12 Jogos Parecidos com The Last of Us Para Jogar em 2025

Em muitos aspectos, The Last of Us e sua sequência, The Last of Us Part 2, elevaram o nível da narrativa nos jogos. Ambientado em uma versão realista de, essencialmente, um apocalipse zumbi, ele se baseava tanto em interações emocionais e bem escritas entre os personagens quanto na jogabilidade furtiva e na luta contra monstros horríveis, criando uma história de terror difícil de esquecer. Mas existem muitos jogos como The Last of Us que também evocam os elementos específicos e poderosos que o definem – seja o forte relacionamento entre os personagens, a intensa sensação de medo de ser caçado por monstros aterrorizantes ou as mecânicas de jogo precisas que podem tornar o combate tão satisfatório quanto visceralmente avassalador. Abaixo, você encontrará 12 jogos parecidos com The Last of Us para jogar em 2025.

Uncharted: Lost Legacy

 

  • Desenvolvedora: Naughty Dog
  • Data de Lançamento: 22 de agosto de 2017
  • Plataformas: PlayStation 4, PS5, PC
  • Gênero: Ação-Aventura

A Naughty Dog aperfeiçoou sua abordagem cinematográfica e focada na história para o desenvolvimento com os jogos Uncharted e, de todos eles, Uncharted: Lost Legacy é a versão mais pura da experiência. Também é o mais semelhante a The Last of Us, graças ao fato de que, embora você jogue Lost Legacy como Chloe Fraser (em vez do personagem principal da série, Nathan Drake), você passa quase o jogo inteiro interagindo com Nadine Ross, uma personagem que foi quase uma vilã em Uncharted 4. Como The Last of Us 2, Lost Legacy é um jogo linear com algumas grandes áreas abertas para explorar e, nessas seções, o desenvolvimento do personagem e as conversas entre Chloe e Nadine são muito parecidos com os de Joel e Ellie ou Ellie e Dina. Junto com a furtividade como uma opção para o combate, Lost Legacy acaba parecendo uma versão mais leve de The Last of Us.

Alien: Isolation

 

  • Desenvolvedora: Creative Assembly
  • Data de Lançamento: 7 de outubro de 2014
  • Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, PC, Nintendo Switch, iOS, Android
  • Gênero: Terror de Sobrevivência

O ápice da tensão em The Last of Us é se esgueirar por inimigos que estão ativamente caçando você, mas nenhum jogo captura o medo e o pavor de ser caçado como Alien: Isolation. A versão da Creative Assembly do clássico filme de Ridley Scott de 1979 é uma aula magistral de jogabilidade de terror furtivo, colocando você contra a assustadora máquina de matar preta da franquia Alien com apenas sua inteligência e algumas ferramentas improvisadas que podem distrair ou afugentar a criatura, mas nunca por muito tempo. O alienígena persegue você durante grande parte de Alien: Isolation, reagindo de maneiras críveis e assustadoras e forçando você a ser mais esperto que ele se quiser permanecer vivo. Alien: Isolation é melhor quando você está contra o alienígena, mas seus inimigos humanos e androides também testarão suas habilidades furtivas, capturando a mesma tensão que torna os jogos The Last of Us tão intensos.

Tomb Raider / Rise of the Tomb Raider / Shadow of the Tomb Raider

 

  • Desenvolvedora: Crystal Dynamics
  • Data de Lançamento: 5 de março de 2013 / 10 de novembro de 2015 / 14 de setembro de 2018
  • Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, PC
  • Gênero: Ação-Aventura

A série Tomb Raider reiniciada em 2013 expande os elementos essenciais que definiram a franquia, enquanto enfatiza furtividade, criação e caça – muitos dos mesmos tipos de jogabilidade que definem The Last of Us. Ao longo dos três jogos, a protagonista Lara Croft tem que usar suas habilidades de sobrevivência para superar hordas de inimigos, mantendo-se escondida para que possa armar armadilhas e executar emboscadas. Tomb Raider possui mecânicas de combate e tiro muito semelhantes ao que você encontra em The Last of Us, juntamente com sua furtividade, e adiciona alguma travessia ambiental ao estilo Uncharted para completar, encontrando um meio-termo entre ambas as franquias históricas.

Resident Evil 2

 

  • Desenvolvedora: Capcom
  • Data de Lançamento: 25 de janeiro de 2019
  • Plataformas: PlayStation 4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC, Nintendo Switch
  • Gênero: Terror de Sobrevivência

O remake da Capcom de seu clássico de terror de sobrevivência, Resident Evil 2, é uma modernização fenomenal dos elementos de jogabilidade que ajudaram a definir o gênero e que acabariam influenciando The Last of Us. RE2 começa com a cidade de Raccoon City, no Centro-Oeste americano, em meio a um surto de zumbis em explosão, com os heróis improváveis Leon Kennedy e Claire Redfield lutando por suas vidas enquanto o apocalipse engole a cidade. Há uma linha direta a ser traçada entre os ambientes escuros e assustadores da Delegacia de Polícia de Raccoon City, cheios de mortos-vivos famintos, e as estruturas em ruínas de The Last of Us, e embora Resident Evil 2 esteja longe de ser um jogo furtivo – é principalmente correr e atirar – ele lida com muito do mesmo pânico e pavor que tornam The Last of Us tão poderoso.

The Evil Within 2

 

  • Desenvolvedora: Tango Gameworks
  • Data de Lançamento: 13 de outubro de 2017
  • Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, PC
  • Gênero: Terror de Sobrevivência

The Evil Within procurou retornar às raízes dos jogos de terror de sobrevivência, com algo como uma mistura entre Resident Evil 2 e Resident Evil 4. Os resultados foram mistos, mas a desenvolvedora Tango Gameworks acertou em cheio com sua sequência. The Evil Within 2 se inclina para uma história sobrenatural com alguns elementos de terror conhecidos, mas aterrorizantes, em contraste com The Last of Us, mas joga de forma semelhante, enfatizando o uso de furtividade para se esgueirar e derrubar inimigos difíceis. O que diferencia The Evil Within 2, além de sua narrativa, são suas paisagens suburbanas abertas, monstros frequentemente enormes e lutas de chefes intensas e extraordinárias. Existem muitas semelhanças em como os dois jogos abordam sua jogabilidade, mas se você quer uma história de terror direta, cheia de sangue e terrores, The Evil Within 2 satisfará esse desejo.

God Of War / God Of War: Ragnarök

 

  • Desenvolvedora: Sony Santa Monica
  • Data de Lançamento: 20 de abril de 2018 / 9 de novembro de 2022
  • Plataformas: PlayStation 4, PS5, PC
  • Gênero: Ação-Aventura

O sucesso da abordagem cinematográfica da Naughty Dog para jogos, com um forte foco em juntar personagens e deixá-los conversar entre si para trazer os jogadores para a história, influenciou o resto dos estúdios internos da Sony. Com o reboot de God of War, a Sony Santa Monica usa muitos dos mesmos truques. Como The Last of Us, God of War é outro jogo de “pai”, onde você controla uma figura paterna e passa todo o tempo com uma criança, desenvolvendo um relacionamento por meio de uma aventura de viagem. God of War traz uma jogabilidade mais voltada para a ação, mas seu foco na história e excelente desenvolvimento de personagens proporcionam uma experiência emocionalmente profunda que vai muito além de simplesmente cortar draugr e trolls. A história continua em God of War: Ragnarök, expandindo ainda mais os relacionamentos entre os personagens de God of War.

Alan Wake / Alan Wake 2

 

  • Desenvolvedora: Remedy Entertainment
  • Data de Lançamento: 14 de maio de 2010 / 27 de outubro de 2023
  • Plataformas: PlayStation 4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC
  • Gênero: Ação-Aventura

A Remedy Entertainment criou mais um suspense sobrenatural do que um jogo de terror de sobrevivência com o primeiro Alan Wake, mas com a sequência 10 anos depois, ela se inclinou totalmente para os aspectos de terror. Os jogos Alan Wake são muito mais estranhos do que The Last of Us, mas são igualmente dedicados a usar o meio para contar uma história específica. Nos jogos Alan Wake, é o conto de uma entidade sobrenatural usando seus poderes para se libertar e causar estragos no mundo, usando uma história criada por um romancista como a arma pela qual ela reescreve a própria realidade. Mecânicas de tiro em terceira pessoa e ambientes escuros e assustadores evocam alguns dos mesmos sentimentos e sustos dos jogos The Last of Us, mas são as histórias fascinantes e altamente pessoais contadas nos jogos Alan Wake e seu foco nos personagens que o manterão interessado em ambos os títulos.

A Plague Tale: Innocence / A Plague Tale: Requiem

 

  • Desenvolvedora: Asobo Studio
  • Data de Lançamento: 14 de maio de 2019 / 18 de outubro de 2022
  • Plataformas: PlayStation 4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC
  • Gênero: Ação-Aventura Furtiva

Especialmente nos últimos anos, os jogos melhoraram ao contar histórias que constroem relacionamentos profundos entre o jogador, o personagem do jogador e os companheiros de IA. No centro de A Plague Tale: Innocence está esse tipo de relacionamento. Você joga como Amicia enquanto ela tenta escapar de uma praga mortal de ratos e da Inquisição Francesa com seu irmão mais novo, Hugo, de cinco anos. Furtividade é o foco principal dos jogos Plague Tale, assim como manipular cuidadosamente um fluxo de centenas de ratos mortais para abrir caminhos ou dominar e matar inimigos. Os jogos Plague Tale acertam em cheio em uma sensação de impotência, onde tudo ao seu redor é perigoso, mas é o foco no relacionamento entre Amicia e Hugo que realmente torna a história convincente.

Dead Space

 

  • Desenvolvedora: Visceral Games / Motive Studio (remake)
  • Data de Lançamento: 13 de outubro de 2008 / 27 de janeiro de 2023 (remake)
  • Plataformas: PlayStation 3, PS5, Xbox 360, Xbox Series X|S, PC
  • Gênero: Terror de Sobrevivência

Em termos de cenários, você realmente não pode ir mais longe de The Last of Us do que Dead Space, que se passa centenas de anos no futuro e em uma gigantesca nave espacial de mineração, em vez de uma América contemporânea em ruínas. Em termos de vibrações, no entanto, você sente muito do mesmo pânico de se borrar todo quando terrores antes humanos saem das sombras, determinados a despedaçá-lo. Em Dead Space, esses são necromorfos, monstros distorcidos que antes eram a tripulação da Ishimura, agora reformados em pouco mais do que ossos afiados e dentes ainda mais afiados. Eles também não podem ser mortos por nenhum meio normal, exigindo, em vez disso, que você corte seus membros usando equipamentos de mineração futurísticos para torná-los imóveis. O recente remake de Dead Space aumenta os visuais e parte da narrativa do original, mantendo a atmosfera e a intensidade que fizeram de Dead Space um clássico do terror moderno.

SOMA

 

  • Desenvolvedora: Frictional Games
  • Data de Lançamento: 22 de setembro de 2015
  • Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, PC
  • Gênero: Terror de Sobrevivência

SOMA vem da desenvolvedora Frictional Games, que teve um grande impacto nos jogos de terror com Amnesia: The Dark Descent e sua jogabilidade que força os jogadores a correr e se esconder de seus monstros, em vez de lutar contra eles. Essa mesma abordagem persiste em SOMA, uma história de ficção científica ambientada em uma instalação semi-destruída no fundo do oceano. A Frictional faz um trabalho fenomenal ao criar uma atmosfera opressiva e assustadora em seu cenário apocalíptico, mas você ficará tão atraído a entender a história que se passa em SOMA e o que aconteceu com os sobreviventes na instalação quanto aos momentos mais horríveis do jogo. A história de SOMA é sua característica mais empolgante, mergulhando profundamente em temas de vida, morte, personalidade e o eu.

Telltale’s The Walking Dead

 

  • Desenvolvedora: Telltale Games
  • Data de Lançamento: 24 de abril de 2012
  • Plataformas: PlayStation 3, PS4, PS5, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series X|S, PC, Nintendo Switch, Android, iOS
  • Gênero: Aventura

Quando se trata de jogos de zumbis sérios com histórias comoventes, The Walking Dead da Telltale estabeleceu o padrão. O jogo episódico se passa no universo da série de quadrinhos de Robert Kirkman de mesmo nome, mas conta sua própria história sobre um homem, Lee, e Clementine, uma garotinha que ele encontra e cuida enquanto o apocalipse zumbi começa com força total. O relacionamento entre Lee e Clementine está no centro da história de The Walking Dead, e as escolhas que os jogadores fazem moldam quem Clementine se torna ao longo não apenas de um jogo, mas de quatro “temporadas” no total. Emocionante, trágico, assustador e intenso, The Walking Dead não tem a complexidade de jogabilidade de The Last of Us, mas o iguala em narrativa passo a passo.

Tom Clancy’s The Division / The Division 2

 

  • Desenvolvedora: Massive Entertainment
  • Data de Lançamento: 8 de março de 2016 / 15 de março de 2019
  • Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, PC
  • Gênero: RPG de Ação

Se você quiser mais do tipo de mecânica de tiro em terceira pessoa com cobertura encontrado em The Last of Us, os jogos The Division podem fornecer. Os jogos online da Massive são RPGs de mundo aberto em vez de jogos lineares baseados em história, mas eles compartilham algumas semelhanças mecânicas enquanto você luta por locais urbanos em ruínas após uma pandemia violenta que destruiu grande parte do país. Em vez de facas e porretes improvisados, no entanto, você usará todos os tipos de armas de fogo e uma série de aparelhos, como drones em combate, para lutar contra várias facções tentando tomar o poder em uma Nova York e Washington D.C. caídas

 

Fonte: Gamespot

Sobre o Autor

Compartilhe esse post nas suas redes sociais

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.