E3 CANCELADA – RIP E3

A Electronic Entertainment Expo (E3) 2023 está cancelada. IGN relata que a Entertainment Software Association enviou um e-mail a seus membros hoje para informá-los de que o programa foi cancelado. RIP E3!

O e-mail dizia que, embora a E3 “continuasse sendo um evento e uma marca amados”, a versão de 2023 “simplesmente não atraiu o interesse contínuo necessário para executá-la de uma forma que mostrasse o tamanho, a força e o impacto de nossa indústria”.

Ao saber do ocorrido, o organizador do Summer Game Fest, Geoff Keighley, foi ao Twitter para reiterar que seu show ainda está planejado e que foi originalmente criado como uma solução para o que ele achava que estava dando errado com a E3.

“A E3 significou muito para mim e para muitos de vocês também”, escreveu Keighley. “Há quatro anos, percebi que a E3 não estava evoluindo como precisava para competir em um mundo digital global. Então começamos a construir o que vem a seguir. Veja no Summer Game Fest [em] 8 de junho.”

O futuro da E3 foi questionado quando a Ubisoft anunciou na segunda-feira que havia recuado nos planos de participar da convenção renovada mesmo tendo anunciado no mês passado que iria comparecer ao show, que aconteceria em junho em seu tradicional local do Centro de Convenções de Los Angeles. Em vez disso, a empresa de Assassin’s Creed, The Crew, Far Cry e tantos outros títulos de sucesso, realizará seu próprio evento Ubisoft Forward Live em 12 de junho em Los Angeles.

O anúncio da Ubisoft foi seguido no dia seguinte por declarações semelhantes da Sega e da Tencent, que confirmaram que também não compareceriam ao show. “Após cuidadosa consideração, decidimos não participar da E3 2023 como expositor”, disse a Sega, editora do Sonic, ao IGN. “Estamos ansiosos para compartilhar mais informações sobre projetos anunciados e não anunciados no futuro.”

Um porta-voz da Tencent foi na mesma direção e confirmou que sua divisão de publicação de jogos, Level Infinite, não participará da E3. Já a Nintendo e o Xbox haviam confirmado que iriam pular o evento deste ano, e a turma do PlayStation foi a primeira a confirmar que não deveria participaria. Aliás, a Sony já deixou a E3 para trás faz tempo.

Sob um formato renovado, os dois primeiros dias da E3 (13 a 14 de junho) seriam reservados exclusivamente para negócios. O terceiro dia (15 de junho) foi para receber visitantes de negócios e consumidores, enquanto o último dia (16 de junho) foi dedicado aos consumidores.

E assim o que já foi considerado o maior evento de games do planeta, veste o paletó de madeira. Aos fãs restam a vela e o choro. Revendo tudo o que rolou desde a primeira edição em 1995 até a tentativa de um evento online por conta da pandemia, a E3 pode – e todos os responsáveis por ela – ir embora de cabeça erguida. Tive a oportunidade de acompanhar o evento in loco lá em 2013, justo no ano de lançamento do PS4 e Xbox One. Mesmo já não sendo a grande feira dos anos 90 e início de 2000, a experiência foi realmente maravilhosa. Voltar para cobrir o evento pelo Bar estava nos planos, mas agora só restam as boas memórias, os bons jogos e consoles. RIP E3!

Sobre o Autor

Compartilhe esse post nas suas redes sociais

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.