Líderes da indústria de games preveem que 2024 será o ano dos fechamentos

O desenvolvedor de jogos Farhan Noor, responsável por rastrear cortes de empregos desde o início de 2023 no site videogameslayoffs.com, estima que cerca de 10.500 profissionais da indústria de jogos foram demitidos no ano passado.

E em menos de um mês de 2024, cerca de 3.000 cortes de empregos planejados já são considerados confirmados.

Em entrevista ao GamesIndustry.biz de forma anônima, figuras importantes da indústria alertaram que tempos difíceis estão por vir devido às taxas de juros continuamente altas, ao excesso de novos lançamentos e a investidores cautelosos.

“Se 2023 foi o ano das demissões, 2024 será o ano dos fechamentos”, afirma um CEO de uma empresa pública. “Não apenas desenvolvedores, mas também editores, mídia, empresas de serviços. Há simplesmente muitos negócios não lucrativos”, acrescentaram. “Estamos prevendo até dois anos de dificuldades.”

Um diretor de uma editora disse: “Muitos jogos foram aprovados em 2020 e 2021. Precisamos voltar aos níveis pré-pandêmicos em termos de cronograma de lançamentos, e isso provavelmente levará dois anos”.

“Já é possível ver editoras assinando menos jogos. Isso está acontecendo em todos os lugares. As lojas estão saturadas, não apenas o Steam, e os jogos simplesmente não estão alcançando os níveis que costumavam alcançar.”

A mais recente pesquisa State of the Game Industry da GDC descobriu que cerca de um terço dos desenvolvedores foram afetados por demissões em seus locais de trabalho nos 12 meses encerrados em outubro de 2023.

Quando perguntados sobre o quanto estavam preocupados com demissões nos próximos 12 meses até outubro de 2024, 14% dos mais de 3000 entrevistados disseram estar muito preocupados, 16% disseram estar um pouco preocupados e 26% disseram estar levemente preocupados.

Alguns dos entrevistados também forneceram feedback anônimo, incluindo suas reflexões sobre o aumento das demissões em toda a indústria.

“Os estúdios cresceram muito rapidamente durante a pandemia, e as pessoas estão gastando menos dinheiro em jogos durante uma crise de custo de vida”, disse um respondente. “A bolha está infelizmente estourando. Espero que crie novas startups que revolucionem como desenvolvemos jogos e estabeleça um precedente para que os estúdios maiores sigam.”

 

“As demissões são preocupantes porque não parecem seguir a tendência ‘típica’ de demissões após o término de um projeto. Não que isso fosse ótimo também, mas é difícil prever nos dias de hoje onde e quando as demissões podem ocorrer.”

Fonte: VGC

****

Se você gosta do nosso conteúdo e quer ajudar o Bar dos Gamers a manter as portas sempre abertas, faça uma doação no valor que quiser para o pix bardosgamers@bardosgamers.com.br

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp para trocar aquela ideia do seu game, filme ou séries favoritos! Clique aqui e faça parte!

Sobre o Autor

Compartilhe esse post nas suas redes sociais

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.