Palworld acusado de plagiar designs de Pokémon
O mais recente sucesso de sobrevivência, Palworld, foi acusado de plagiar designs de Pokémon, enquanto usuários de mídia social destacam negativamente a associação histórica do criador com ferramentas de IA generativa. Palworld, do estúdio japonês Pocketpair, foi lançado em acesso antecipado para PC e Xbox na última sexta-feira (19) e imediatamente se tornou um sucesso, com o criador afirmando 2 milhões de vendas em 24 horas.
O enorme lançamento inevitavelmente reacendeu discussões que têm seguido Palworld desde seu anúncio, em torno das aparentes semelhanças nos designs de personagens com Pokémon. Embora a jogabilidade de Palworld esteja mais próxima de jogos de sobrevivência como Ark e Rust do que da série da Game Freak, muitos usuários de mídia social notaram as óbvias influências nos designs de personagens do jogo.
Após o lançamento de Palworld na sexta-feira, alguns usuários do X reuniram semelhanças percebidas entre os “Pals” de Palworld e Pokémon. “Não é nem sutil em seus plágios, quanto mais ele roubou?” escreveu um usuário. Outro acrescentou: “Quero gostar de Palworld, mas não sei se posso apoiar a execução de Pokémon existentes por meio de um fusor e apresentá-los como uma nova IP”.
A situação fica ainda mais confusa aos olhos de alguns pela relação histórica da Pocketpair com ferramentas de IA generativa. O usuário Zaytri observou no X que um dos títulos anteriores da empresa foi ‘AI: Art Imposter’, um jogo que utiliza literalmente um gerador de imagens de IA como sua mecânica central. Confira!
— Zaytri 🍉 #StrikeForPalestine (@imZaytri) January 19, 2024
O usuário também destacou várias postagens históricas no X pelo CEO da Pocketpair, Takuro Mizobe, nas quais ele parecia elogiar o potencial das ferramentas de IA generativa para a criação de conteúdo.
O uso de IA generativa é um ponto de pressão significativo em muitas indústrias criativas, incluindo videogames, com ferramentas como o Midjourney sendo criticadas por alguns que as veem como substitutas de artistas profissionais e usando seus trabalhos sem permissão para seus conjuntos de treinamento.
Palworld é descrito por seu criador como um “jogo de ação e aventura de sobrevivência” no qual os jogadores podem batalhar e capturar Pals para usá-los na construção de bases, travessia e combate.
As acusações de plágio em torno de alguns de seus designs de personagens não parecem ter incomodado muito os jogadores, pois, no momento da publicação, Palworld tem avaliações muito positivas na Steam.
Na Europa, a UE está se movendo para regulamentar a IA generativa, para que as empresas precisem divulgar quaisquer dados protegidos por direitos autorais usados para treinamento. E na semana passada, a Valve alterou as regras sobre jogos contendo ativos gerados por IA na Steam, para que os desenvolvedores precisem divulgar seu uso de forma clara.
Fonte: VGC
****
Se você gosta do nosso conteúdo e quer ajudar o Bar dos Gamers a manter as portas sempre abertas, faça uma doação no valor que quiser para o pix bardosgamers@bardosgamers.com.br
Faça parte do nosso grupo no Whatsapp para trocar aquela ideia do seu game, filme ou séries favoritos! Clique aqui e faça parte!