Produção do PlayStation VR2 é pausada pela Sony devido a baixa demanda

Após apenas um ano de lançamento, a Sony enfrenta um contratempo com o PlayStation VR2. Segundo a Bloomberg, a produção do headset de realidade virtual foi pausada para lidar com o acúmulo de unidades não vendidas.

O relatório cita a IDC, empresa de pesquisas de mercado que monitora entregas para varejistas, e aponta que os envios do PSVR2 diminuíram gradativamente a cada trimestre desde o lançamento em fevereiro de 2023. A situação levou a Sony a interromper completamente a produção.

Lançado a US$ 549,99, o PlayStation VR2 ainda não teve suas vendas oficialmente confirmadas pela Sony. Estimativas iniciais da IDC indicavam vendas mornas, com aproximadamente 270.000 unidades comercializadas até março de 2023. No entanto, a Sony posteriormente alegou que o headset vendeu cerca de 600.000 unidades nas primeiras seis semanas.

Apesar disso, a Bloomberg cita estimativas da IDC apontando queda nas vendas trimestrais: 435.000 no segundo trimestre de 2023, 343.600 no terceiro e 325.200 no quarto trimestre.

O suporte da Sony com jogos próprios para o VR2 também tem sido limitado. O lançamento do headset foi acompanhado por Horizon: Call of the Mountain e uma atualização VR para Gran Turismo 7. Desde então, o único outro título publicado pela Sony Interactive Entertainment foi Firewall Ultra, um jogo de tiro online em equipe lançado em agosto e que recebeu uma pontuação mediana de 61 no Metacritic.

Um fator que pode ter contribuído para a baixa adesão é a falta de grandes jogos de estúdios externos. No início do ano, o diretor de operações da Rec Room, famosa plataforma social em VR, descartou a possibilidade de portar o jogo para o PS VR2 devido ao baixo número de usuários ativos.

“Adoraríamos levar o Rec Room para o PS VR2, mas o custo não se justifica com a quantidade de jogadores atual. É uma pena, mas essa é a realidade”, afirmou a empresa em janeiro.

Em uma tentativa de atrair mais jogadores, a Sony confirmou no mês passado que está testando a compatibilidade do PSVR2 com PCs. O objetivo é permitir a conexão do headset a computadores ainda em 2024, ampliando o leque de jogos disponíveis.

A pausa na produção do PSVR2 levanta questões sobre o futuro do aparelho. A Sony conseguirá reverter o cenário com a compatibilidade com PC? O lançamento de jogos de peso por estúdios externos vai se concretizar? Resta aguardar por novidades da empresa para saber qual o próximo passo para o PlayStation VR2.

Fonte: VGC

****

Se você gosta do nosso conteúdo e quer ajudar o Bar dos Gamers a manter as portas sempre abertas, faça uma doação no valor que quiser para o pix bardosgamers@bardosgamers.com.br

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp para trocar aquela ideia do seu game, filme ou séries favoritos! Clique aqui e faça parte!

Sobre o Autor

Compartilhe esse post nas suas redes sociais

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.