Nintendo domina as vendas no Japão desde 2004
Quem acompanha o mercado de games sabe que a Nintendo é absoluta quando se trata de franquias duradouras. Tanto é que a companhia domina as vendas no Japão desde 2004. Os dados foram revelados pela famosa revista nipônica Famitsu que publicou o seu último relatório anual sobre as vendas de software e hardware do Japão. Além disso, Nove dos 10 principais jogos físicos mais vendidos eram títulos do Nintendo Switch, que, não por acaso, foi o hardware mais vendido em 2022.
A última vez que a Nintendo ficou para trás, foi quando o PS2 reinou à frente do antigo Game Boy Advance e do Nintendo GameCube (oito dos dez principais jogos em 2004 estavam na plataforma da Sony). Desde então, a maioria dos dez jogos mais vendidos do Japão todos os anos estão nas plataformas da Nintendo. Treze dos últimos 19 best-sellers anuais do Japão foram publicados pela Nintendo.
Ao longo desses quase 20 anos, apenas um hardware ficou à frente de um console Nintendo, o portátil PSP em 2010. Em anos alternados, DS, 3DS ou Nintendo Switch foram os hardwares mais vendidos. Dos 10 jogos físicos mais vendidos no Japão em 2022, nove deles foram no Switch. A exceção foi a versão PS4 de Elden Ring, que era o número 10.
Em termos de hardware, o Switch foi de longe o console mais vendido do país em 2022, já que a escassez de estoque do PS5 continuou durante grande parte do ano. O Switch vendeu mais de 4,8 milhões no ano passado, elevando seu total no Japão para mais de 27,7 milhões de unidades.
Fonte: VGC