Vazam especificações técnicas do PlayStation 5 Pro
Vazamentos recentes apontam para as possíveis especificações técnicas do aguardado PlayStation 5 Pro, console ainda não anunciado oficialmente pela Sony. Documentos explicando o hardware do PS5 Pro vazaram inicialmente no canal do YouTube Moore’s Law is Dead, ganhando repercussão no site Insider Gaming. A autenticidade do documento foi posteriormente verificada pelo IGN, que aponta como origem a rede de desenvolvedores da Sony Interactive Entertainment.
De acordo com as especificações, a CPU do PS5 Pro seria idêntica à do PS5 padrão. No entanto, o novo console teria um “Modo Alta Frequência de CPU”, capaz de aumentar o clock em 10% para 3.85GHz. Essa melhoria viria com um porém: um pequeno decréscimo de 1% no desempenho da GPU.
Já a GPU do PS5 Pro operaria a 33.5 teraflops, comparado aos 10.28 teraflops do PS5 original. Mas isso não significa necessariamente que o novo console seja três vezes mais potente.
O site The Verge destaca que mudanças na arquitetura da AMD dificultam a comparação direta de teraflops entre o PS5 e PS5 Pro. Na prática, o ganho seria de algo em torno de 17 teraflops (o documento vazado sugere “renderização cerca de 45% mais rápida”).
Os documentos também listam recursos de upscaling e antialiasing exclusivos do PS5 Pro. A tecnologia, nomeada PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution), pode ser a solução similar ao DLSS da Nvidia.
“Há um consenso amplo na indústria de que a Sony está preparando o lançamento do PS5 Pro para o segundo semestre de 2024”, afirma Serkan Toto, CEO da consultoria japonesa Kantan Games. “A Sony quer ter um hardware de ponta disponível para o lançamento de GTA VI em 2025, um título que deve impulsionar toda a indústria.”
É importante lembrar que a Sony pretendia vender um recorde de 25 milhões de unidades do PlayStation 5 em seu atual ano fiscal (encerrado em março de 2024). No entanto, a empresa recentemente revisou a previsão para baixo, indicando a expectativa de vender 4 milhões de unidades a menos.
Relatos apontam que o valor de mercado da Sony caiu cerca de US$ 10 bilhões após a revisão da previsão de vendas do PS5, possivelmente também influenciada por uma redução na margem de lucro do setor de games da empresa.
A Sony ainda não se pronunciou oficialmente sobre o PS5 Pro.
****
Se você gosta do nosso conteúdo e quer ajudar o Bar dos Gamers a manter as portas sempre abertas, faça uma doação no valor que quiser para o pix bardosgamers@bardosgamers.com.br
Faça parte do nosso grupo no Whatsapp para trocar aquela ideia do seu game, filme ou séries favoritos! Clique aqui e faça parte!