REVIEW – EXPEDITIONS: A MUDRUNNER GAME

Jogos para relaxar fazem parte de uma categoria que vem crescendo nos últimos anos. Lá fora, inclusive, eles já foram rotulados como “cozy games”, que significa literalmente “jogos aconchegantes”. Expeditions: A MudRunner Game, apesar de não se enquadrar no gênero, é um bom título para quem procura uma jogatina mais relaxante onde o objetivo é trafegar pelo mapa.

Siga aquele ponto

Expeditions é sobre o próximo lugar a ser visitado. Simples assim. No primeiro mapa, usado como tutorial, aprendemos os diversos comandos de caminhões e máquinas preparadas para encarar os terrenos mais difíceis. Então, no controle de potentes 4×4, você desbrava o ambiente para ganhar experiência e dinheiro.

Iniciar uma atividade nova, seja ela qual for – mesmo na vida real – é sempre empolgante. Em Expeditions o começo é promissor, mas depois de alguns minutos no mapa inicial, senti uma necessidade absurda em ir completar as missões e contratos dos outros mapas.

Ainda bem que só o fiz depois de “limpar” o cenário inicial. Como o jogo é oriundo da franquia Runner (MudRunner e SnowRunner), os comandos são muitos e é complicado se familiarizar com todos eles logo de cara. Sendo assim, quem não conhece a franquia, os primeiros passos são obrigatórios.

Visão além do alcance

Como vocês devem estar imaginando, o principal objetivo do jogo é a exploração. Diferente de seus irmãos mais velhos, Expeditions oferece tecnologias inéditas na série para você averiguar o terreno e traçar a rota mais fácil para concluir as missões.

O binóculos serve para encontrar pontos de interesses distantes. O drone é usado para sobrevoar regiões próximas ao veículo, reconhecer o terreno e liberar o mapa. Já o detector de metais entra em cena para, , detectar objetos como peças automotivas, gasolina e pneus. Existe ainda uma âncora que você pode colocar em pontos específicos para realizar travessias nos terrenos mais perigosos usando o bom e velho guincho. Ah, a Focus ainda fez o favor de colocar um macaco hidráulico que ajuda a desvirar o carro dos pilotos menos experientes.

Mas a brincadeira começa mesmo quando vamos explorar o segundo mapa em diante. Muito mais missões e contratos estão disponíveis, bem como novos elementos. Um deles é a presença de profissionais especialistas em diversas categorias. Se o objetivo é fazer longa viagens, chame alguém para ajudar  com desgaste das peças e o uso do combustível, por exemplo. Essa opção acrescenta ainda mais camadas em um jogo que vai se aprofundado cada vez mais conforme se avança por ele.

Trocando em miúdos, Expeditions, mesmo sendo um título nichado, oferece facilidades para trazer jogadores mais casuais que gostam de games mais calmos onde a contemplação do cenário também faz parte da brincadeira.

Cuidado com o nível da água

Expeditions consegue saciar a vontade do jogador que procura um game mais tranquilo do que os Runners já citados. Enquanto os dois títulos iniciais da Focus eram mais hardcores, aqui o esquema muda para uma jogatina mais tranquila.

Como sempre, os cenários são bem feitos e oferecem desafios para os diversos modelos de veículos disponíveis na loja (sem contar os que a comunidade deixa na sessão de mods). Dirigir esses carros é a verdadeira diversão. Subir morros, atravessar rios ou desatolar o danado, toda a gameplay é pensada e feita através dos terrenos e em como cada carro se comporta em cada um deles.

Do caos à lama, da lama ao caos, Expeditions vai abrindo caminho. Uma pena que a versão para o PlayStation 5 não tenha suporte ao DualSense e o modo cooperativo ainda não foi liberado.

Conclusão

Expeditions: A MudRunner Game é uma excelente opção para quem gosta da franquia e, por incrível que pareça, para os novatos em busca de uma aventura diferente. Os gráficos, bem como a trilha, não comprometem e o jogo roda bem tanto nos consoles como no PC. Só ficou faltando mesmo o coop com os amigos para o review ficar completo. Mas essa é a desculpa perfeita para eu voltar aqui com uma análise do modo online.

Este review foi feito através de uma chave de acesso fornecida pela Focus.

Expeditions: A MudRunner Game

8

GRÁFICOS

8.0/10

JOGABILIDADE

8.5/10

ÁUDIO

7.5/10

Pros

  • Desafios na medida
  • Para contemplar

Cons

  • Sem DualSense
  • Falta o coop

Sobre o Autor

Compartilhe esse post nas suas redes sociais

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.