CRÍTICA – O PROBLEMA DOS 3 CORPOS
Eu já falei em outras críticas de filmes e séries que o meu curador é ninguém menos que Hideo Kojima. Se o mestre diz que vale a pena, lá vou eu. Fatalmente a recompensa será boa. Com a série O Problema dos 3 Corpos da Netflix, não foi diferente. Confira a crítica da Primeira Temporada.
ATENÇÃO! APÓS O VÍDEO OS SPOILERS VÃO COMER SOLTO!
O Problema dos 3 Corpos é para quem gosta de uma boa ficção-científica pé no chão. Ou seja, nada de teorias mirabolantes ou espaçonaves gigantes como visto em séries como The Expanse. Apesar de algumas ideias soarem complicadas, tudo é calcado na tecnologia atual.
Logo de cara eu achei que O Problema dos 3 Corpos seria uma série de investigação, e o primeiro capítulo deixa tudo muito vago. Porém, com a dupla David Benioff e D.B. Weiss (ambos de Game of Thrones) e Alexander Woo no comando da trama, a partir da primeira morte, tudo começa a ficar mais claro: alguma entidade superior está por trás de tudo.
Depois da segunda morte – sim, muita gente morre igual em GoT – as dúvidas sobre que caminho a série tomará caem por terra. Aqui não existe aquele suspense ou tensão para saber quem é o “vilão” da história. Lá pelo terceiro capítulo, a trinca dos criadores joga na cara do telespectador todas as respostas para as inúmeras perguntas.
Numa Galáxia Muito, Muito Distante
Existe uma teoria real de que seres de outros planetas deixam a Terra em paz porque somos vistos como meros insetos. Muitas obras já tocaram nesse tema. O primeiro Homens de Preto, por exemplo, termina com um alien jogando bolas de gude que na verdade são várias galáxias. E é disso que se trata O Problema dos 3 Corpos, aliens veem a Terra como um possível futuro destino dos San-Ti, a raça extraterrestre da série. A questão é que, como eles são muito mais avançados tecnologicamente, fisicamente e mentalmente, os pobres humanos não têm a menor chance nesse embate. Ainda mais que estes seres já nos estudam há algum tempo.
Sim, meus amigos. Eles já estão entre nós. E sabem como eles fazem isso? Através de um videogame ultra realista. No melhor estilo Apple Vision, os San-Ti enviam para alguns selecionados um capacete de realidade virtual super avançado. Nele, através de um jogo que simula o dano causado pelos três Sois que fazem parte do sistema solar dos San-Ti, os aliens conseguem estudar a mente humana.
E aí está o problema dos três corpos – dessa vez em minúsculo – de que a série trata. Nada com corpos mortos e investigações para pegar um serial killer, mas sim os três corpos celestes que de tão fortes vão dizimar os San-Ti.
Problemas Futuros
Ciente de que os aliens já estão de olho em nós e que estão vindo para a Terra, uma força-tarefa é erigida para combatê-los. As mentes mais nobres se unem para encontrar uma solução para o problema. O único porém é que os San-Ti vão chegar só daqui a 400 anos. E aí a dúvida fica no ar: começar o preparo desde já, ou deixar a bucha para as próximas gerações?
É claro que o ser humano, no alto de sua ignorância e pífia altivez, acha que tem todas as respostas e parte para ação. A ideia é muito legal e com base na nossa tecnologia atual. Para estragar a chegada dos aliens, o plano é enviar uma sonda de encontro com a nave-mãe para compreender quem é o inimigo. Mas é claro que o tiro sai pela culatra e o equipamento se perde na imensidão do espaço.
Para piorar, os San-Ti possuem uma tecnologia desconhecida para nós, os Sophons. Esse supercomputador tem o tamanho de um próton e cada uma de suas duas partes possui um “gêmeo” que foi enviado à Terra para nos observar. E através do entrelaçamento quântico entre eles, os aliens recebem as informações em tempo real. Ou seja, eles conhecem a história humana de cabo a rabo, leram todos os livros já publicados e estão na rede mundial de computadores sugando todo tipo de informação.
Além disso, os San-Ti possuem a habilidade de se comunicar e imprimir imagens na mente humana. Dessa forma – e conhecendo o histórico dos terráqueos – eles fazem de tudo para travar o avanço da ciência e impedir o confronto antes da hora. É muita covardia enfrentar um inimigo desconhecido que conhece todas suas forças e fraquezas.
Fica Para a Próxima
Por incrível que pareça – e apesar de ter sido confirmada para quatro temporadas – a primeira parte de O Problema dos 3 Corpos, termina com muitas perguntas respondidas. Aliás, eu diria que as mais importantes são respondidas. Quem começou a treta, quem são os San-Ti, porque eles querem invadir a Terra, como uma nanofibra funciona de verdade, tudo isso e muito mais é explicado.
Ao mesmo tempo que temos respostas, é mais que certo que outras dúvidas surgem. Ainda vale a pena gastar recursos e tempo em um confronto que será realizado daqui a quatro séculos? O ser humano ainda existirá? Como descobrir os planos dos San-Ti? E o que fazer com uma legião de seguidores terráqueos desses aliens? Essas e outras perguntas só com as próximas temporadas de O Problema dos 3 Corpos.
****
Se você gosta do nosso conteúdo e quer ajudar o Bar dos Gamers a manter as portas sempre abertas, faça uma doação no valor que quiser para o pix bardosgamers@bardosgamers.com.br
Faça parte do nosso grupo no Whatsapp para trocar aquela ideia do seu game, filme ou séries favoritos! Clique aqui e faça parte!