Crítica: The Last of Us

Parece que foi ontem que a HBO anunciou a adaptação em forma de série de um dos games mais amados e premiados de todos os tempos. The Last of Us saiu do mundo virtual para o live-action e, a julgar pelo primeiro capítulo, tem tudo para atrair mais fãs.

Serei breve nessa crítica do primeiro episódio. Depois, como sempre, quando a série acabar eu volto com a análise completa!

CUIDADO! SPOILERS DO PRIMEIRO EPISÓDIO DE THE LAST OF US

O histórico de adaptações de jogos não é dos melhores. Cansei de passar raiva e vergonha com lixos como Resident Evil. Porém, Neil Druckmann, criador do game, ao lado do excelente Craig Mazin (Chernobyl) conseguiram jogar por terra toda a minha desconfiança.

Ao mesmo tempo que a adaptação ficou mais acelerada que o jogo (não tem um infectado morto), também entregou cenas e diálogos novos que complementam a obra original. Enquanto no game eu levei cerca de quatro horas para chegar na cena final do primeiro episódio, na série tudo se desenrola em pouco mais de uma hora. E aí a escolha de Mazin se mostrou certeira.

O premiado produtor com o seu “olhar de fora”, conseguiu adicionar (e adaptar) elementos que não aparecem na narrativa do game. Talvez o maior exemplo foi trazer a história para 2023, dez anos a mais que a obra original. Ao mesmo tempo que situa o espectador numa linha de tempo mais fácil de entender, ele abre espaço para mostrar coisas novas.

A espera foi longa e valeu a pena. Pedro Pascal (Joel), Bella Ramsey (Ellie), Merle Dandridge (Marlene) e Anna Torv (Tess), só para ficar nos “principais”, entraram de cabeça nos personagens. Todos os cenários, figurinos e muitas falas saíram diretamente do jogo e, com certeza, isso acalma o ego do fã mais xiita. Neil Druckmann fez a sua aposta em mostrar um mundo de The Last of Us ligeiramente diferente de seu game e parece que o retorno será alto.

Eu gostei bastante do que vi, mas ainda fico com a obra original. Se a série será parelha ao game, só com o final da primeira temporada para responder. Enquanto isso, irei rever o primeiro episódio com a dublagem brasileira que manteve as vozes originais do game.

Sobre o Autor

Compartilhe esse post nas suas redes sociais

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.