Entenda os motivos do cancelamento da E3 2023
Ontem o mundo dos games foi atingido por uma bomba quando soubemos da notícia do cancelamento da E3 2023. Agora Stanley Pierre-Louis, o CEO da ESA – Entertainment Software Association – empresa responsável pela E3, veio a público para falar sobre o acontecimento. O presidente da ESA deu uma entrevista ao site GamesIndustry.biz explicando o que aconteceu. Entenda os motivos do cancelamento da E3 2023!
A Entertainment Software Association (ESA) disse que continua comprometida em fornecer uma plataforma para marketing e convocação da indústria, apesar do cancelamento da Electronic Entertainment Expo (E3) pelo segundo ano consecutivo. As empresas têm reavaliado como investem em grandes eventos de marketing após a pandemia do COVID-19, com algumas encontrando um melhor equilíbrio entre eventos presenciais e digital. O presidente e CEO da ESA, Stanley Pierre-Louis, disse que as empresas relataram que o cronograma para o desenvolvimento de jogos foi alterado pela pandemia e que elas estavam começando a experimentar como equilibrar eventos presenciais e oportunidades digitais. A ESA continua focada no trabalho de defesa de questões em nome da indústria de videogames e sua força de trabalho.
Historicamente, a E3 serviu como uma plataforma da indústria para fazer anúncios sobre produtos e serviços de jogos e como uma oportunidade para negócios. Quando a ESA decidiu trazer de volta a E3 presencialmente para este ano, sabia que teria que refletir as mudanças nas necessidades. “Tivemos um começo forte. Houve interesse entre os expositores, participantes da indústria, mídia e certamente os fãs”, revelou Pierre-Louis e acrescentou dizendo que acredita que “em grande parte esses fatores de cronograma de desenvolvimento de jogos e ventos econômicos contrários foram muito difíceis de superar nestes tempos”.
A ESA envolveu seus membros em decisões estratégicas, incluindo aquelas referentes a E3, para garantir que suas prioridades fossem levadas em consideração no planejamento de quaisquer eventos ou programas. Pierre-Louis disse que se a E3 continuasse, a ESA iria querer fornecer uma plataforma que funcionasse para as necessidades da indústria. Isso significa monitorar como eles desejam implantar seus ativos em um mundo em evolução, além de estar ciente de que o setor está passando por um período diferente em termos de desenvolvimento de jogos e dificuldades econômicas. “O que queremos ter certeza de que estamos fazendo é fornecer uma plataforma que funcione para as necessidades do setor”, disse o presidente da ESA.
A E3 representa muitas coisas para muitas pessoas e seu legado está sempre sendo escrito. Pierre-Louis acrescentou que a E3 “significava coisas diferentes para pessoas diferentes, seja nostalgia ou futuro”. A ESA quer que a E3 seja uma plataforma para mostrar o que há de melhor na indústria. “No geral, a indústria continua forte, mas também estamos entrando em um momento diferente”.