam usando-o apenas para exigir sua própria vingança. Ajudado pelo espírito de Atena, que foi elevada a um novo nível de entendimento, ela o instrui a procurar a Chama do Olimpo para derrotar Zeus. Kratos envolve os deuses e os Titãs em uma série épica de batalhas através do submundo e do Olimpo, e descobre que a Caixa de Pandora está dentro da Chama. Ele descobre que a própria Pandora é a chave para pacificar a Chama e permitir que ele abra a Caixa. Depois de finalmente matar Zeus, ele se recusa a ajudar Atena a assumir o papel de novo patrono da humanidade e desaparece.

God of War: Ascension

Seis meses depois que Kratos matou sua esposa e filha, ele foi preso pelas três Fúrias por quebrar seu juramento de sangue a Ares. Com a ajuda do guardião do juramento Orkos, Kratos descobre que Ares e as Fúrias planejam derrubar o Monte Olimpo. O espartano escapa de seu aprisionamento, matando ainda as Fúrias e Orkos, que implora pela libertação. Embora livre do vínculo de Ares, Kratos começa a sofrer os pesadelos que o atormenta há anos.

Segunda era (mitologia nórdica)

God of War 

Muitos anos após os eventos de God of War III, Kratos acabou no mundo da mitologia nórdica, no reino de Midgard, e tem um filho chamado Atreus. Depois que a segunda esposa de Kratos e a mãe de Atreus, Faye, faleceu de uma causa desconhecida, os dois partiram em uma jornada para cumprir seu desejo final de espalhar suas cinzas no pico mais alto dos nove reinos. Ao longo de sua jornada, eles são atacados por Baldur, que foi enviado por Odin para chegar a Faye a fim de prevenir o Ragnarök, sem saber que ela havia morrido. Depois que Kratos finalmente mata Baldur, o Fimbulwinter com duração de três anos começa, com o Ragnarök estando por vir logo em seguida, o que não deveria ocorrer por mais de cem anos. Enquanto a mãe de Baldur, Freya, jura vingança contra Kratos, ele e Atreus completam sua jornada e descobrem que Faye era uma gigante que previu o futuro e escolheu permanecer em Midgard; também é revelado que Atreus foi originalmente chamado de Loki por sua mãe antes de Kratos renomeá-lo em memória de um ex-camarada espartano.

O jogo é uma nova direção para a série, não só por seu novo cenário mitológico, mas também por sua jogabilidade. Kratos agora usa de forma proeminente um machado de guerra mágico chamado Machado Leviatã em vez de suas lâminas duplas icônicas dos jogos anteriores.

O Bar dos Gamers junto do Podcast Passa o Controle possui uma comunidade no Telegram. Lá você pode conversar sobre os seus assuntos favoritos, deixar sua opinião sobre a programação, participar de eventos exclusivos e muito mais. Clique aqui e faça parte!

Sobre o Autor

Compartilhe esse post nas suas redes sociais

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.