Dubladores de jogos se pronunciam após novo acordo entre atores e empresa de inteligência artificial

A Screen Actors Guild – American Federation of Television and Radio Artists (SAG AFTRA) revelou um novo acordo em parceria com a empresa de inteligência artificial Replica Studios, visando proteger os atores de replicação não autorizada de suas vozes por meio de IA. Contudo, a controvérsia em torno da utilização da inteligência artificial no mundo da atuação está dividindo a comunidade de dubladores de videogames.

Segundo a SAG AFTRA, o acordo permitirá que a Replica Studios envolva os membros da SAG-AFTRA sob um acordo justo e ético para criar e licenciar réplicas digitais de suas vozes. Essas vozes licenciadas poderão ser usadas no desenvolvimento de jogos e em outros projetos de mídia interativa, desde a pré-produção até o lançamento final. O acordo inclui, supostamente, termos mínimos e a exigência do consentimento dos artistas para o uso de suas vozes em projetos de IA.

No entanto, alguns dubladores de videogames proeminentes expressaram preocupações sobre a aprovação do acordo. A dubladora de Apex Legends, Erika Ishii, questionou: “Aprovado por… exatamente QUEM? Algum dos ‘membros afetados’ que concordou com isso é um dublador em atividade?”

Elias Toufexis, conhecido por suas participações em Starfield, Deus Ex e Assassin’s Creed, ecoou essas preocupações, afirmando: “Eu humildemente me considero um dos principais dubladores que trabalham em jogos. Ninguém me consultou sobre isso. Ninguém pediu minha opinião.”

Xander Mobus, famoso por dar voz ao narrador em Super Smash Bros, acrescentou: “Quem diabos aprovou isso? Alguém de vocês votou nisso? Não me disseram que estávamos votando sobre isso. Liderança da SAG, por favor, eu imploro, parem de agir de forma irresponsável e façam algo para nos manter trabalhando. Sabe? Seu trabalho? Vocês não são licenciadores, são um sindicato de trabalhadores! O que vocês estão fazendo?”

Em resposta, Duncan Crabtree-Ireland, Diretor Executivo Nacional e Principal Negociador da SAG-AFTRA, afirmou à IGN: “Nosso acordo de IA com a Replica Studios é um passo importante para garantir a aplicação ética dessas tecnologias, assegurando que o uso das vozes dos membros ocorra apenas com consentimento informado e compensação justa. Este é um acordo que abrange uma única empresa, no desenvolvimento de videogames. Não afeta nossas negociações no IMA. Em vez disso, estabelece um modelo para nossa indústria, baseado nos termos aprovados por 80% de nossos membros há apenas um mês. Esperamos ver mais empresas adotando acordos como este.”

Em novembro, a SAG-AFTRA aprovou uma ordem de greve, embora esta não tenha se concretizado. No entanto, esse acordo pode ser o alicerce para mais ações do sindicato de dublagem dos EUA.

****

Se você gosta do nosso conteúdo e quer ajudar o Bar dos Gamers a manter as portas sempre abertas, faça uma doação no valor que quiser para o pix bardosgamers@bardosgamers.com.br

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp para trocar aquela ideia do seu game, filme ou séries favoritos! Clique aqui e faça parte!

Sobre o Autor

Compartilhe esse post nas suas redes sociais

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.