The Last Of Us – A História de Ish
Se você jogou o primeiro jogo de The Last Of Us, certamente parou para ler as cartas deixadas por Ish, um dos sobreviventes desse cenário distópico e desafiador que envolve a trama.
Logo após Joel e Ellie chegarem à uma ilha ao serem perseguidos por contrabandistas e salvos pelos irmãos Henry e Sam, eles precisam atravessar um esgoto para chegar à torre de rádio, na qual Henry acredita conseguir fazer contato com os Vagalumes.
Assim que chega na ilha, Joel se depara com um velho e pequeno barco encalhado à margem, com claras evidências que já estava ali fazia um tempo, coberto de musgo e corroído pela ferrugem. Na cabine ele encontra uma carta assinada por um personagem misterioso chamado Ish. Nela, Ish relata que tentava fugir do caos iminente que assolava o mundo, mas acabou tendo problemas com o barco e atracou na praia. Apesar de reclamar da situação e de seus planos iniciais não darem certo, Ish diz que irá buscar seu refúgio no esgoto próximo de onde estava.
A partir daí, todo o arco da história contada abaixo, será relatada através das anotações de Ish e da própria ambientação que nos cerca.
Logo ao entrar no esgoto, mais um bilhete é encontrado. Ish celebra dizendo que o local é um esconderijo perfeito, e por ser isolado, decide ficar ali.
Não demorou muito para outros sobreviventes começarem a chegar na ilha. Famílias, homens, mulheres, crianças e idosos, todos eles muito bem acolhidos por Ish, que mantém sua chama de esperança pelo mundo ainda viva. Em mais um de seus desabafos encontramos uma outra reflexão, mostrando que Ish é alguém que aprecia o convívio com outras pessoas:
– Afinal, qual é a graça de viver sem ter ninguém para rir das suas piadas ruins?
Logo, aqueles esgotos até então desconhecidos que ecoavam somente a voz isolada de Ish, passam a ter mais vida, criando novos momentos, novas histórias e a esperança nos corações de viver em um novo mundo, longe de toda a loucura que envolve The Last Of Us.
Conforme o lugar é explorado, nos deparamos com diversas evidências do zelo e cuidado que tiveram em transformá-lo em um lar para todos os sobreviventes que ali agora residem, desde quartos, lavanderia, dispensas e até mesmo uma escola para levar ensino às crianças.
Mas onde está tudo isso agora? Como bem sabemos, The Last Of Us é uma obra sobre conexões, mas principalmente sobre perdas e nesse lugar isso não seria diferente.
Não demora muito para encontrarmos mais bilhetes de Ish, mas desta vez, com relatos não tão felizes como os que encontramos no início. Em uma de suas anotações, claramente com um tom de desespero, Ish conta que alguém ali havia se infectado, mas acabou decidindo não falar para ninguém, consequentemente, sabemos o que isso acabou causando.
Não demorou muito para que vários dos sobreviventes fossem infectados. Considerando ser um lugar isolado, fechado e com suas limitações de espaço, o destino de todos ali já estava traçado.
E entre tantas evidências, rastros de sangue, marcações pelas paredes, chegamos à escola, onde nos deparamos com uma das cenas mais fortes desse capítulo. Uma pilha de corpos pequenos cobertos por um lençol e ao seu lado o cadáver de um adulto com uma arma em sua mão. No chão, os dizeres “Eles não sofreram” escritos com letras tortas, fruto de mãos tremidas.
Passamos então a imaginar os momentos de terror que esse grupo de sobreviventes ali viveu, nos causando um grande impacto. E embora a cena da sala de estudos seja algo difícil de esquecer, ao longo do caminho nos deparamos com outros infectados, as mesmas pessoas que tempos atrás ali desfrutavam de bons momentos juntos com a esperança de que tempos melhores viriam, o que de fato, não aconteceu.
Após muita tensão e um enorme peso psicológico com base em tudo o que vimos no esgoto, Joel, Ellie, Henry e Sam, conseguem finalmente sair do local.
Ao sair, nota-se um aviso na parede dizendo que o esgoto não é seguro e está repleto de infectados. Avançando um pouco mais, descobrimos que o recado foi deixado pelo próprio Ish que conseguiu escapar com vida do lugar junto de outra sobrevivente chamada Susan, uma das mães das crianças, mas que segue traumatizada com tudo o que aconteceu no esgoto.
Este é o último bilhete encontrado de Ish, deixando a trama aberta à conclusões ou suposições do que aconteceu com ele e Susan depois disso.
Existem algumas teorias sobre Ish. Uma delas é de que ele é o Sniper que encontramos momentos depois e que temos que nos aproximar sorrateiramente para matá-lo. Outros dizem que Ish não sobreviveu e acabou tendo o mesmo destino da maioria. E há quem diga que ele e Susan se separaram com cada um seguindo o seu próprio caminho.
Particularmente, prefiro acreditar que Ish e Susan enfim encontraram o seu refúgio. Embora ainda atormentados pelo passado recente, quem sabe chegaram à um lugar parecido com Jackson, onde mais pessoas vivem em sociedade de forma mais segura e supostamente mais protegidas da ameaça dos infectados e de outros contrabandistas.
O fato é que The Last Of Us envolve muito mais do que a jornada de Joel e Ellie na busca pelos Vagalumes. É sobre o que restou da humanidade onde, em meio ao caos, não há lado certo ou errado, mas sim, a luta por sobrevivência à qualquer custo por aquilo em que se acredita ser um ideal.
“Endure and Survive!”
****
Se você gosta do nosso conteúdo e quer ajudar o Bar dos Gamers a manter as portas sempre abertas, faça uma doação no valor que quiser para o pix bardosgamers@bardosgamers.com.br
Faça parte do nosso grupo no Whatsapp para trocar aquela ideia do seu game, filme ou séries favoritos! Clique aqui e faça parte!