Death Stranding 2: Data de lançamento, história, gameplay e mais
Em 2019, Hideo Kojima — o criador de Metal Gear Solid e, talvez, o autor mais querido de Hollywood no mundo dos games — lançou seu primeiro jogo como chefe de seu próprio estúdio independente, após se separar da Konami. Dependendo de quem você perguntasse na época, Death Stranding era uma obra visionária ou completamente incompreensível — ou ambos. No entanto, é uma experiência inesquecível, e as edições subsequentes conseguiram conquistar sua parcela de céticos.
Agora, Kojima está pronto para retornar com Death Stranding 2: On the Beach (sim, esse é realmente o nome). Assim como seu antecessor, ele promete combinar uma jogabilidade única de exploração e caminhada com cutscenes repletas de exposição, os marcantes designs de personagens de Yoji Shinkawa e uma trama de ficção científica profundamente estranha sobre construir conexões entre pessoas em um mundo solitário e hostil, onde o véu entre a vida e a morte foi rompido.
Continue lendo para descobrir tudo o que sabemos até agora sobre Death Stranding 2.
Qual é a novidade mais recente sobre Death Stranding 2?
Hideo Kojima participou de um painel especial no SXSW 2025, em 9 de março, e revelou que Death Stranding 2 será lançado em junho. Ele também exibiu um novo trailer de 10 minutos que trouxe mais detalhes sobre a trama e apresentou vários novos membros do elenco: Luca Marinelli como Neil (que, em certo momento, se parece bastante com Solid Snake), Debra Wilson como Doctor e Alissa Jung como Lucy. O trailer ainda traz um cameo do astro de ação coreano Ma Dong-seok.
Qual é a data de lançamento de Death Stranding 2?
Death Stranding 2: On the Beach será lançado em 26 de junho de 2025, exclusivamente para PlayStation 5.
Ainda não há informações sobre lançamentos para outras plataformas. Espera-se que uma versão para PC seja anunciada, mas ela pode demorar até um ano para chegar.
Death Stranding 2 é apenas um dos motivos pelos quais 2025 será um ano repleto de grandes lançamentos. Com sua estreia em junho, Sony e Kojima Productions garantem que o jogo fique longe do esperado lançamento de Grand Theft Auto 6 no final do ano.
Death Stranding 2 é exclusivo do PS5?
Pelo menos no início, sim — mas um lançamento posterior para PC é praticamente certo, e uma versão para Xbox é possível.
Assim como o jogo original, Death Stranding 2 é fruto de uma parceria entre a Kojima Productions e a Sony, o que significa que provavelmente permanecerá exclusivo dos consoles PlayStation por um tempo. Até agora, o jogo foi confirmado apenas para PS5.
No entanto, Death Stranding foi lançado posteriormente no PC, graças à publisher 505 Games. Seria surpreendente se o mesmo não acontecesse com a sequência — seja por meio de uma publisher independente como a 505, ou até mesmo pela própria Sony, que recentemente tem lançado seus maiores títulos first-party no PC após um período de exclusividade nos consoles. Além disso, o primeiro Death Stranding chegou ao Xbox Series X em novembro de 2024, cinco anos depois de seu lançamento no PlayStation, então não é impossível que a sequência siga o mesmo caminho.
Por que o jogo se chama “On the Beach”?
Ah, essa é uma longa história… No universo do jogo, um evento apocalíptico conhecido como Death Stranding fez com que criaturas misteriosas chamadas Beached Things (BTs) vagassem pela Terra. Esses seres assombrosos são formados pelos mortos e, se consumirem uma pessoa viva, causam uma explosão devastadora. Diz-se que os BTs vêm da Beach, uma dimensão estranha que funciona como um tipo de pós-vida ou purgatório.
Por que esse reino metafísico se chama “Beach”? Boa pergunta. Talvez porque ele funcione como um espaço de transição entre dois estados: terra e oceano, vida e morte. Além disso… ele realmente parece uma praia.
Quem está no elenco?
O elenco principal de Death Stranding 2 traz três astros do primeiro jogo, além de vários novos rostos:
- Norman Reedus retorna como o protagonista Sam Porter Bridges
- Léa Seydoux está de volta como Fragile, agora líder da operação Drawbridge
- Troy Baker reprisa seu papel como Higgs, o antagonista do primeiro jogo
- Elle Fanning interpreta Tomorrow, uma nova personagem que parece ter ligação com a Beach
- Shioli Kutsuna vive Rainy, uma operadora da Drawbridge que está grávida
- Luca Marinelli interpreta Neil, um contrabandista mexicano que adora cosplay de Solid Snake
- Debra Wilson assume o papel de Doctor
- Alissa Jung interpreta Lucy
- Ma Dong-seok aparece em um papel desconhecido
Além disso, Death Stranding 2 contará com participações especiais de alguns dos diretores de cinema favoritos de Kojima, assim como no primeiro jogo:
- George Miller (Mad Max) aparece como Tarman, um geofísico e capitão do navio DHV Magellan (interpretado por Marty Rhone)
- Fatih Akin (The Edge of Heaven, In the Fade) interpreta Dollman, um ex-médium cuja alma está presa em um fantoche (interpretado por Jonathan Roumie)
- Nicolas Winding Refn (Drive) retorna como Heartman, o pesquisador que tem um ataque cardíaco a cada 21 minutos (interpretado por Darren Jacobs)
Qual é a história?
A Kojima Productions já revelou bastante sobre Death Stranding 2: On the Beach através de três trailers repletos de cutscenes. Mas, como sempre acontece com os jogos de Hideo Kojima, quanto mais você vê, menos parece entender. E isso faz parte da diversão!
Os trailers mostram que o jogo se passa algum tempo após os eventos do original. O chiral network que Sam construiu está funcionando, tornando desnecessários os carregadores humanos para conectar a UCA (a antiga América). Sam e seus colegas da Bridges seguiram caminhos diferentes.
No entanto, uma nova organização chamada Drawbridge, liderada por Fragile e financiada por um misterioso benfeitor, trabalha para conectar áreas fora da UCA. Sam se junta à Drawbridge e, por algum motivo, seus cabelos grisalhos voltam a ficar castanhos. A equipe usa uma base móvel chamada DHV Magellan, que parece ser capaz de viajar pelo alcatrão negro de onde emergem os BTs.
Higgs, o antagonista do jogo original, também está de volta. Apesar de ter sido deixado na Praia no final do primeiro jogo, ele está vivo — de certa forma. Ele é carregado dentro de um caixão vermelho por uma equipe de robôs. Usa uma máscara assustadora sobre um rosto ainda mais assustador e possui uma arma semelhante a uma guitarra elétrica. Lou assume o controle de seus robôs para enfrentá-lo. A cena não faz sentido algum, mas é simultaneamente ridícula e absurdamente estilosa, no melhor estilo Kojima.
De volta à DHV Magellan, Fragile usa uma máscara que se parece com um par de mãos azuis e, na companhia de Tarman, resgata Tomorrow de outro objeto semelhante a um sarcófago, preenchido com o alcatrão negro. (Em um vídeo lançado posteriormente, descobrimos que Tomorrow vem de outro lugar ou dimensão, onde os bebês nunca nascem, mas permanecem no útero de suas mães.)
Além de Lou, Sam é acompanhado em sua jornada por Dollman, que tem a aparência de um fantoche de madeira falante, animado em um estilo stop-motion. Em determinado momento, ele reencontra Heartman, do primeiro jogo, e a tripulação da DHV Magellan recebe um novo membro: Rainy, uma mulher grávida.
O terceiro trailer introduz os personagens Neil e Doctor e aprofunda alguns detalhes sobre o cenário. Death Stranding 2 se passa 11 meses após a formação da UCA. Servidores agora ocupam a Praia e as entregas foram automatizadas, aparentemente tornando obsoletos os carregadores como Sam. O chiralium da Praia continua a distorcer o ambiente (e até os gatos!), enquanto uma nova facção amplia sua influência. Mas nada disso, ao que parece, impedirá Sam de continuar seu trabalho.
Ao apresentar o segundo trailer durante o The Game Awards 2022, Kojima revelou que reescreveu Death Stranding 2 para refletir o impacto da pandemia de COVID-19. Considerando que as visões proféticas do primeiro jogo sobre isolamento e confinamento foram amplamente discutidas, será fascinante ver como esses temas serão explorados na sequência.
O que sabemos sobre a jogabilidade?
Os trailers focam muito mais na história do que na jogabilidade, mas o que foi mostrado parece bastante familiar. A exploração a pé e o transporte de cargas do primeiro jogo continuam sendo o foco. Porém, algumas novidades foram reveladas:
- Novos biomas, incluindo desertos e formações rochosas negras
- Efeitos dinâmicos no ambiente, como deslizamentos de terra e enchentes repentinas
- Novo veículo: um buggy de quatro rodas, com assentos elevados e suspensão articulada
Segundo Kojima, Death Stranding 2 foi reescrito para refletir os impactos da pandemia de COVID-19. Como o primeiro jogo já foi elogiado por prever temas de isolamento e reclusão, será interessante ver como isso será abordado na sequência.
E aí, pronto para mais um mergulho no mundo bizarro de Hideo Kojima?
Fonte: Polygon