Doom: The Dark Ages Traz o Slayer ao Passado com Armas Medievais e Demônios Gigantes

Doom: The Dark Ages está a poucas semanas do lançamento. Com a confirmação da data em maio de 2025, feita em janeiro durante o Xbox Developer Direct, também foi revelado que o FPS não será exclusivo do Xbox. Uma ótima notícia para quem está de olho nos futuros jogos de PS5 e PC previstos para 2025 em diante, mas a espera para liberar rajadas de munição no novo Doom será curta.
Em junho do ano passado, vimos pela primeira vez essa explosiva nova entrada em uma das melhores franquias de jogos de ação de todos os tempos, e desde então estamos descobrindo cada vez mais sobre Doom: The Dark Ages. O jogo será uma prequela dos reboots Doom (2016) e Doom Eternal — que são considerados alguns dos melhores FPS de todos os tempos — e nos levará de volta ao passado, em um cenário completamente medieval. A desenvolvedora id Software também teria buscado inspiração no FPS original de 1993, além de referências como Star Wars e Batman: Ano Um, para moldar o estilo do novo game. Mas não é só nostalgia — a empresa confirmou que esta será uma “expansão dramática” do universo Doom, trazendo armas inéditas para acabar com novos e aterrorizantes tipos de inimigos, o que por si só já nos deixa empolgados.
Se você está procurando as últimas notícias e atualizações sobre Doom: The Dark Ages, chegou ao lugar certo. Aqui está tudo que você precisa saber para se preparar para um dos jogos mais empolgantes de 2025.
Data de lançamento de Doom: The Dark Ages
Doom: The Dark Ages será lançado em 15 de maio de 2025. A data foi anunciada durante o Xbox Developer Direct de janeiro, que mostrou toda a glória demoníaca que enfrentaremos em poucos meses. Ainda dá tempo de revisitar os melhores momentos da série, então aproveite para conferir nossa análise de Doom Eternal se quiser relembrar.
Plataformas de Doom: The Dark Ages
Doom: The Dark Ages será lançado simultaneamente para PC, Xbox Series X/S e PS5. Com o aumento dos exclusivos de console, a confirmação de que Doom não será exclusivo é uma excelente notícia. O jogo também estará disponível no Xbox Game Pass, por ser um título publicado pela Bethesda.
Felizmente, a equipe entendeu nosso amor universal por uma das maiores franquias de ação da história. Durante o desenvolvimento, o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, contou ao IGN que ele e o diretor da id Software, Marty Stratton, queriam garantir que todos pudessem jogar Doom: The Dark Ages.
“Perguntei ao Marty o que ele queria fazer, e ele respondeu que queria lançar em todas as plataformas, simples assim”, explicou Spencer.
Trailer de Doom: The Dark Ages
O trailer de Doom: The Dark Ages nos mostra o Doom Slayer antes dos eventos dos reboots. No vídeo, ele atravessa castelos em chamas, enfrenta inimigos grotescos e elimina ondas de demônios.
Além do cenário com uma pegada quase fantástica e da nova capa do Doom Slayer, o teaser revela armas inéditas. Claro, temos a icônica espingarda (a melhor amiga do Slayer), mas também um escudo-serra digno de filme slasher, uma arma que atira fragmentos de caveira e outros dispositivos para dizimar demônios. E tem mais: o polêmico sistema de corrida (Sprint) está de volta pela primeira vez desde 2004 — e, desta vez, parece promissor.
Os cenários e inimigos são enormes — sério, há até dragões demoníacos no primeiro trailer. Em resumo, Doom está voltando melhor do que nunca, e se o jogo for metade tão empolgante quanto o trailer, Doom: The Dark Ages pode muito bem entrar na lista dos melhores shooters de todos os tempos.
Gameplay de Doom: The Dark Ages
Não é surpresa saber que Doom: The Dark Ages é um FPS single-player, mas o que pode surpreender é que o novo game será uma prequela de Doom (2016) e Doom Eternal. Vamos voltar à época em que o Doom Slayer era uma arma usada por deuses e reis.
Em vez das armas tecnológicas de Doom Eternal, aqui você usará uma arma feita de crânios, um maça e um escudo-serra para enfrentar as forças do inferno em um cenário medieval. Embora pareça tudo novo, o jogo será familiar para fãs antigos, com uma jogabilidade clássica.
O diretor criativo Hugo Martin contou à GamesRadar+ que o game está resgatando o estilo dos jogos originais de Doom, com destaque para a movimentação lateral (strafe) e a importância de cada projétil disparado.
“Se em Doom Eternal você era um jato F22, agora queremos que você se sinta como um tanque Abrams”, explicou Martin. Ou seja, o jogador estará mais firme no chão. Desviar de projéteis será essencial, retomando a horizontalidade do gameplay em vez da verticalidade vista em Doom Eternal.
“O sistema de combate, para novos jogadores — aqueles que começaram em Doom (2016) — vai parecer uma reimaginação, mas para os fãs antigos, será um verdadeiro retorno às origens”, disse Martin.
Ele também adiantou que o jogo terá os “maiores cenários”, as “melhores IAs” e as armas mais impactantes já vistas em um título da franquia — uma promessa ousada, mas empolgante. Torçamos para que Doom: The Dark Ages entregue tudo o que promete.
Em entrevista à revista Edge, Martin também explicou por que optaram por uma abordagem medieval: isso permitiu que a equipe explorasse um lado mais sombrio e sinistro. Elementos como correntes, cordas, espinhos e instrumentos de tortura influenciaram diretamente o design das armas, incluindo uma que dispara uma bola de metal presa a uma corrente e outra chamada de “rail spike”, que é literalmente um martelo com um espigão gigante.
Doom: The Dark Ages também contará com os maiores mapas já criados pela id Software, com design estilo sandbox, permitindo ao jogador explorar o quanto quiser.
Fonte: Gamesradar
