As 5 Melhores Franquias de Jogos de Luta
Não há dúvidas que jogos do gênero de luta são um sucesso estrondoso em todo o mundo. Esses games estão por toda parte, desde competições oficiais valendo prêmios em dinheiro, até as disputas realizadas em família ou com os amigos na sala de casa. Abaixo estão as 5 melhores franquias de luta que conseguiram se consolidar no universo dos games, mesmo após tantos anos, algumas delas trazendo diversas inovações em gráficos, jogabilidade e outras nem tanto, mas que ainda assim possuem um papel importante na vida de diversos gamers ao redor do mundo.
Os jogos a seguir possui compatibilidade com diversos consoles.
1. The King Of Figthers
Este sem dúvida foi um dos principais responsáveis por gastarmos o precioso troco do pão nos fliperamas. Me lembro que qualquer moeda era motivo para juntar e comprar algumas fichas na doceria, barzinho ou padaria que tivesse uma máquina de fliperama.
O primeiro título de The King Of Fighters foi lançado em 1994, como um crossover de outras duas franquias que passaram a ter maior sucesso após este lançamento, Art Of Fighting e Fatal Fury, trazendo todos os principais lutadores de ambos os jogos para um só lugar.
O Sucesso da franquia foi tanto, que diversas outros títulos foram lançados, sendo o seu último 17 de Fevereiro de 2022 sob o título de The King Of Fighters XV, a considerar que esta é a 15ª edição do jogo.
Com diversos personagens icônicos como, Iori Yagami, Kyo Kusanagi, Terry Bogard, Leona, Ralf Jones, Clark Still, Blue Mary, Benimaru, Orochi, entre tantos outros que deixaram a sua marca na franquia.
As histórias dos jogos não seguem uma mesma sequência. O objetivo principal é resumindo basicamente em derrotar um vilão que almeja poder e domínio sobre o mundo. Dentre eles o mais conhecidos da franquia é Orochi, um demônio liberto de grandes poderes que ameaça a humanidade.
A Saga de Orochi, tem sua narrativa entre os títulos KOF 95 a KOF 97, apesar do KOF 95 não deixar de ser uma continuação da história apresentada em KOF 94, pois acontecimentos importantes como a morte do pai de Kyo, tem suas consequências apresentadas no KOF 95, assim como outros fatos do enredo que também são abordados.
Apesar de seus títulos terem uma jogabilidade um pouco mais robusta e que requer certa habilidade com o joystick, é uma franquia obrigatória para quem curte esse estilo de jogo.
2. Mortal Kombat
Não tem como falar de jogos de luta sem mencionar essa icônica franquia que se manteve como um clássico ao longo dos anos, trazendo inovação e um claro aperfeiçoamento em seus gráficos e jogabilidade.
O primeiro título de Mortal Kombat, foi lançado em 1992. Seus criadores, Ed Boon e John Tobias, a princípio queriam criar um jogo inspirado no filme O Grande Dragão Branco, estrelado pelo ator Jean Claude Van Damme, que não aceitou liberar os direitos autorais de sua imagem para o desenvolvimento do jogo. Mas o azar foi dele, pois Mortal Kombat se tornou um enorme sucesso. Seus criadores não desistiram da ideia de Van Damme, e criaram um personagem que remetesse ao artista marcial, assim surgiu Johnny Cage, que inclusive tem um golpe idêntico ao que o ator realiza em seu filme, com um espacate e um belo soco nas “partes” do oponente.
Algo que tornou Mortal Kombat tão inovador para a sua época foi o uso de pessoas reais como personagens, realizando diversas capturas de atores marciais para então incluir na versão final do jogo.
Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, seus criadores viram que poderiam usar isso a favor da franquia, deixando-a cada vez mais realista e criando uma liberdade maior de movimentações e o icônico Fatality, que consiste em terminar a luta da forma mais brutal e chocante possível.
A partir de Mortal Kombat 4, todos os cenários e personagens foram criados por computação gráfica, o que de certa forma dividiu seu público. Mas ainda assim, alcançou um número considerável de vendas, causando uma boa recepção da crítica.
Com o decorrer dos anos, viu-se a possiblidade de unificar dois gêneros de jogos em um único game. Foi incluso então um modo história que consiste em abordar uma narrativa dentro de um contexto envolvendo os personagens da franquia, o que inclui seus vilões e desejos por dominar a terra.
Com diversos personagens que deixaram a sua marca ao longo de cada título, sempre há aqueles principais e de maior destaque como Scorpion, Sub-Zero, Liu Kang, Kung Lao, Raiden, Johnny Cage, Jax, Repitle entre diversos outros que possuem características, formas de combate e poderes únicos. Seja qual for o título da franquia, vale a pena jogar qualquer um deles, é diversão garantida!
O Título mais recente da franquia é um reboot de toda a história da saga contatada desde os primórdios do primeiro torneio de Mortal Kombat e até antes do mundo ser o mundo como hoje o conhecemos. Este novo jogo foi intitulado como Mortal Kombat 1, sendo uma sequência direta de seu antecessor, Mortal Kombat 11.
3. Street Figther
Considerado a primeira grande franquia em jogos de luta, temos Street Fighter. Assim como Mortal Kombat, o game da Capcom também está nas competições profissionais e divertindo famílias em suas salas.
Esta é mais uma franquia que tem deixado a sua marca e é responsável por diversos títulos do estilo. Os dois personagens mais conhecidos são Ken e Ryu, dois amigos de infância que encaram diversos desafios afim de ganhar e conquistar o torneio de melhor lutador do mundo. O primeiro título da franquia foi lançado em 1987, com apenas os dois protagonistas duelando com outros oponentes. Foi só a partir do segundo título que Street Fighter se consolidou como o estilo de luta que conhecemos hoje.
Diferente de Mortal Kombat, Street Fighter não tem um modo história, pelo menos não no mesmo formato. Em alguns jogos, como por exemplo Street Figther IV, existem algumas cenas que contam um pouco sobre o objetivo de cada personagem em busca de sua vitória ao finalizar a campanha principal de cada um deles.
No geral, Street Fighter manteve o mesmo padrão de jogabilidade em diversos títulos, tendo sido um pouco diferentes nos três últimos título, Street Fighter IV, V e o mais atual VI. Vale destacar que todos eles tiveram uma boa melhora gráfica em relação aos anteriores.
A considerar, houve um “salto” de melhoria entre os primeiros títulos da franquia e a séria “Alpha”, que para muitos é a melhor de toda a saga, não apenas por conta de seus gráficos com personagens mais bem definidos e ambientes mais vivos, mas pela fluidez de seus comandos, deixando os golpes um pouco mais “fáceis” de serem executados. Porém, independente disso, não deixa de ter o seu nível de dificuldade um tanto quanto considerável.
Há quem diga que o icônico poder de Hadouken, é uma das palavras mais conhecidas do mundo, deixando claro o sucesso da franquia.
O título mais recente da franquia é o Street Fighter 6, o qual além do modo de luta arcade, possui o modo World Tour, que aborda uma história envolta a um avatar personalizável pelo jogador, explorando os ambientes e participando de desafios ao longo do caminho. Assim como seu antecessores IV e V, o jogo possui gráficos 3D, oferecendo mais ângulos durante as finalizações, diferente dos jogos anteriores que eram em 2D.
Entre os personagens mais conhecidos da franquia destaco Ryu, Ken, Guile, Blanka, Chun-li, M. Bison, Balrog, E-Honda, entre tantos outros.
Street Fighter é um verdadeiro legado que tem se consolidado com o passar dos anos, fazendo dele uma das maiores franquias de todos os tempos junto a Mortal Kombat.
4. Tekken
Lançado em 1994, Tekken foi um dos primeiros jogos de lutas usar modelagem 3D. Apesar da movimentação mais “pesada” dos personagens, desde o primeiro game o título da Bandai Namco já esbanjava diversão e inovação através dos arcades e posteriormente no PlayStation.
Tekken sempre enfatizou a importância de cada arte marcial em seus jogos, seja o Kung Fu, Karatê, Taekwondo, Capoeira ou Kickboxing, cada estilo foi fielmente representado. O enredo do jogo aborda um círculo familiar um tanto quanto complicado, no qual Heihachi Mishima, um poderoso e cruel empresário dono da multinacional Mishima Zaibatsu, anuncia o King of Iron Fist Tournament (Rei do Torneio Punho de Ferro), uma competição de luta que tem como prêmio 1 bilhão de dólares.
Entre os lutadores inscritos está Kazuya Mishima, filho de Heihachi, que busca vingança contra seu pai que o jogou de um precipício quando ele tinha apenas cinco anos de idade como forma de provar se Kazuya era realmente seu filho. Lógico que isso foi provado já que Kazuya sobreviveu à queda e retorna para participar do torneio.
Apesar de passar ileso pela queda, isto acabou deixando uma profunda e sangrenta ferida em seu tórax que o matava lentamente. Surge então uma entidade denominada como Devil que oferece a oportunidade de cura e vingança contra Heihachi, mas o preço disto seria a sua própria alma. Envolto à um sentimento de ódio ele aceita e parte em busca de sua vingança.
O Torneio Punho de Ferro acontece vinte e um anos depois desses acontecimentos. Por fim, Kazuya consegue sua vingança, e ao derrotar Heihachi o joga do mesmo precipício. Anos depois, nasce o filho de Kazuya, Jin Kazama o qual também guarda ódio profundo pelo Pai (Kazuya) e o Avô (Heihachi) lutando com eles posteriormente.
A jogabilidade de Tekken é mais simples se comparada aos jogos mencionados anteriormente, o que faz dele um game mais acessível para qualquer jogador que não possua muita habilidade em sequências de comandos. Um dos personagens de maior destaque na franquia é Law, que foi totalmente inspirado no icônico lutador Bruce Lee, seja na aparência, modo de luta e até os gritos. Certamente uma bela homenagem.
Entre os personagens mais conhecidos da franquia estão Jin Kazama, Heihachi, Kazuya, Law, Lei, King e o querido e apelão Eddie Gordo.
Tekken possui o mesmo estilo em quase todos os jogos, tendo sido melhorados no decorrer de suas sequência no quesito gráficos, desempenho e design dos personagens. Seja qual for o jogo da franquia, em todos eles a experiência é muito satisfatória.
5. Samurai Shodown
E a última franquia desta matéria, porém, não menos importante é Samurai Shodown.
A sinopse de cada um dos jogos da franquia difere uma das outras, mas é centralizado em um grupo de personagens, período e região no Japão. O jogo é ambientado no século XVIII no Japão, durante o Sakoku, o período de isolamento do país. A franquia tem início na era Tenmei, quando o Japão é alastrado pela fome, levando-o a um colapso e consequentemente à depressão e o caos iminente.
Inconformado e enfurecido pelos lamentos dos homens de seu país e pela indiferença do Shogunato, o ex-general de Tokugawa, Gaoh Kyogoku Hinowanokami, começa uma rebelião em sua terra, Hinowa, contra rei Tokugawa, dando início a uma série de acontecimentos que se entrelaçam no decorrer dos jogos, mas sem levar adiante uma sequência de narrativa entre eles.
Com forte inspiração na cultura japonesa, não somente nos cenários, mas também na trilha sonora, Samurai Shodown possui claras referências ao país, incluindo muitos instrumentos usados no estilo de música oriental.
Sua jogabilidade não é das mais fáceis, embora se assemelha muito a de Street Fighter para alguns personagens. Eu diria que é um mix deste com The King Of Fighters, pois alguns golpes são realmente mais complexos.
Vários personagens do jogo são baseados em pessoas reais da história do Japão. Alguns dos mais conhecidos da franquia são Haomaru, Ukyo Tachibana, Hanzo Hattori (sim, aquele do Kill Bill), Galford, Genan Sheranui, entre outros.
Esta é uma das franquias de luta mais imersivas, se não a mais imersiva, na cultura japonesa, a considerar sua ambientação, estilo dos personagens e trilha sonora, fazendo dela indispensável para os jogadores, fãs de um bom jodo de luta no estilo arcade.
Agora nos diga aqui nos comentários, qual destas franquias é a sua favorita e qual você incluiria nessa lista?
Grande abraço!
****
Se você gosta do nosso conteúdo e quer ajudar o Bar dos Gamers a manter as portas sempre abertas, faça uma doação no valor que quiser para o pix bardosgamers@bardosgamers.com.br
Faça parte do nosso grupo no Whatsapp para trocar aquela ideia do seu game, filme ou séries favoritos! Clique aqui e faça parte!