Tears of the Kingdom impulsiona vendas da Nintendo em 50% em relação ao ano anterior

A Nintendo divulgou seus resultados financeiros para o trimestre encerrado em 30 de junho de 2023, incluindo o lançamento de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom. Sem surpresa, a empresa japonesa teve um trimestre muito bem-sucedido, e teve um impulso de 50% em relação ao ano anterior.

Os números

Vendas líquidas: ¥ 461 bilhões ($ 3,22 bilhões, aumento de 50% em relação ao ano anterior)
Lucro operacional: ¥ 185 bilhões ($ 1,29 bilhão, aumento de 82,4% em relação ao ano anterior)
Lucro ordinário: ¥ 253 bilhões ($ 1,77 bilhão, aumento de 52,2% em relação ao ano anterior)
Lucro líquido: ¥ 181 bilhões ($ 1,25 bilhão, aumento de 52,1% em relação ao ano anterior)
Vendas de hardware do Nintendo Switch: 3,91 milhões de unidades (aumento de 13,9%, alcançando 129,5 milhões de unidades em vendas ao longo da vida)
Vendas de software do Nintendo Switch: 52,21 milhões de unidades (aumento de 26,1%, alcançando 1,09 bilhão de unidades em vendas ao longo da vida)

A Nintendo teve sucesso em todas as áreas durante o primeiro trimestre do Ano Fiscal(AF) 2024, com Zelda: Tears of the Kingdom vendendo 18,51 milhões de unidades até 30 de junho (o título foi lançado em 12 de maio). A Nintendo indicou que o jogo vendeu 15,7 milhões de unidades em apenas oito semanas. Já as vendas em seu segmento de negócios de plataformas de jogos (que inclui hardware, software, tanto físico quanto digital, e acessórios) aumentaram 44,6% em relação ao ano anterior, alcançando ¥ 427 bilhões ($ 2,99 bilhões).

O filme Super Mario Bros também contribuiu para o bom desempenho da Nintendo durante o trimestre, com a empresa afirmando que “impactou positivamente as vendas de títulos relacionados a Mario.” Isso incluiu Mario Kart 8 Deluxe vendendo mais 1,67 milhão de cópias durante o trimestre, elevando seu total vitalício para 55,46 milhões de unidades vendidas.

Isso também incluiu seu segmento móvel, com a Nintendo afirmando que a combinação de “alto nível de engajamento do público” com o filme, bem como o aumento da receita de royalties, ajudou a impulsionar o segmento de negócios móveis e relacionados à propriedade intelectual para ¥ 31,8 bilhões ($ 222 milhões) em vendas, um aumento de 190,1% em relação ao ano anterior.

O filme Super Mario Bros foi visto por mais de 168 milhões de pessoas em todo o mundo até 30 de julho, com receita de bilheteria atingindo $ 1,34 bilhão até 26 de julho. Isso o torna o “mais alto já registrado para um filme original baseado em um videogame e o segundo maior para um filme animado”, disse a empresa.

Quanto ao hardware, o Nintendo Switch vendeu 3,91 milhões de unidades durante o trimestre, um aumento de 13,9% em relação ao ano anterior, sendo o modelo OLED representando a grande maioria das vendas (2,83 milhões). Enquanto isso, as vendas de software aumentaram 26,1% em relação ao Q1 AF2023 para 52,21 milhões de unidades.

Analisando suas performances digitais, a empresa observou “boas vendas de versões para download de software em pacotes para o Nintendo Switch e aumento nas vendas relacionadas ao Nintendo Switch Online”, o que levou a vendas digitais a crescerem 35,9% em relação ao ano anterior, para ¥ 119 bilhões ($ 832 milhões).

Olhando para o futuro, a Nintendo espera que o ano financeiro completo encerrado em 31 de março de 2024 alcance ¥ 1,45 trilhão ($ 10,1 bilhões) em vendas, o que representaria uma queda de 9,5% em relação ao ano anterior. Isso permaneceu inalterado desde a previsão anunciada em maio de 2023, quando publicou seus resultados anuais para AF2023.

A empresa destacou sua intenção de continuar focada no Nintendo Switch, apesar dos rumores de novo hardware no início desta semana.

“Para o hardware, ao continuar transmitindo o apelo do Nintendo Switch, tentamos não apenas colocar um sistema em cada casa, mas vários em cada casa, ou até mesmo um para cada pessoa”, disse a Nintendo. “Outro objetivo é lançar continuamente novas ofertas para que mais consumidores continuem jogando Nintendo Switch por ainda mais tempo e possamos maximizar as vendas de hardware.”

Como parte dessa estratégia, a Nintendo mencionou o lançamento recente de Pikmin 4 e os próximos lançamentos de Super Mario Bros Wonder, Super Mario RPG, além do DLC Pokémon Scarlet e Violet.

“Outros editores de software também planejam lançar uma ampla variedade de títulos, e trabalharemos para fortalecer a plataforma complementando os títulos existentes com uma sequência contínua de novos títulos e conteúdos adicionais”, acrescentou a Nintendo.

Fonte: Gameindustry

****

O Clube Bar dos Gamers já está de portas abertas. Clique aqui e faça parte! Concorra a sorteios mensais de jogos, itens e acesso exclusivo ao nosso conteúdo editorial.

Se você gosta do nosso conteúdo e quer ajudar o Bar dos Gamers a manter as portas sempre abertas, faça uma doação no valor que quiser para o pix bardosgamers@bardosgamers.com.br.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp para trocar aquela ideia do seu game, filme ou séries favoritos! Clique aqui e faça parte!

Sobre o Autor

Compartilhe esse post nas suas redes sociais

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.