Unrestricted é o game do Super-Homem que todos querem jogar
A convenção BitSummit em Kyoto ocorreu neste fim de semana, e diversos jogos independentes impressionantes estavam em exibição. Caso você não esteja familiarizado, o BitSummit é o principal festival de jogos independentes do Japão, onde desenvolvedores de todo o mundo vão mostrar seus novos títulos em destaque. E um dos títulos chamou bastante a minha atenção. Unrestricted é o game do Super-Homem que todos querem jogar.
Unrestricted é um jogo do estúdio Indie-us Games, sediado em Osaka, que se autodescreve como “um grupo de profissionais especializados em Unreal Engine”. No passado, o estúdio prestou serviços de suporte para jogos de maior orçamento, incluindo trabalhar com a Bandai Namco em Scarlet Nexus e com a Sega em um jogo de fliperama baseado na série de mangá de corrida de rua Initial D.
Em agosto de 2019, eles lançaram Undefeated, um jogo gratuito no Steam no qual os jogadores controlam “um herói invencível com poderes super ilimitados”. Embora curto – pode ser concluído em menos de uma hora – ele recebeu críticas geralmente positivas, com a maioria das críticas negativas vindo de jogadores que tiveram problemas para fazê-lo funcionar inicialmente.
Agora, a mesma equipe está trabalhando em um sucessor, Unrestricted, e desta vez planeja transformá-lo em um jogo completo, em vez de uma experiência curta e gratuita. Unrestricted conta a história de um estudante universitário que é atingido por um meteoro e acorda em um novo planeta, descobrindo que agora possui superpoderes. Este planeta está sendo habitado por criaturas mutantes violentas, então cabe ao protagonista usar suas novas habilidades para derrotá-las.
Rodando na Unreal Engine 5, Unrestricted parece muito impressionante para um jogo que ainda está em estágio de protótipo inicial. A demonstração que aconteceu durante a BitSummit ocorre em um grande campo aberto onde monstros estão vagando, e o jogador é livre para andar ou voar para onde quiser, alternando entre os dois com o pressionar de um botão. Também há um botão de impulso, para quando você precisa voar grandes distâncias em pouco tempo.
Embora seja possível atacar os inimigos com movimentos de combate corpo a corpo padrão, parece que Unrestricted não se trata disso. Desde o início da demonstração, o jogador já está equipado com uma série de movimentos extremamente poderosos, desde um laser até uma enorme bola de fogo que se parece muito com um “kamehameha” de Dragon Ball. De fato, segundo os desenvolvedores, Dragon Ball foi uma “grande inspiração” para a equipe. É compreensível – se a Namco Bandai fizesse um spin-off estranho de Dragon Ball que usasse gráficos realistas em vez da aparência de desenho animado precisa, talvez se parecesse com isso.
De certa forma, pode-se argumentar que, neste estágio inicial, não há muito em Unrestricted que já não tenha sido feito antes. Combates com poderes especiais não são novidade, e até a destruição de paisagens aparece de vez em quando. O que empolga no jogo, no entanto, é como tudo já parece muito bom nessa fase extremamente inicial. Muitos jogos têm um conceito ambicioso, mas simplesmente não são divertidos de jogar no final das contas.
Agora resta esperar porque o jogo está longe de ser lançado. De acordo com os responsáveis por Unrestricted, o game deve chegar apenas em 2025.
****
O Clube Bar dos Gamers já está de portas abertas. Clique aqui e faça parte! Concorra a sorteios mensais de jogos, itens e acesso exclusivo ao nosso conteúdo editorial.
Se você gosta do nosso conteúdo e quer ajudar o Bar dos Gamers a manter as portas sempre abertas, faça uma doação no valor que quiser para o pix bardosgamers@bardosgamers.com.br.