Os Dez Melhores Jogos da Marvel
O terceiro filme do Homem-Formiga está para estrear e com ele sempre bate aquela vontade de jogar alguns games de super-heróis! A Casa das Ideias tem uma infinidade de títulos, bons e ruins, à disposição que fica até difícil escolher o melhor. Por isso, pensando em salvar o dia, aqui vão OS DEZ MELHORES JOGOS DA MARVEL!
10 – Homem-Aranha 2 (2004)
Se balançar com as teias do Miranha através dos cenários tornou-se o principal objetivo nos jogos do Amigão da Vizinhança. Infelizmente os primeiros jogos do super-herói não transmitiam a verdadeira sensação. Mas isso foi resolvido com a chegada do Homem-Aranha 2, o primeiro jogo a realmente fazer você se sentir como o Cabeça de Teia, permitindo que você lançasse teias através de uma representação realista (para o PS2) da cidade de Nova York. As iterações posteriores do personagem melhoraram esse aspecto em quase todos os aspectos, mas o original ganhou um lugar especial ao finalmente capturar a sensação de ser o Homem-Aranha.
09 – X-Men Origins: Wolverine (2009)
Vamos combinar que os filmes do Wolverine não eram um primor (tirando Logan, esse é foda), mas o jogo baseado no primeiro longa do canadense era sensacional. A Raven Software tomou liberdades com o roteiro do filme e o combinou com o conhecimento dos quadrinhos para criar uma história semi-original para o hack-and-slash apresentando o super-herói favorito de todos. O recurso mais incrível era uma representação gráfica do fator de cura mutante de Wolverine, que permitia que você visse os músculos e tendões se reconstruindo depois que ele se feria. Além disso, era um jogo decentemente desenvolvido em geral, com uma árvore de habilidades completa e boa variedade de encontros inimigos.
08 – X-Men (1992)
Quem tem mais de 30 anos com certeza torrou o troco do pão comprando fichas para jogar nesse clássico fliperama. X-Men, lançado para arcades, foi um grande sucesso, e a versão de luxo do gabinete permitia que você jogasse com seis personagens ao mesmo tempo em duas telas. A lista incluía todos os heróis favoritos, cada um usando seus próprios conjuntos de poderes icônicos e habilidades especiais que preenchem a tela. Em uma era antes das cutscenes pré-renderizadas, essa grande e bela arte de sprite era o mais cinematográfica possível.
07 – Homem-Aranha e Venom: Maximum Carnage (1994)
No auge do boom dos quadrinhos dos anos 90, os leitores não conseguiam heróis taciturnos suficientes, o que significava que alguns personagens originalmente imaginados como vilões deram o salto para anti-heróis sombrios. Esse foi o caso de Venom, um vilão do Homem-Aranha que se tornou, essencialmente, uma versão mais foda do próprio Miranha. Mas eles ainda precisavam de alguém para lutar, então o personagem ainda mais sombrio Carnage nasceu. Este enredo foi adaptado para o jogo que permite escolher entre o ágil Teioso e o violento Venom para enfrentar Carnificina, junto com outros vilões famosos como Shriek e Demogoblin. Jogos do gênero eram comuns em meados dos anos 90, mas este se destacou graças ao seu sólido design e referências aos quadrinhos.
06 – Lego Marvel Super Heroes (2013)
Se existe uma franquia que é relaxante e divertida ao mesmo tempo, são os títulos da gigante LEGO. Muitos de seus jogos, de Star Wars a DC Comics, ganharam opiniões positivas na comunidade por serem para toda a família. LEGO Marvel Superheroes não é exceção, pois o game traz todo o charme que os jogadores esperariam. Completo com uma enorme lista de personagens para escolher, juntamente com os modos single e multiplayer, há muita diversão para os fãs que desejam uma visão menos séria do mundo Marvel.
05 – Marvel: Ultimate Alliance (2006)
Anos antes de o MCU começar a colocar vários heróis no mesmo filme, Marvel Ultimate Alliance permitia que você jogasse com todos os seus heróis favoritos para construir sua equipe dos sonhos. Marvel Ultimate Alliance e sua sequência, são lembrados por sua jogabilidade isométrica única com quatro personagens por vez, permitindo que você construa uma equipe e troque entre favoritos como Homem-Aranha, Wolverine, Demolidor e Capitão América. Eles até apresentavam alguns personagens mais obscuros, como o Pantera Negra, muito antes de ele se tornar um nome familiar graças ao filme.
04 – Marvel vs Capcom 2: New Age of Heroes (2000)
Existem muitos jogos de luta amplamente aclamados, mas a série Marvel vs. Capcom é até hoje uma dos melhores. Marvel vs. Capcom 2 foi uma celebração bem-sucedida e colorida de ambas as propriedades. Também era popular no cenário competitivo da época, com o público e os críticos elogiando os impressionantes visuais de quadrinhos e o sistema de combate em camadas do jogo. Da mesma forma, sua extensa lista de personagens jogáveis foi um dos grandes atrativos para você gastar mais um pouco do troco do pão em fichas!
03 – Homem-Aranha: Miles Morales (2020)
Apesar de ter sido mais uma DLC do que um jogo, Homem-Aranha: Miles Morales pode orgulhosamente ficar ao lado de outros grandes jogos modernos de super-heróis. O jogo serve como uma espécie de semi-sequência e paliativo entre seu antecessor e o próximo Homem-Aranha 2, que chega este ano. Miles Morales consegue entregar uma experiência compacta e concisa para animar os fãs, enquanto conta uma história emocionante e valiosa sobre o amadurecimento. O núcleo do que tornou o primeiro game tão divertido ainda está aqui e, como Miles possui poderes diferentes, a jogabilidade deu um ótimo salto apesar da campanha ser bem mais curta.
02 – Guardiões da Galáxia (2021)
Após o fiasco da Square Enix com o título dos Vingadores, não havia muita confiança apenas um ano depois para o anúncio de um jogo dos Guardiões da Galáxia. No entanto, o game provou ser uma das surpresas mais refrescantes de 2021. Abandonando a abordagem de games como serviço (GAAS) com microtransações que os Vingadores adotaram, Guardiões da Galáxia é um jogo de ação e aventura para um jogador, um título sólido em tudo o que abordava. O jogo foi bem recebido por seu combate divertido, design de nível colorido e abordagem cativante da equipe titular de super-heróis que se destaca de forma impressionante das versões popularizadas pelo MCU.
01 – Homem-Aranha (2018)
O Homem-Aranha é um dos poucos personagens de super-heróis que teve vários jogos sólidos antes mesmo de Insomniac aparecer. Mas o jogo de 2018 para PlayStation 4 foi uma reinvenção de tirar o fôlego no estilo Arkham. Este jogo definiu o novo padrão para o Cabeça de Teia nos jogos, colocando o herói em uma visão impressionante e vibrante de Nova York com muita exploração. Juntamente com um novo sistema de combate incrível e acrobático, a mecânica suave de balançar na teia fez com que os jogadores nunca mais quisessem usar o fast travel. Da mesma forma, a história ressonante foi amplamente elogiada por ser uma homenagem amorosa ao material original dos quadrinhos, que também se destaca como sua nova continuidade. Mesmo com as tediosas fases onde é preciso controlar a Mary Jane, o jogo não perde o fôlego e entrega a melhor experiência de um título de super-herói da atualidade.