REVIEW – A.I.L.A

Acompanhei meio de longe a chegada de A.I.L.A pelo simples motivo de ser um jogo em primeira pessoa. Porém, ao saber quem eram as pessoas envolvidas no projeto e por ser um game brasileiro, não tive dúvida de que era praticamente uma obrigação jogar o título da Pulsatrix Studios. Confira abaixo o review de A.I.L.A.
Começo Promissor
O jogo te coloca no controle de Samuel, um testador de jogos. Seu próximo trabalho é ajudar no desenvolvimento da Inteligência Artificial, A.I.L.A, programada para criar as experiências mais aterrorizantes em realidade virtual. Ela faz isso indo fundo na mente para recriar os piores pesadelos de quem está no comando. Na ocasião, Samuel deve participar desses “jogos” e dar seu feedback sobre ele.
O começo de A.I.L.A é bastante promissor. A ambientação, tanto do apartamento de Samuel, como dos jogos experimentados por ele, é excelente. A sensação de que alguma coisa vai dar errada é constante.
Não sou daqueles que se assustam fácil, por isso gosto de um bom jogo/filme de terror. Porém, poucos me dão medo de verdade. Posso citar aqui Alan Wake 2 como um que acertou na veia. A.I.L.A tem seus méritos, principalmente nas duas primeiras experiências na qual Samuel deve jogar. O uso do áudio e trilha sonora adicionam uma camada ainda mais aterrorizante junto da ambientação. E se você optar por usar fones de ouvido 3D, prepare-se para uma imersão ainda melhor.
A.I.L.A homenageia grandes clássicos do gênero horror/terror. É possível encontrar referências a jogos como Resident Evil e Alan Wake em todos os lugares. Me refiro à gameplay, level design e quebra-cabeças. Ou seja, A.I.L.A é um apanhado de coisas que deram certo em outros jogos com o acréscimo do “tempero brasileiro”.
Como eu disse, o jogo tem muito fanservice para o público br. Nomes de duplo sentido, menção à Bruxa do 71, Ricardo Juarez gritando “GAROTO”… do começo ao fim A.I.L.A é acima de tudo uma brincadeira divertida bem brasileira.
Um Jogo Dentro de um Jogo
Como você deve ter percebido, A.I.L.A é um jogo com vários jogos. Cada um deles apresenta pequenas mudanças em suas mecânicas, o que oferece novos desafios a cada experiência. Se você gosta do gênero vai se divertir com essas alternâncias já que o jogo oferece tanto uma pegada psicológica como muita ação cheia de tiroteio.
Apesar de ser curto (eu terminei com cerca de 10 horas), A.I.L.A tem o tamanho ideal. Depois da metade, o jogo começa a ficar repetitivo. Em todas as fases você tem o mesmo sistema com armas de corte, de fogo e cantis para recuperar vida. Os inimigos mudam de aparência, mas não de atitude.
As fases variam tanto em ambientação como em história. Samuel passa por um castelo medieval, enfrenta piratas em um navio fantasma e aliens. A pegada toda de A.I.L.A é que ela invade a mente de Samuel e trás à tona um passado que ele não queria reviver.
Final Desapontador
Entendo e sei como é difícil desenvolver um jogo no Brasil. Ainda mais um título que usa a Unreal Engine 5 e que está disponível em diferentes plataformas e idiomas. Porém, a impressão que eu tive é de que o jogo precisou ser finalizado às pressas.
Por exemplo, os comandos são imprecisos e falham em vários momentos. Morri diversas vezes porque Samuel simplesmente não atacava. Vi muitos erros de colisão, de acabamento de personagens e até um “crash” que travou tudo. São melhorias como essas que deixam a qualidade de vida do jogador melhor.
Outro problema é com a localização do jogo. Entretanto, a dublagem passa por cima disso tudo com nomes de peso como Ricardo Juarez, Luiza Caspary (como A.I.L.A) e Fábio Azevedo (Samuel). Nessa a Pulsatrix acertou em cheio.
Conclusão
A.I.L.A é um ótimo exemplo de que a indústria brasileira de games está no caminho certo. É bom demais ver um título com potencial “AAA” chegando em todos os cantos do globo. Foi um excelente início para colocar o nome do mapa. Porém, por ser um jogo inspirado em títulos do gênero, A.I.L.A não consegue segurar a tensão e cai nos clichês mais básicos, além de ter uma gameplay bastante repetitiva. Mas se você é fã desse estilo e quer apoiar a nossa indústria, A.I.L.A é uma ótima oportunidade.
Este review foi feito no PlayStation 5 através de uma cópia fornecida pela assessoria de imprensa
