Nintendo Switch 2 deve chegar em 2024

De acordo com fontes confiáveis do site VGC, o Nintendo Switch 2 deve chegar em 2024. Os kits de desenvolvimento para o próximo console da Nintendo já estão com estúdios parceiros chave, e o lançamento está planejado para o próximo ano.

Segundo informações obtidas por várias pessoas com conhecimento dos planos do novo console de próxima geração da Nintendo, a empresa tem a intenção de lançar o hardware durante a segunda metade de 2024. Dessa forma, eles esperam garantir um amplo estoque disponível no primeiro dia e evitar as escassezes que foram observadas com o PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

Embora detalhes específicos sobre o console estejam sendo mantidos em segredo, aqueles que foram ouvidos pela VGC indicaram que a próxima geração poderá ser usado no modo portátil, de forma similar ao Nintendo Switch.

Duas fontes sugeriram que o console poderá ser lançado com uma tela de LCD, em vez da mais premium OLED, para reduzir os custos, especialmente considerando o aumento do armazenamento necessário para jogos de maior fidelidade. O atual Nintendo Switch tem apenas 32GB de memória interna, enquanto muitos jogos atuais do PlayStation e Xbox têm mais de 100GB. Assim como seu antecessor, o novo console da Nintendo também aceitará jogos físicos por meio de um slot para cartuchos.

Outros detalhes, como o suporte à compatibilidade com jogos do Switch (físicos e digitais), ainda permanecem incertos. A Nintendo afirmou que deseja converter o maior número possível de sua base de usuários, que ultrapassa os 100 milhões, para o próximo sistema, embora alguns editores de terceiros tenham expressado preocupação de que o suporte a jogos do Switch possa afetar negativamente as vendas de títulos de próxima geração.

Embora a Nintendo não tenha respondido imediatamente ao pedido da VGC para comentar essa história, o consultor da indústria com sede em Tóquio, Dr. Serkan Toto, afirmou que um lançamento de console em 2024 faria sentido para a empresa, considerando as projeções de declínio nas vendas de hardware e software do Switch em 2023, após sete anos no mercado.

“Olhando para os resultados financeiros da Nintendo, parece claro que é hora de um novo hardware em 2024”, disse ele. “O hardware já está projetado para cair 16,5% ano a ano no atual fiscal, enquanto o software deve cair 15,9%. A única maneira de evitar que essas perdas aumentem consideravelmente no próximo ano fiscal é um novo dispositivo, e o segundo semestre de 2024 parece ser uma janela realista de lançamento para mim”, revelou Toto.

Christopher Dring, diretor de jogos B2B da ReedPop, também observou que um lançamento em 2024 se encaixaria na tendência histórica da Nintendo de lançar hardware “no meio do ciclo” em comparação com PlayStation e Xbox. “O Nintendo Switch original foi lançado mais de três anos depois do PS4 e do Xbox One, o que se mostrou uma jogada eficaz para a Nintendo. Um lançamento no segundo semestre de 2024 para o Nintendo Switch 2 seria quase quatro anos após o PS5 e Xbox Series X e S, então veríamos um lançamento similar ‘no meio do ciclo’ para a Nintendo”, disse ele.

“Eu diria que, ao contrário de 2017, os consoles da Microsoft e da Sony ainda parecem relativamente novos no momento, parcialmente devido à escassez de componentes que retardou a implantação nos primeiros dois anos, e atrasos de software significando que ainda não vimos muitos títulos aproveitando ao máximo o PS5 ou Xbox Series X. Portanto, ainda é preciso ver se a Nintendo desfrutará do mesmo benefício”, continuou Dring. “No entanto, o maior concorrente da Nintendo é ela mesma. Embora seus fãs mais leais estejam ansiosos por um novo hardware, seus fãs mais voltados para a família precisarão de mais convencimento. O que o próximo Mario Kart oferecerá que eles não estão conseguindo com o atual, por exemplo?”, questionou Dring.

Se a Nintendo realmente lançar o sucessor do Switch próximo ao Natal, Dring disse que esperaria um lançamento com um lineup mais profundo do que o visto no lançamento do primeiro Switch, que chegou mais cedo no mesmo ano de lançamento.

“Em 2017, a Nintendo espalhou seus lançamentos, com um grande jogo chegando quase todos os meses”, disse ele. “Quando chegou o período de férias, a empresa tinha Mario, Zelda, Splatoon e Mario Kart – além de vários títulos menores como Arms e Xenoblade – para impulsionar o console durante o crucial período de vendas de Natal. Se a Nintendo optar por um lançamento no quarto trimestre do próximo ano, espero que a empresa tenha vários jogos prontos para o lançamento”, decretou Dring.

Em maio, a Nikkei Asia alegou ter sido informada por uma fonte próxima à Nintendo que o trabalho no próximo console da empresa parece estar progredindo bem. “O desenvolvimento parece estar progredindo bem”, disseram eles. “Mas o lançamento do produto não acontecerá antes da próxima primavera.” Continuaremos acompanhando de perto qualquer atualização sobre o novo console da Nintendo, e mal podemos esperar para ver o que a empresa tem guardado para o futuro dos jogos!

****

O Clube Bar dos Gamers já está de portas abertas. Clique aqui e faça parte! Concorra a sorteios mensais de jogos, itens e acesso exclusivo ao nosso conteúdo editorial.

Se você gosta do nosso conteúdo e quer ajudar o Bar dos Gamers a manter as portas sempre abertas, faça uma doação no valor que quiser para o pix bardosgamers@bardosgamers.com.br.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp para trocar aquela ideia do seu game, filme ou séries favoritos! Clique aqui e faça parte!

Sobre o Autor

Compartilhe esse post nas suas redes sociais

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.