Ator de GTA 5 critica uso não autorizado de sua voz em Chatbot de IA

O ator que interpretou Michael em Grand Theft Auto 5 expressou indignação em relação a uma empresa que criou um chatbot de áudio de inteligência artificial (IA) usando o personagem. Conforme relatado pelo PCGamesN, Ned Luke – que forneceu tanto sua voz quanto sua imagem para o protagonista Michael – postou uma mensagem no X criticando a empresa Web3, chamada WAME.

A WAME oferecia um chatbot de IA que fingia ser o personagem Michael, mas em vez de ser apenas um chat de texto, tratava-se de um chat de voz, usando uma interpretação de IA da voz de Luke para essencialmente fazê-lo dizer qualquer coisa. A WAME havia tweetado anteriormente um link para seu novo chatbot com a mensagem: “Algum fã de GTA por aqui? Agora leve sua experiência de jogo para outro nível. Experimente ter uma conversa realista com Michael De Santa, o protagonista do GTA 5, agora mesmo!”

O tweet e o chatbot foram removidos, mas não antes de Luke criticar fortemente o tweet da WAME.

“Isso é uma merda @wamexyz”, disse Luke. “Absolutamente nada legal em enganar as pessoas com uma estimativa de merda do meu computador. Não perca seu tempo com essa porcaria.”

A produtora musical Marilou Burnel respondeu a Luke, dizendo: “Pessoas criativas fazem coisas notáveis com IA, e o oposto também é verdadeiro.”

“Não estão usando a minha voz”, retrucou Luke.

Luke também marcou a Rockstar, Roger Clark (Arthur Morgan de Red Dead Redemption 2, que interpretou o protagonista Arthur Morgan) e o sindicato de atores SAG-AFTRA em seu tweet.

Clark havia discutido recentemente com usuários do X que defendiam o uso de IA para imitar vozes. “Estou lutando para entender o que diabos os atores regulares e trabalhadores fizeram a alguns de vocês? Claro, a IA está chegando, ninguém sabe disso melhor do que nós, mas se eles começarem a copiar sua voz ao ligar para o seu banco, espero que alguns de vocês tenham uma perspectiva diferente”, questionou Clark.

Na semana passada (conforme visto aqui) a SAG-AFTRA anunciou um novo acordo que afirmava proteger os atores de replicação não autorizada de suas vozes por meio de IA. No entanto, o acordo foi criticado por alguns dubladores, pois incluía um acordo com a empresa de IA Replica Studios que permitiria à Replica “criar e licenciar com segurança uma réplica digital de [a voz de um ator]”, podendo então “ser usada no desenvolvimento de jogos e outros projetos de mídia interativa desde a pré-produção até o lançamento final”.

Isso levou a numerosas reclamações de atores, incluindo a atriz de Apex Legends, Erika Ishii, e o ator de Starfield, Elias Toufexis, alegando que ninguém os consultou para concordar com tal acordo.

Xander Mobus, mais conhecido por seu papel como a voz do anunciante em Super Smash Bros, também criticou o acordo da SAG-AFTRA, dizendo: “Quem diabos aprovou isso?! Ninguém me disse que estávamos votando nisso.” Ele acrescentou: “Vocês não são licenciadores, são um sindicato trabalhista.”

Fonte: VGC

****

Se você gosta do nosso conteúdo e quer ajudar o Bar dos Gamers a manter as portas sempre abertas, faça uma doação no valor que quiser para o pix bardosgamers@bardosgamers.com.br

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp para trocar aquela ideia do seu game, filme ou séries favoritos! Clique aqui e faça parte!

Sobre o Autor

Compartilhe esse post nas suas redes sociais

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.