17 Jogos Como Fortnite Para Experimentar em 2025
O que exatamente significa um jogo ser como Fortnite? Essa era uma pergunta que costumava ser bastante simples – Fortnite se tornou popular como um battle royale, então “jogos como Fortnite” geralmente significava outros jogos de battle royale. A situação é um pouco diferente agora que estamos no sétimo ano de existência de Fortnite, já que o metaverso da Epic Games cresceu de várias maneiras diferentes. Além desse modo battle royale, há o Fortnite Festival, Lego Fortnite, Rocket Racing e milhares de ilhas criadas por usuários no poço sem fundo que é o Fortnite Criativo.
Com isso em mente, vamos fazer nossas recomendações com base em alguns dos vários nichos que podem ser encontrados dentro de Fortnite, em vez de procurar outros jogos que tenham essa mesma amplitude e escopo. Simplesmente não há muitos jogos que possam se comparar, então seria bobagem seguir esse caminho. Em vez disso, continue lendo para recomendações de outros jogos que atingem alguns dos mesmos nichos que Fortnite.
Call of Duty / Call of Duty: Warzone
- Para fãs de: Atirar, atirar
- Desenvolvedor: Raven Software, Infinity Ward, Sledgehammer Games
- Data de lançamento: 10 de março de 2020
- Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S
- Gênero: Tiro, battle royale
Uma das principais razões pelas quais Fortnite persistiu é que a Epic é capaz e está disposta a gastar tanto dinheiro e recursos para mantê-lo atualizado. Muito poucas empresas sequer seriam capazes de considerar o tipo de gasto que a Epic faz com Fortnite, mas a Activision é definitivamente uma delas, lançando jogos Call of Duty com orçamentos de filmes de grande sucesso ano após ano. Sendo esse o caso, Call of Duty, incluindo Warzone, é uma excelente alternativa para Fortnite – tem battle royale em um sabor muito diferente, outros modos para se divertir quando você está cansado do mundo aberto, toneladas de cosméticos e skins ótimos e raramente a Activision economiza. Não é tão gratuito quanto Fortnite, já que jogar o multiplayer padrão exige comprar um novo jogo a cada ano, mas é uma opção sólida mesmo assim.
PUBG: Battlegrounds / PUBG Mobile
- Para fãs de: Jogos de battle royale
- Desenvolvedor: PUBG Studios
- Data de lançamento: 20 de dezembro de 2017
- Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Android, iOS
- Gênero: Tiro, battle royale
PlayerUnknown’s Battlegrounds é o jogo que popularizou o gênero battle royale, do qual Fortnite tirou inspiração para desenvolver seu próprio modo BR. Este battle royale original ainda está forte hoje, mesmo que os dias em que dominava todos os jogos para PC tenham ficado para trás – e embora não tenha o polimento de Fortnite, ainda há algo muito cativante em voltar ao original e ver como ele evoluiu.
Apex Legends
- Para fãs de: Jogos de ação e tiro com movimentos rápidos, jogos de battle royale
- Desenvolvedor: Respawn Entertainment
- Data de lançamento: 4 de fevereiro de 2019
- Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Switch, Android, iOS
- Gênero: Tiro, battle royale
A entrada da EA no gênero battle royale criou seu próprio nicho, combinando a mecânica de movimento doentia de Titanfall – algo que Fortnite copiou com suas próprias atualizações de movimento durante o Capítulo 3 – com um jogo de tiro de herói. Graças a essa combinação única, Apex Legends tem uma sensação fundamentalmente diferente de Fortnite, e isso o torna uma ótima opção para quando você precisa de uma pausa na rotina interminável da Epic.
Hunt: Showdown
- Para fãs de: Jogos de ação histórica, jogos de extração, jogos de battle royale
- Desenvolvedor: Crytek
- Data de lançamento: 22 de fevereiro de 2018]
- Plataformas: PC, PS5, Xbox Series X|S
- Gênero: Jogo de extração, battle royale
O jogo de tiro cooperativo da Crytek – tem um modo PvPvE de jogo de extração/caçador de recompensas e também um battle royale – tem um sabor distinto de toda a concorrência porque se passa no final dos anos 1800 e apresenta aparelhos e armas apropriados para a época em um cenário gótico ao estilo Van Helsing. Portanto, mesmo que cubra alguns dos mesmos terrenos que outros jogos que você pode ter jogado, o pacote em que ele vem é novo o suficiente para que não importe.
Dead by Daylight
- Para fãs de: Multijogador competitivo, filmes de terror
- Desenvolvedor: Behaviour Interactive
- Data de lançamento: 14 de junho de 2016
- Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Switch, Android, iOS
- Gênero: Cooperativo, multijogador assimétrico
Este é um jogo multijogador indie assimétrico em que quatro sobreviventes têm que usar a inteligência contra um único inimigo chefe controlado por um jogador. Há uma comparação com Fortnite a ser feita apenas com essa jogabilidade cooperativa, que é uma maravilha, mas onde ele realmente acerta e pode até mesmo superar Fortnite é em seu DLC – enquanto Fortnite tem algumas skins de filmes de terror muito sólidas, Dead by Daylight tem muito mais.
Trackmania
- Para fãs de: Jogos de corrida estilo arcade, criação de pistas personalizadas
- Desenvolvedor: Ubisoft Nadeo
- Data de lançamento: 1 de julho de 2020
- Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S
- Gênero: Corrida
Com mecânica de direção estilo arcade, pistas que fazem loops e fazem você dar grandes saltos e a capacidade de projetar e compartilhar suas próprias pistas malucas, Trackmania soa muito como Rocket Racing. Mas enquanto Rocket Racing ainda está em sua infância, as pessoas têm trabalhado no jogo de corrida gratuito da Ubisoft há anos, Trackmania está repleto de pistas estranhas e interessantes que qualquer um pode experimentar.
Descenders
- Para fãs de: Jogos de corrida, jogos de esportes radicais
- Desenvolvedor: RageSquid
- Data de lançamento: 7 de maio de 2019
- Plataformas: PC, Mac, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Switch, Android, iOS
- Gênero: Condução, Plataforma
Se você combinasse os controles estilo arcade mais indulgentes de Rocket Racing com o plataforming de Trials, você acabaria com algo como Descenders: um jogo sobre andar de moto de terra em colinas. A beleza deste é que é sempre tão fácil ou difícil quanto você quer – você pode ter um passeio relaxante por uma encosta suave ou ir com um caminho em uma inclinação ultra-íngreme que está coberta de grandes saltos. E como não há passe de batalha para grind aqui, você pode simplesmente aproveitar Descenders porque é divertido, e não porque você está sendo coagido a isso com a promessa de cosméticos gratuitos.
Rock Band 4
- Para fãs de: Jogos de ritmo
- Desenvolvedor: Harmonix
- Data de lançamento: 6 de outubro de 2015
- Plataformas: PS4, Xbox One
- Gênero: Ritmo
Se você gosta do Fortnite Festival, mas está frustrado com o quão estranhamente caras são as músicas, o Rock Band 4 custa barato nas lojas digitais hoje em dia, e você ganha mais de 100 músicas. Há uma pegadinha, é claro – Rock Band 4 não foi projetado principalmente para ser jogado com um gamepad como o Festival, e então, idealmente, você precisará de um instrumento de plástico para acompanhá-lo. Portanto, para aqueles que compraram a nova guitarra PDP Riffmaster para o Festival, você pode aproveitar um pouco mais o seu dinheiro com o Rock Band 4, porque essa guitarra é totalmente compatível com ele.
Hatsune Miku: Project DIVA
- Para fãs de: Jogos de ritmo
- Desenvolvedor: Sega
- Data de lançamento: 2016 para a versão mais recente do console, 2022 para a versão mais recente para PC
- Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S
- Gênero: Ritmo
Alguns jogadores hardcore do Festival notaram que o modo é bastante indulgente para um jogo de ritmo, particularmente ao jogar em um gamepad. Se você é uma dessas pessoas procurando um desafio adicional, mas não quer lidar com guitarras de plástico, dê uma chance a um dos jogos Hatsune Miku – qualquer música de dificuldade máxima em um jogo recente do Project Diva é muito mais difícil do que qualquer coisa que você encontrará no Festival, e você ainda pode brincar de se fantasiar com seus personagens. E os jogos mais recentes incluem literalmente centenas de músicas, então vai demorar muito para ficar entediado.
Beat Saber
- Para fãs de: Realidade virtual, jogos de ritmo
- Desenvolvedor: Beat Games
- Data de lançamento: 21 de maio de 2019
- Plataformas: PC, PS4, PS5, Meta Quest
- Gênero: Realidade virtual, ritmo
Muito poucos jogos de realidade virtual valem o incômodo de lidar com aquele monte de fios, e o jogo de ritmo Beat Saber é certamente um exemplo de um que vale. Além de ser muito divertido, os jogadores fazem toneladas de gráficos personalizados para uma quantidade surpreendente de música, então você não terá que gastar centenas de dólares em moeda falsa para obtê-lo.
Tower Unite
- Para fãs de: Sair em espaços digitais
- Desenvolvedor: PixelTail Games
- Data de lançamento: 8 de abril de 2016
- Plataformas: PC, Linux
- Gênero: Social, festa, minijogos
Este metaverso desajeitado, que não contém microtransações, é um dos pequenos espaços virtuais para visitar porque ele realmente não tem nenhum gancho – é apenas um lugar para sair, onde você pode jogar minigolfe em alguns campos surpreendentemente legais, ou jogar blackjack em um cassino, e há uma tonelada de pequenos submundo criados por usuários. Mas o que realmente faz o Tower Unite funcionar é o Steam Workshop, onde você pode encontrar toneladas de skins criadas por usuários de praticamente qualquer coisa.
Second Life
- Para fãs de: Sair em espaços digitais e ter um trabalho para fazer enquanto estiver lá
- Desenvolvedor: Linden Lab
- Data de lançamento: 23 de junho de 2003
- Plataformas: PC, Mac, Linux, Android, iOS
- Gênero: Social, simulador de vida
Sim! Este “jogo” ainda existe. O metaverso original – neste caso, essencialmente uma versão virtual do nosso mundo, em que o propósito de jogar é simplesmente existir nesse espaço e participar dessa sociedade digital – de alguma forma ainda está por aí depois de mais de duas décadas. É um crédito não apenas ao conceito, mas como a base que Linden Lab construiu para ele é sólida.
Warframe
- Para fãs de: Jogos de tiro
- Desenvolvedor: Digital Extremes
- Data de lançamento: 25 de março de 2013
- Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Switch, iOS
- Gênero: Ação, serviço ao vivo
O jogo de ação online Warframe tem sido um bastião do gênero de serviço ao vivo, persistindo por mais de uma década, enquanto a maioria das outras tentativas desse tipo foram por água abaixo. Uma grande parte disso é a estrutura de incentivo de Warframe – há sempre algo para fazer em Warframe, porque a maioria dos cosméticos e desbloqueios pode ser ganha através do jogo, e seu passe de batalha é gratuito.
Destiny 2
- Para fãs de: Jogos de tiro
- Desenvolvedora: Bungie
- Data de lançamento: 6 de setembro de 2017
- Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S
- Gênero: Tiro, serviço ao vivo
Quando o Destiny original foi lançado em 2014, ele foi bem-sucedido em grande parte porque era o novo jogo de tiro e universo das pessoas que fizeram Halo. Mas ele e sua sequência de 2017 mantiveram esse sucesso, combinando a sensação de tiro incomparável da Bungie com um dos melhores títulos de serviço ao vivo nos jogos. Destiny 2 é simplesmente tão agradável em seu nível mais básico que é preciso um esforço real para se cansar dele.
Fall Guys
- Para fãs de: Plataforma
- Desenvolvedor: Mediatonic
- Data de lançamento: 4 de agosto de 2020
- Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Switch, Android, iOS
- Gênero: Condução, plataforma
Neste jogo, baseado em feijões, você compete contra dezenas de outros jogadores em uma série de modos ao estilo Nickelodeon. Fall Guys é perpetuamente divertido, e como é propriedade da Epic Games, está repleto de todos os tipos de opções cosméticas que você pode comprar na loja ou desbloquear no passe de batalha. Mas Fall Guys é ótimo principalmente porque é uma experiência totalmente única que constantemente colocará um sorriso em seu rosto, mesmo que você não compre os cosméticos.
Minecraft
- Para fãs de: Sobrevivência, criação
- Desenvolvedora: Mojang
- Data de lançamento: 17 de maio de 2009
- Plataformas: PC, Mac, Linux, Xbox One, Xbox Series S|X, PS4, PS5, Switch
- Gênero: Sobrevivência, criação
Lego Fortnite tem sido uma adição particularmente intrigante ao metaverso da Epic, mas mesmo um ano após seu lançamento, e toneladas de atualizações, ele parece um pouco vazio em comparação com o Minecraft, muito bem estabelecido. O jogo da Mojang cobre muito do mesmo terreno com seus sistemas de exploração, criação e construção, e como está por aí há muito mais tempo do que Fortnite em geral, muito menos Lego Fortnite especificamente, há muito mais acontecendo em Minecraft.
Among Us
- Para fãs de: Jogos multijogador casuais
- Desenvolvedora: Innersloth
- Data de lançamento: 15 de junho de 2018
- Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Switch, Android, iOS
- Gênero: Festa
A Epic replicou notoriamente este jogo, em que os jogadores têm que completar uma série de tarefas em torno de uma base enquanto um ou mais deles está secretamente tentando minar e assassinar os outros, dentro de Fortnite com o modo Impostores há alguns anos. Aparentemente, isso não foi uma colaboração – e é por isso que o modo Impostores já se foi. Mas se você sente falta desse modo, a coisa real ainda está lá, e ainda é tão divertida como sempre.
Fonte: Gamespot