A história completa da franquia Dragon Age
Já se passaram 10 anos desde que Dragon Age: Inquisition nos levou para Thedas pela última vez, mas o lançamento iminente de Dragon Age: The Veilguard finalmente verá o retorno da amada série RPG da BioWare. A próxima aventura nos colocará no papel de Rook e nos apresentará novos locais, novos companheiros para viajar ao lado e outra ameaça a enfrentar. Dado que tanto tempo se passou desde o último lançamento de Dragon Age, a equipe da BioWare enfatizou que Veilguard será um ótimo ponto de entrada para novos jogadores, e contexto adicional também será fornecido como uma lembrança para quem está longe dos RPGs há vários anos.
Mesmo assim, a série Dragon Age é conhecida por sua rica construção de mundo e lore, e há muitos detalhes interessantes, eventos e fatos nos jogos anteriores que vale a pena conhecer antes de assumir o papel de Rook. Então, seja você um veterano procurando uma recapitulação ou um novato na série que deseja se preparar para o próximo jogo, você pode encontrar abaixo uma análise útil da linha do tempo e da história de Dragon Age.
A história de Dragon Age explicada
A série Dragon Age é composta por três jogos principais: Dragon Age: Origins, Dragon Age 2 e Dragon Age: Inquisition. Cada jogo explora sua própria história e coloca você no papel de um protagonista diferente, não relacionado aos heróis anteriores. Na maior parte, os jogos se passam nas partes sul do mundo, e embora tecnicamente possam ser chamados de independentes, todos os jogos estão interconectados até certo ponto. Cada título se baseia no mundo de Thedas para revelar mais sobre a história, as culturas e as tensões de seus povos.
Dragon Age Origins
Dragon Age Origins apresenta a Praga e os Darkspawn enquanto você assume o papel de um Guarda Cinzento. Ambientado durante a Quinta Praga, você se junta à ordem como um elfo, um anão ou um humano, e como uma das três classes: guerreiro, mago ou ladrão. Quando você é repentinamente traído por Loghain (um Teryn que serviu sob o rei) e deixado para morrer em uma batalha contra os Darkspawn, cabe a você e seu companheiro Alistair, os últimos Guardas Cinzentos restantes, buscar ajuda em Ferelden e lutar contra a Praga. Uma vez que o Arquidemônio é derrotado e a Praga aparentemente foi contida, o Guardião do jogador se torna conhecido como o herói de Ferelden.
Dragon Age 2
Dragon Age 2 segue a história de Hawke e sua família, enquanto eles fogem de sua casa em Lothering para Kirkwall como resultado da Quinta Praga. Na cidade, Hawke sobe na escala social e é lançado no meio das crescentes tensões entre os magos e os templários. O segundo jogo também faz muito mais para estabelecer os Qunari, que é um termo abrangente para qualquer pessoa de qualquer raça que segue os ensinamentos e vive sob o código de The Qun.
Dragon Age 2 também apresenta Varric Tethris, um anão armado com uma besta conhecido por suas histórias que serve tanto como narrador do jogo quanto como companheiro de Hawke. Através de Varric, descobrimos o poder corruptor do Lírio Vermelho, que é uma forma mais poderosa de Lírio que ajuda a fortalecer a conexão de um mago com o Fade (mais sobre isso abaixo) para canalizar sua magia. O irmão de Varric é corrompido por um ídolo de Lírio Vermelho que ele descobre nas Profundezas com Hawke. O ídolo também mais tarde cai nas mãos da Comandante Knight Meredith, que também é corrompida pelo Lírio e se torna tirânica em sua perseguição aos magos em Kirkwall. Hawke acaba tendo que enfrentá-la em uma batalha final contra o chefe, onde Meredith é então deixada congelada no lugar como uma estátua de Lírio.
No DLC Legacy de Dragon Age 2, Hawke encontra Corypheus pela primeira vez em uma antiga prisão de Guardiões. Acreditado ser um antigo Magíster Tevinter, Hawke e os companheiros lutam e acreditam ter matado Corypheus no final da expansão, apenas para ele reaparecer como o principal antagonista de Dragon Age Inquisition.
Dragon Age Inquisition
Dragon Age Inquisition segue a história de uma organização conhecida como a Inquisição, que foi fundada para restaurar a ordem como resultado da Brecha. A Brecha é uma lágrima no Véu que permite que demônios entrem no mundo do Fade. O protagonista jogável se torna o Inquisidor depois que eles inadvertidamente ganham uma marca em sua mão que lhes permite selar as lágrimas no céu. Varric retorna como companheiro ao lado de vários outros membros do grupo, incluindo um mago elfo chamado Solas, que é muito conhecedor de magia, elfos e The Fade, com suas próprias opiniões pessoais sobre a natureza dos espíritos e demônios. O Inquisidor se propõe a selar a Brecha no céu e parar Corypheus, que busca se tornar um deus entrando no Fade.
No DLC Trespasser, ambientado alguns anos após os eventos de Inquisition, um Conselho Exaltado é realizado para determinar se a Inquisição deve continuar ou ser dissolvida – uma escolha que é deixada ao jogador.
Mais tarde, é revelado que há muito mais em Solas do que parece à primeira vista, no entanto, com o final de Inquisition e o DLC Trespasser revelando algumas verdades sobre a história dos elfos. Solas é responsável por erguer o Véu em uma tentativa de parar os deuses elfos conhecidos como os Evanuris. Ao criar o Véu, Solas destruiu o mundo dos elfos como era antes, e agora ele busca restaurar o que foi perdido. Ao fazer isso, ele agora ameaça Thedas, que é onde Veilguard começa.
Então, se você está procurando jogar os títulos em ordem, você seguiria com Dragon Age Origins, Dragon Age 2 e, então, Dragon Age Inquisition. Mas se você não tem tempo para todos, o melhor é conferir Dragon Age Inquisition como uma boa introdução para o que está por vir em Dragon Age: The Veilguard.
Fonte: Gamesradar