Death Stranding: Resumo Completo da História

Death Stranding chegou aos PS4 em 2020, vindo do poderoso criador Hideo Kojima, o homem que deu vida a uma das melhores franquias exclusivas (a princípio) do PlayStation, Metal Gear Solid. Com a iminente chegada de Death Stranding 2: On The Beach, é hora de relembrar o começo dessa aventura muito louca com este resumo completo da história de Death Stranding.
Death Stranding 2: On The Beach,para quem comprou a versão Deluxe, chegou com “exclusividade” para PlayStation 5 hoje. E no dia próximo dia 26 o jogo será liberado para todos”
Obviamente que o texto a seguir contém todos os spoilers de Death Standing!
Prólogo: Porter
O Prólogo de Death Stranding começa com uma breve introdução aos efeitos da Chuva Temporal, que acelera o fluxo do tempo em tudo o que toca. Sam Porter Bridges viaja em um Triciclo Reverso e sofre um acidente quando uma mulher misteriosa aparece do nada para atrapalhar seu caminho. Após o acidente, Sam precisa se refugiar em uma pequena caverna para esperar a Chuva Temporal passar, junto com tudo o mais que o clima trouxer.
Na caverna, Sam encontra um EP (Entidade da Praia) e conhece a mulher misteriosa, onde, após um momento tenso, eles têm uma breve conversa sobre quem são e o que precisam fazer em seguida. A mulher chama Sam pelo seu nome completo, Sam Porter Bridges, repetidamente antes de ir embora, enquanto Sam dorme durante o restante da Chuva Temporal. Após acordar, Sam sai da caverna e termina sua entrega antes de ser pego por uma equipe de Descarte de Cadáveres para ajudá-los a navegar pelo território infestado de EPs, já que Sam possui DOOMS, uma condição rara que concede aos indivíduos uma conexão maior com o “outro lado”.
Enquanto viajam pelo território a equipe é atacada por EPs e os outros dois membros que resgataram Sam são mortos no ataque. Sam sobrevive o suficiente para salvar a unidade BB que um dos membros da Disposição de Cadáveres tinha com ele e testemunhar um Voidout que destrói a área, bem como a vizinha Central Knot City.
Episódio 1: Bridget
Após sobreviver à explosão de antimatéria conhecida como Voidout, causada por um BT que consumiu uma pessoa viva, Sam acorda e se encontra em uma instalação da Bridges, onde conhece Deadman. Deadman informa Sam sobre os danos gerais causados pelo Voidout e o incumbe de levar suprimentos médicos para a Presidente Bridget Strand, que está em uma instalação próxima em Capitol Knot City. Sam relutantemente aceita a tarefa e vai visitar a mulher que é descrita como “como uma mãe” para ele.
Quando Sam chega, Bridget faz um pedido para que ele ajude a reconstruir a América, morrendo logo após o pedido de uma forma notavelmente dramática. Mais uma vez, Sam concorda relutantemente de forma enigmática. A próxima tarefa de Sam é levar o corpo de Bridget para um incinerador, o que ele realiza com a ajuda do BB que resgatou e com um golpe de sorte os EPs ficam vulneráveis ao sangue de Sam.
Episódio 2: Amelie
Após queimar o corpo de Bridget, Sam retorna a Capitol Knot City, onde recebe a verdadeira tarefa de conectar a América. Amelie Strand, filha de Bridget, fala com Sam, Deadman e outro personagem recém-apresentado, Die-Hardman, através de um holograma. Amelie informa aos três que foi capturada em Edge Knot City, a última cidade na Costa Oeste do que antes era a América, e pede que Sam viaje pelo continente para libertá-la, conectando outras cidades ao longo do caminho.
Sam aceita o pedido, alegando que fará isso por Amelie, e parte com um dispositivo especial conhecido como Q-Pid para conectar completamente as Estações Prepper e as Cidades Knot que Amelie havia instalado em sua viagem para o Oeste à Rede Quiral. Partindo de Capitol Knot City, uma cidade construída sobre as ruínas de Washington D.C., Sam segue para o oeste, conectando centros de distribuição e cidades ao longo do caminho, até chegar a Port Knot City. Em Port Knot City, Sam é atacado por um homem chamado Higgs, que invoca um EP gigante para matá-lo, mas falha, pois o carregador agora está equipado com granadas feitas com o sangue de Sam, capazes de matar EPs.
Após o combate, Sam reencontra a misteriosa mulher, que se apresenta como Fragile, e os dois pegam um barco para atravessar o Grande Lago da Cratera até Lake Knot City.
Episódio 3: Fragile
Na viagem para Lake Knot City, Fragile revela um pouco sobre si mesma, como a maior parte de seu corpo foi danificada pela Chuva Temporal e que ela administra sua própria empresa de entregas. Ao chegar à Região Central da América, a oeste do Lago da Grande Cratera, Sam se conecta com pessoas que têm perspectivas diferentes sobre Fragile. Alguns afirmam que ela é uma heroína que salvou a vida de metade de South Knot City, enquanto outros a chamam de terrorista que destruiu Middle Knot City.
Fragile não refuta nenhuma das alegações, deixando Sam tirar suas próprias conclusões antes de revelar a verdade após Higgs tentar enganá-lo para enviar uma bomba para South Knot City. Após destruir a bomba, Fragile conta a Sam como Higgs tentou fazê-la fazer o mesmo, mas quando ela descobriu o que estava carregando, ele a impediu de se livrar daquilo imediatamente e a fez correr pela Chuva Temporal para salvar a cidade. Apenas a cabeça e o rosto de Fragile não são afetados pela chuva, graças à máscara que Higgs lhe concedeu, mas seu corpo é alterado para sempre pelos efeitos da Chuva Temporal.
Episódio 4: Unger
Após salvar South Knot City da bomba nuclear de Higgs, Sam conecta a cidade com seu Q-Pid, mas devido a uma perturbação atmosférica causada pela Rede Quiral, uma supercélula aparece e o suga para o centro da tempestade. De alguma forma, a supercélula transporta Sam para uma Praia, o ponto entre a terra dos vivos e a vida após a morte, que assume a forma de uma zona de guerra e é habitada por um soldado enlouquecido que busca roubar o BB de Sam. Até então, este soldado havia sido visto em flashbacks ao se conectar com o BB e parecia ser o pai do Bebê.
Após uma batalha com o homem misterioso, Sam reaparece do lado de fora de South Knot City, quase sem tempo decorrido desde que entrou na Praia. Sam então recebe sua próxima tarefa: levar suprimentos para Mama, que está tentando consertar o problema com o Q-Pid que causou a perturbação quiral na atmosfera.
Episódio 5: Mama
Ao chegar ao Laboratório da Mama, localizado nas ruínas de um hospital destruído na primeira tentativa de Higgs de explodir South Knot City, é revelado que o bebê de que Mama estava cuidando é, na verdade, um EP que morreu em seu ventre e não conseguiu atravessar a praia. Mama parece ter se conformado com o destino de seu filho, quer queira ou não, e continua com a missão de conectar a América. Dando a Sam um novo Q-Pid, Mama o envia para Mount Knot City, onde ele precisa se encontrar com Lockne, o responsável pelo software do Q-Pid, e lhe diz que pode consertar a perturbação.
Sam faz o que ela pede, viajando para Mount Knot City, apenas para descobrir que Lockne está longe de cooperar, pois ela pensa que Mama a abandonou e roubou seu filho. Mama então pede a Sam que a leve até Lockne, mas não sem antes conceder a Sam uma Algema de Corte Quiral que lhe permite cortar os laços dos EPs, que ele primeiro testa no filho EP da Mama. Após cortar o cordão que prende o bebê da Mama, Sam pega Mama e parte para Mount Knot City, mas eles são atacados por Higgs, que invoca outro EP gigante para deter Sam.
Após escapar (ou matar) o EP, Sam consegue levar Mama para a Mount Knot City, onde ela se reencontra com Lockne, e os dois compartilham um vínculo sobrenatural que informa Lockne exatamente sobre o que Mama estava passando. Logo após chegar, Mama morre, mas seu espírito se transfere para Lockne e os dois se fundem em uma só pessoa. Finalmente reunido com sua irmã, Lockne voluntariamente atualiza o software do novo Q-Pid de Sam e segue sua jornada para continuar conectando os Estados Unidos à Rede Quiral.
Episódio 6: Deadman
Deadman aparece nos aposentos de Sam para informá-lo sobre um problema que está fazendo com que BB, a quem Sam passou a chamar de Lou, perca suas funções como rastreador de EP. Em uma cena constrangedora no chuveiro entre os dois, Deadman alerta Sam sobre os perigos potenciais de confiar em Die-Hardman, o Diretor Interino de Bridges e chefe de fato de Sam, já que o homem tem alguns esqueletos desagradáveis em seu armário. Deadman então sai com BB para recalibrá-lo, deixando Sam para conectar várias estações de preparação sem um guia através do território traiçoeiro de BT.
Após conectar vários preparadores próximos, Deadman contata Sam para encontrá-lo em uma instalação na montanha perto de Mount Knot City. No entanto, quando Sam chega, outra supercélula aparece no céu, arrastando ele e Deadman, juntamente com BB, para outra Praia, desta vez reminiscente dos combates da Segunda Guerra Mundial.
Episódio 8: Heartman
Quando Sam chega ao laboratório de Heartman, o pesquisador o convida para seu quarto, onde Heartman aparentemente está dormindo em uma cama de hospital acolchoada, com as luzes apagadas e um cronômetro marcando três minutos. Após o cronômetro zerar, Heartman acorda e ele e Sam começam a conversar sobre as origens do Death Stranding e as evidências de que o fenômeno não é novo no planeta Terra. No entanto, a conversa é interrompida pela condição de Heartman, que o faz ter uma parada cardíaca a cada 21 minutos, onde ele passa três minutos na praia procurando por sua esposa e filha antes de ser ressuscitado.
Para pesquisar mais a fundo os Death Strandings anteriores, Heartman envia Sam para entregar algumas descobertas antigas que datam de Death Strandings anteriores e conectar outros pesquisadores que investigam o mesmo tópico. Após entregar os itens e conectar as pessoas certas à Rede Quiral, Heartman chega à conclusão de que houve pelo menos outros cinco eventos Death Stranding, todos orquestrados em torno de uma Entidade de Extinção que conecta a Praia e o além ao mundo dos vivos. Com essa informação, Deadman envia Sam em sua jornada para alcançar a Cidade de Edge Knot, na outra extremidade do Cinturão de Alcatrão, e finalmente acabar com a Rede Quiral.
Episódio 9: Higgs
Após chegar ao Cinturão de Alcatrão, Sam precisa usar a estranha natureza dos EPs e sua capacidade de puxar objetos através do tempo para atravessar a barreira intransponível construída ao redor da Edge Knot City. No entanto, Sam chega à cidade e é confrontado novamente por Higgs, que invoca o mesmo EP Humanoide Gigante do prólogo que destruiu Central Knot para atacar Sam. Após a luta, Sam e Fragile decidem perseguir Higgs até a Praia para acabar com ele de uma vez por todas.
Após um confronto final com Higgs, Sam deixa o homem para Fragile, que está em busca de vingança pelo que ele a fez fazer quando a traiu em Middle e South Knot City. O que se segue são de longe as cenas mais estranhas, enquanto Sam corre pela Praia com Amelie antes de encontrar Die-Hardman confrontando Bridget sobre algo do passado deles envolvendo uma arma de fogo. Antes que Die-Hardman possa matar Bridget, Clifford Unger surge da água na praia e agarra Bridget.
Amelie então empurra Sam para a água, fazendo-o reaparecer no mundo dos vivos, onde ele acorda em um esconderijo do outro lado do Cinturão de Piche.
Episódio 10: Die-Hardman
Após terminar a Rede Quiral, Sam é convidado a retornar à Capital Knot City e deve fazer a longa viagem de volta ao início de sua jornada na Costa Leste. Sam é atacado por EPs no caminho, mas consegue retornar à Lake Knot City e é novamente capturado por uma supercélula. Desta vez, Sam é transportado para uma Praia que se passa na Guerra do Vietnã.
Episódio 11: Clifford Unger
No confronto final contra Clifford Unger, Sam precisa rastrear e lutar contra o ex-soldado uma última vez antes que ele possa deixar a Praia para sempre. Após vencer a luta, Sam tem um breve momento com Cliff, enquanto o homem olha para ele e diz: “Disseram-me que seu nome era Sam Porter, mas é Sam Bridges”, antes de um tiro ser ouvido e o soldado desaparecer. Mais uma vez, Sam acorda após ser libertado da Praia, só que desta vez ele chegou a Port Knot City, na Região Leste.
Episódio 12: Bridges
Em Port Knot City, Sam recebe sua última missão: levar um carregamento de criptobiontes de Port Knot City para Capital Knot City, a fim de curar Fragile, que quase morreu teletransportando todos, exceto Sam, de volta para a Costa Leste. Na viagem, Sam é novamente confrontado por EPs e precisa enfrentar uma Baleia EP Gigante antes de chegar a Capital Knot City. Após derrotar os EPs, Sam entrega seus criptobiontes a Fragile e a força a comer um, salvando sua vida.
Com Fragile parcialmente recuperada, Sam e os outros conseguem descobrir como lidar com a ameaça de extermínio, pois é revelado que Amelie é a Entidade de Extinção que Heartman havia hipotetizado. No entanto, como ela só existe na Praia e não no mundo dos vivos, Sam precisa que Fragile o teletransporte para sua Praia mais uma vez. Fragile recupera a compostura e envia Sam em uma viagem à Praia para finalmente confrontar Amelie e pôr fim à Extinção Final.
Episódio 13: Sam Strand
Chegando à Praia, Sam confronta Amelie sobre todas as mentiras e manipulações que ela o fez passar durante anos. Amelie admite ser a Entidade da Extinção e pede a Sam que fique na Praia com ela para sempre, porque não importa o que qualquer um deles faça, a Extinção Final está chegando, seja hoje, amanhã ou em cem mil anos, ela acontecerá. Sam escolhe lutar para evitar a Extinção Final e abraça Amelie, para mostrar a ela que ela não está sozinha e convencê-la a manter o curso da destruição da Terra por enquanto.
Amelie então explica tudo o que aconteceu com ela, começando com Bridget tendo uma experiência de quase morte durante uma cirurgia para remover um câncer cervical. Isso resultou na separação do corpo e da alma de Bridget em dois seres separados, um sendo a Bridget que morreu no início da história, e o outro sendo Amelie presa na praia para sempre. No entanto, foi graças à sua conexão com Sam que Amelie finalmente conseguiu se conectar com um ser vivo no mundo exterior.
Após a explicação, Sam fica preso na Praia até que Deadman usa o BB para se conectar ao outro lado e puxá-lo de volta ao mundo dos vivos. O que se segue leva ao fim de Death Stranding, onde Die-Hardman é eventualmente nomeado Presidente das Cidades Unidas da América e Sam deixa Bridges para viver por conta própria.
Episódio 14: Lou
Após se despedir dos muitos personagens que o ajudaram em sua jornada e de uma confissão comovente de Die-Hardman sobre o destino de Clifford Unger, Sam descobre que BB (ou Lou) morreu, já que a maioria das unidades BB não vive além de um ano de idade. Deadman dá a Sam uma oportunidade enigmática e lhe diz que Lou deve ser levado para o incinerador. No caminho, Sam continua a se conectar com BB e começa a ter os mesmos flashbacks envolvendo Cliff, mas agora de uma perspectiva mais cinematográfica.
A história começa a se desenrolar quando Sam percebe que o BB com quem Cliff estava falando todo esse tempo não era Lou, mas sim Sam. Depois que Bridget atirou e matou Cliff, e Sam por engano, Amelie resgatou o BB, o que evidentemente levou ao evento Death Stranding que quase destruiu o mundo. Então, Sam consegue falar com Cliff e confirma suas suspeitas de que o soldado, Clifford Unger, é de fato seu pai e que ele estava tendo flashbacks de sua própria época como BB de dentro de uma cápsula.
A cena final mostra Sam puxando Lou para fora da cápsula e a ressuscitando desesperadamente. Isso finalmente funciona, e na última cena é revelado que Lou é uma garota chamada Louise, o mesmo nome que Sam planejava dar à filha que sua falecida esposa Sarah carregava quando morreu.
Fonte: Gamerant
