10 Jogos com as melhores trilhas sonoras
Quem nunca se apaixonou pela trilha sonora de um game? Se você é um apreciador de boas músicas, chegou a hora de atualizar a sua playlist!
Sempre enfatizo o quão importante é a música em um jogo, acredito que ela seja capaz de nos “conectar” a gameplay de forma excepcional, tanto à narrativa quanto ao próprio personagem. Embora a trilha sonora seja uma parte do que envolve o jogo como um todo, a considerar sua jogabilidade, desempenho, gráficos, diversão, por exemplo, pode acontecer de um jogo não ser tão bom, mas mesmo assim ter uma trilha sonora incrível.
Hoje vamos falar sobre as melhores trilhas sonoras na opinião deste redator. Então, preparem seus fones de ouvido e embarque nessa viagem musical!
1. The Last Of Us
Vamos começar falando sobre esta obra que deixou a sua marca em milhares de fãs, com base no primeiro jogo. Já no menu inicial temos uma percepção do que essa aventura irá nos transmitir, sob a composição de Gustavo Santaolalla, músico e compositor argentino. A maioria das canções que compõe esta trilha tem suas bases muito bem elaboradas ao som do violão e do “Charango”, um instrumento peruano, similar ao Ukulele, mas ao invés de 4, possui 12 cordas de aço, tendo um som muito característico. As canções possuem tons mais melancólicos e reflexivos, algo que combina muito bem com a ambientação do jogo, principalmente na transição das cutscenes para o gameplay, é algo bem “fora da curva”, tamanha a imersão que o jogo proporciona.
Com melodias marcantes, cada canção abordada em The Last of Us traz consigo certo suspense, mas carregada de sentimentos, como em seu tema principal que logo em suas primeiras notas gera um grande impacto.
As canções se adequam a cada fase do jogo, tornando a narrativa ainda mais reflexiva, como quando estamos prestes a enfrentar os infectados ou um grupo de ladrões, envolto a um cenário pós-apocalíptico, ao qual cada canto tem sua própria história pra contar, desde uma escola abandonada no subterrâneo à uma loja de discos.
Sem dúvidas, The Last Of Us tem uma das trilhas sonoras mais profundas do mundo dos games.
2. Days Gone
Particularmente, acho que este jogo se passaria tranquilamente no mesmo universo de The Last Of Us. Afinal, estamos falando de pessoas infectadas por um tipo de vírus que as tornam irracionais e insuficiente capazes de realizar qualquer tipo de escolha.
Composta por Nathan Whitehead, a trilha sonora de Days Gone é muito bem balanceada, talvez um pouco menos reflexiva, exceto pelas canções “We’ve All Done Things” e “I Remember” que possuem uma melodia mais harmoniosa, com uma bela base de violão, sem muita tensão como as demais.
As canções são muito bem elaboradas quando falamos no quesito técnico instrumental, tendo uma maior variedade de instrumentos em cada uma de suas músicas, o que oferece ainda mais riqueza a sua trilha.
Assim como em The Last Of Us, a trilha sonora de Days Gone é ótima para ouvir quando precisamos manter certa concentração, embora seja mais intensa em muitas de suas canções.
3. The Witcher 3: Wild Hunt
Esta sem dúvidas é uma das trilhas sonoras que mais ouço. Com uma clara referência medieval, as canções de The Witcher 3: Wild Hunt é um prato cheio para quem aprecia o gênero, ao som de flautas transversais e alaúdes.
Foi através deste título que eu passei a admirar as trilhas sonoras nos jogos e a prestar sua devida atenção. A cargo do compositor polonês, Marcin Przyblylowicz, que também é responsável pela trilha de Cyberpunk 2077, cada canção possui uma característica única, especialmente as que são atreladas aos personagens do jogo, que possuem na entonação de vozes belas interpretações.
Durante toda a jornada ao lado de Geralt de Rívia, podemos ouvir a trilha sonora de forma clara, mas sucinta, com cada cenário tendo a sua composição específica. Por exemplo, se vamos a Novigrad temos uma canção tema, se vamos para as terras de Skellige ou se entramos em uma taberna, teremos outra canção tema. Particularmente acho isso sensacional, pois permite que aquele lugar tenha a sua própria personalidade, tornando nossa aventura ainda mais empolgante.
As DLC’s Blood Wine e Hearts Of Stone também possuem ótimas trilhas sonoras, e não deixam nada a desejar se comparadas à história principal, seguindo o mesmo parâmetro musical, é sem dúvidas uma bela companhia aos nossos ouvidos.
4. Uncharted 4: A Thief’s End
Uma das aventuras mais empolgantes de Nathan Drake, recheado de bom humor, adrenalina e uma trilha sonora marcante, daquelas que nos pegamos cantarolando em algum momento do dia de forma despretensiosa.
Neste jogo a trilha sonora ficou a cargo de Henry Jackman, compositor, maestro e musicista britânico, conhecido por seus trabalhos de composição para os filmes “Capitão América: Guerra Civil / Soldado Invernal”, “X-men: Primeira Classe” entre vários outros.
Esta trilha é capaz de oferecer uma conexão incrível ao desbravar essa aventura ao lado de Nathan, tornando o jogo grandioso e a apreciar cada detalhe ao explorar lugares lindos e que nos enchem os olhos de expectativas.
Sendo uma mistura de música clássica com algo mais moderno, possui claras referências às trilhas cinematográficas, com ênfase em instrumentos como violinos, trompetes, trombones e tambores, criando uma atmosfera digna de um filme de Hollywood.
5. Death Stranding
Esta obra prima de Hideo Konima é a prova de que podemos nos tornar fãs de novas bandas e artistas musicais até então desconhecidos. Em Death Stranding, cada música se conecta à um momento do jogo, como é o caso de “Breath”, que toca logo após passarmos por um local repleto de desafios e que tira o fôlego de qualquer jogador.
Entre diversas canções tocadas durante a jornada, a trilha principal fica a cargo da banda “Low Roar”, a qual Kojima conheceu após visitar uma loja de CD’s em Reykjavík, capital da Islândia, e se tornou um fã declarado do grupo liderado por Ryan Karazija. Durante o jogo são tocadas diversas músicas da banda, incluindo os discos “Once in a long, long while”, “Low Roar” e “O”.
Com suas letras extremamente profundas e uma forma muito peculiar de nos prender em sua musicalidade, Death Stranding é sem dúvidas, a “menina dos olhos” de Kojima. É indescritível a sensação de ouvirmos essa trilha durante ou logo após um acontecimento marcante do jogo, proporcionando mais sentimentalismo durante a jornada, envolto à algumas doses psicodélicas.
Ryan Karazija, líder fundador do Low Roar, infelizmente faleceu em 29 de Outubro de 2022, após complicações devido uma pneumonia. Mas, toda a sua genialidade segue eternizada nesta grande obra do mestre Kojima.
6. Red Dead Redemption 2
Não tem como, este é um game que tem uma trilha sonora que encanta qualquer jogador, desde as canções tocadas nos Saloons, acampamentos e claro, sua própria trilha que é fora de série. Com um estilo digno de faroeste, esta aventura ao lado de Arthur Morgan é uma jornada e tanto.
Este jogo tem uma das canções mais lindas que meus ouvidos já tiveram o prazer de ouvir, “See The Fire In Your Eyes”, que possui uma linda melodia e uma dinâmica bem sentimental. Além de emocionante, este é um jogo totalmente imersivo, após algumas horas nos sentimos conectados aos seus personagens, principalmente Arthur que possui um carisma ao qual rapidamente viramos fã.
Claro que no caso deste grande jogo, a trama colabora, e muito, para que seja uma obra de arte, a qual para muitos, merecia o prêmio de melhor jogo do ano pelo “The Game Awards 2018”, título entregue ao “God Of War (2018)”.
As canções em Red Dead Redemption 2, são sem dúvidas a cereja do bolo para tornar este jogo inesquecível.
7. God Of War (2018)
Sempre fui muito fã da franquia de God Of War. Me lembro de jogar inúmeras vezes os dois primeiros títulos lá no Playstation 2. A franquia possui canções épicas que fizeram história, e assim foi por toda a saga.
O tão aguardado título lançado em 2018, traz a sequência de God Of War 3, e em meio a tanta nostalgia, a trilha sonora surge com maestria de forma impecável, pelas mãos de Bear McCreary, conhecido por suas composições na série Outlander e The Walking Dead. Cada canção de God Of War tem uma enorme ligação com a narrativa que aborda o jogo, eletrizante durante as batalhas e sensíveis em momentos reflexivos. Enfim, para cada momento existe aquele tom de intensidade, ora mais calmo, ora mais agitado.
Acredito que o que torna a trilha sonora deste jogo tão imersiva é o momento em que os personagens se encontram. Kratos de um lado, um ex-general espartano, aquele que assumiu o lugar do Deus da Guerra e dizimou o Olimpo, mas que acabara de perder a sua esposa. E do outro lado, Atreus, seu filho, um jovem garoto que anseia pelo calor da batalha, mas que ainda não possui maturidade o suficiente para tal. Ao lado de seu pai ele tenta entender o quão duro o mundo pode ser e que para toda escolha haverá uma consequência.
Esta sem dúvidas é uma trilha sonora para ouvir a qualquer hora.
8. Ghost Of Tsushima
Ah o Japão! Sempre gostei da cultura que aborda esse país tão peculiar. E em Ghost Of Tsushima temos uma incrível trilha sonora que nos proporciona uma sensacional imersão no período feudal desse lugar tão icônico.
Com elementos da música oriental e uma clara referência a trilha dos filmes de Akira Kurosawa – cineasta conhecido por seus filmes com temática samurai – fazem de Ghost of Tsushima uma experiência única, e digna de reconhecimento e admiração. Em contraste com a fantástica ambientação da ilha de Tsushima, cada canção reflete um momento da narrativa e consequentemente tudo o que ela tem a nos oferecer.
A composição ficou a cargo de Ilan Eshkeri e Shigeru Umebayashi, que sem dúvidas deixaram a sua marca e nos entregou uma das trilhas mais lindas que um jogo possa ter.
9. The Elder Scrolls V: Skyrim
Mais um jogo em que fui ganho por sua trilha sonora, Skyrim é fantástico em diversos sentidos. Apesar de ter sido lançado em 2011, até hoje ele tem uma enorme legião de fãs ao redor do mundo.
E musicalmente falando, o que seria de um mundo medieval sem suas canções épicas? Absolutamente sem graça, eu diria. Mas, em Skyrim isso não passa nem perto. Afinal, a fidelidade ao estilo é presença marcante durante toda a jornada e dificilmente você a achará enjoativa. Seja pelas montanhas de Teruel, na vila de White Run ou durante nossas batalhas contra dragões, a trilha sonora de Skyrim é capaz de criar uma atmosfera inigualável, o que torna o jogo muito mais envolvente e absolutamente viciante.
Esta é sem dúvida uma das trilhas sonoras mais bem elaboradas que já tive a oportunidade de ouvir, não apenas por suas variações de corais e variedades de instrumentos, mas por suas letras e sentimento inserido em cada uma de suas canções.
De toda a trilha, a faixa inicial “Dragonborn” é a minha favorita. Não que as outras não sejam, claro, mas esta tem claramente um toque especial, capaz de gerar um grande impacto positivo em quem quer que a ouça.
10. Guardiões da Galáxia
Agora vamos falar de uma das mais animadas trilhas já ouvidas em qualquer outro jogo. E como um bom e fiel amante do estilo Rock N’ Roll, Guardiões da Galáxia é um prato cheio para os fãs do gênero.
Diferente de outros jogos que possuem trilhas originais, neste jogo temos a participação de diversas bandas, entre elas o “Kiss”, “Iron Maiden”, “Twisted Sister”, “Journey” entre muitas outras gigantes do Rock!
Algo bem legal, é que enquanto estamos no interior da nave “Mantis”, podemos colocar qualquer música disponível em nossa coleção. Claro que conforme iniciamos as missões as músicas seguem o seu próprio rumo, mas em alguns momentos o Rock ainda aparece rolando solto. Sem conta que jogar um game na proporção de Guardiões da Galáxia, que possui uma originalidade em sua narrativa e um modo de combate eletrizante, suas músicas empolgantes fazem a jornada ser muito mais prazerosa e emocionante.
Assim como na franquia de filmes, grande parte desse arsenal musical segue pela influência e conexão que Peter Quill, o Senhor das Estrelas, tem com a música e o quanto isso o contagia e acaba nos contagiando também.
Guardiões da Galáxia é uma boa oportunidade para quem está a procura de uma boa música para intensificar o gosto musical.
Agora diga aqui nos comentários, qual outra trilha sonora dos games que você acha que poderia entrar em nossa lista?
****
Se você gosta do nosso conteúdo e quer ajudar o Bar dos Gamers a manter as portas sempre abertas, faça uma doação no valor que quiser para o pix bardosgamers@bardosgamers.com.br
Faça parte do nosso grupo no Whatsapp para trocar aquela ideia do seu game, filme ou séries favoritos! Clique aqui e faça parte!