Desenvolvedores de Redfall esperavam que o jogo fosse cancelado pela Microsoft
Segundo informações divulgadas pela Blomberg, os desenvolvedores de Redfall estavam apreensivos em relação ao futuro do jogo e expressaram o desejo de que ele fosse cancelado ou reiniciado pela Microsoft. Essas preocupações teriam surgido devido a vários obstáculos enfrentados durante o processo de desenvolvimento, incluindo dificuldades técnicas, mudanças na direção criativa e desafios de produção. A equipe teria acreditado que um cancelamento ou reinício poderia proporcionar uma oportunidade para abordar essas questões e entregar um produto de maior qualidade.
No entanto, a Microsoft não tomou nenhuma ação para cancelar ou reiniciar o desenvolvimento de Redfall. A empresa continua apoiando o projeto e demonstra confiança na capacidade da Arkane Studios de superar os desafios e entregar um jogo de sucesso. É importante ressaltar que os obstáculos e incertezas enfrentados durante o desenvolvimento são comuns na indústria de jogos, e muitas vezes as equipes conseguem superá-los e entregar experiências incríveis.
No entanto, a Microsoft adotou uma abordagem prática para os estúdios de desenvolvimento de jogos da Bethesda, como o chefe do Xbox, Phil Spencer, reconheceu em uma entrevista recente da Kinda Funny Games. “Não fizemos um bom trabalho desde o início ao envolver Arkane Austin para realmente ajudá-los a entender o que significava fazer parte do Xbox e do first-party, e usar alguns de nossos recursos internos para ajudá-los a seguir essa jornada, mesmo mais rápido”, disse Spencer.
“Nós os deixamos para trabalhar no jogo… eles são um time muito talentoso – eu amo esse time, e ainda amo, e aposto totalmente neles para fazer outro grande jogo. Mas quando [chefe do Xbox Game Studios] Matt Booty e [presidente da ZeniMax] Jamie Leder se sentam, acho que podemos nos envolver mais cedo com nossos diferentes estúdios. E eu acho que há uma diferença quando entramos quando o criativo já está definido em um jogo – e isso não é lavar as mãos, todo jogo que enviamos de nossas equipes é um jogo do Xbox, então assumimos total responsabilidade por isso”, assumiu Spencer.
“Devíamos ter estado lá para o [diretor co-criativo da Redfall] Harvey [Smith] e a equipe antes – acho que é por nossa conta”, continuou ele. “E então, através do processo, é um jogo Unreal [Engine]. Temos vários estúdios que fizeram um ótimo trabalho no Unreal ao longo dos anos, e acho que chegamos tarde demais para ajudar nisso quando eles tiveram alguns problemas”, finalizou.