Guia Definitivo Wo Long: Fallen Dynasty para Iniciantes

Esse guia definitivo de Wo Long: Fallen Dynasty para iniciantes o ajudará a entender o que está acontecendo neste jogo brutal. Você compreenderá melhor as Bandeiras de Batalha e Bandeiras de Marco, onde e como você pode viajar, como funciona o equipamento, o quanto ele o atrasa e como gerenciar seu Medidor de Espírito.
Cerca de 20 minutos dentro de Wo Long: Fallen Dynasty, você enfrentará sua primeira batalha contra um chefe. E com certeza irá morrer. Talvez até mais de uma vez. Além de reforçar o quão “hardcore” Wo Long: Fallen Dynasty é, essa luta também serve como um curso intensivo em muitos dos sistemas do jogo. A questão é que eles não são muito bem explicados. E isso será grande parte de sua experiência inicial com Wo Long — sistemas esmagadores que você ainda não compreende.
Pense em Wo Long como um Soulslike Linear
Ao contrário de outros jogos soulslike, não há tanto “looping” e “grinding” em Wo Long: Fallen Dynasty (a menos que você queira). O lance é mais como uma longa caminhada pontuada por surras periódicas. A história se desenrola em uma série de áreas, chamadas Campos de Batalha, que são bem grandes, mas seu caminho através delas é principalmente linear. (Há caminhos secundários e você será recompensado com loot por explorá-los).
Esse caminho linear o levará a uma série de lutas contra chefes. Aprenda a amá-las.
Ao viajar por um Campo de Batalha — e geralmente logo antes de cada luta contra um chefe — você encontrará as Bandeiras de Batalha e as Bandeiras de Marco.
As Bandeiras de Batalha são onde você reinicia quando (repetidamente) morre. É onde você aumenta o nível e aprende novos Feitiços de Magia, e também onde você descansa para reabastecer seu Recipiente de Cura do Dragão (seu frasco de vida).
As Bandeiras de Marco parecem semelhantes, mas funcionam de maneira diferente. Elas reabastecem sua vida, mas não o Recipiente de Cura do Dragão. Mais importante, elas aumentam sua Força, que é como a Moral, mas diferente.
Entenda como a Moral e a Força Funcionam
Para simplificar, o sistema de Moral de Wo Long é uma medida de quantos inimigos você matou sem morrer. É mais sutil, é claro, mas essa é a ideia central.
A Moral de um personagem (tanto a sua quanto a dos seus inimigos) é um fator na determinação do seu poder — Moral mais alta significa uma luta mais difícil. Quando você mata inimigos suficientes, sua Moral sobe. Quando um inimigo mata você, sua Moral cai e a dele sobe — tornando o próximo encontro um pouco mais difícil.
Quando você é morto, você também perde metade do seu Genuine Qi (sua moeda de level up, algo como as “almas” nos jogos Dark Souls) para quem quer que o tenha matado. Esse inimigo ganha um ícone de chama em torno de sua Moral (o número acima de sua cabeça). Para você reivindicar seu Qi e seus pontos de Moral, você deve enfrentá-los novamente e obter sua Vingança.
A maneira de evitar perder muita Moral é aumentar sua Força. A Força é o limite inferior da sua Moral — sua Moral nunca cairá abaixo de sua Força, e aumentar sua Força além de sua Moral fará com que sua Moral suba para corresponder.
Sua Força aumenta toda vez que você levanta uma Bandeira de Marco. No entanto, ela reseta cada vez que você viaja para um novo Campo de Batalha ou Sub-Campo de Batalha. Por falar nisso…
Sub-Campos de Batalha são Missões Secundárias
Em uma Bandeira de Batalha (não uma Bandeira de Marco), você terá a opção de viajar. É assim que você rejoga seções anteriores do jogo, encontra um tutorial que pode ser repetido e joga missões secundárias.
Esses Sub-Campos de Batalha são lutas menores e mais curtas em comparação com os Campos de Batalha principais. No entanto, é bom enfrentá-los porque eles fornecem novos equipamentos e materiais de aprimoramento como recompensas.
O Peso do Equipamento é Mais Importante do que Você Pensa
Não há classes em Wo Long, então você está livre para criar a sua própria com base em como você evolui — determinado pelas Cinco Virtudes das Fases nas quais você investe pontos ao subir de nível — e no equipamento que você decide usar.
O equipamento tem um sistema completo de melhorias e raridade. A parte mais importante a ser entendida no início, no entanto, é a sua classificação de Peso do Equipamento. Você pode aumentar seu Peso Máximo de Equipamento aumentando sua Virtude da Terra ao subir de nível.
Ao escolher a armadura, você verá um pequeno ícone logo abaixo e à esquerda da imagem. Este é um marcador para armadura leve, média e pesada. Há um pequeno medidor abaixo do ícone do capacete com um, dois ou três blocos preenchidos para indicar isso.
Há também um peso de equipamento exibido na parte inferior da ficha do equipamento. De forma confusa, a porcentagem mostrada aqui não é a porcentagem da sua capacidade máxima. Em vez disso, é o quanto esta peça de equipamento contribui para sua carga atual. Para a porcentagem de sua capacidade máxima, você terá que olhar na tela de Status.
A quantidade que você está carregando se transforma em um status que você pode encontrar na aba do menu Status do seu personagem. Você verá o peso máximo de equipamento que você pode carregar, a porcentagem do peso máximo que sua armadura atual representa e uma nota com uma letra. A letra é o seu status de Agilidade — A é cerca de 0-30% do seu máximo, B é aproximadamente 30-70%, C é 70-100% ou mais, e D é qualquer coisa acima de 100%.
Além da rapidez com que você se move, esse status de Agilidade determina a rapidez com que seu Espírito se esgota. E o Espírito é um fator muito importante em Wo Long.
O Espírito é o Medidor Mais Importante
Em Wo Long: Fallen Dynasty, pense no seu Espírito como uma combinação de um medidor de stamina e um medidor de mana. Tanto seu personagem quanto cada inimigo têm Medidores de Espírito.
Você perderá Espírito quando for atingido ou esquivar, e gastará Espírito para lançar Feitiços de Magia ou realizar Artes Marciais. Você ganhará Espírito quando acertar ataques corpo a corpo regulares ou quando desviar um ataque com sucesso. Ser atingido por alguns ataques encolhe os limites superior e inferior do medidor de Espírito de um personagem.
Quando um Medidor de Espírito é drenado ao seu limite inferior, essa pessoa (ou demônio) ficará aturdida por alguns segundos, abrindo-a para um ataque poderoso. Seu objetivo é evitar que isso aconteça com você e, o mais importante, garantir que isso aconteça com seu inimigo. Esses ataques quando eles estão atordoados são inestimáveis nas lutas contra chefes.
Gerenciar seu Medidor de Espírito enquanto você esgota o de seus inimigos é fundamental em Wo Long. E a melhor maneira de fazer isso é desviando.
Desviar é Tão Importante Quanto Atacar
O desvio de Wo Long é muito parecido com um parry em outros jogos. Você aperta o botão pouco antes de o ataque de um inimigo acertar e ele redireciona o ataque. Isso é diferente de simplesmente defender contra um ataque — algo que você também pode fazer, mas é menos útil.
Ao contrário da defesa, que simplesmente drena seu medidor de Espírito, o desvio encolhe e danifica o medidor do atacante. E é assim que você controla as lutas.
Outros jogos têm mecânicas de parry (perfeito) que lhe dão uma abertura para atacar. O desvio de Wo Long leva isso a um nível totalmente novo.
