REVIEW – ROADCRAFT

RoadCraft é o título definitivo para quem busca a simulação de máquinas pesadas e logística de reconstrução de áreas devastadas. Desenvolvido pela Saber Interactive e publicado pela Focus Entertainment (os mesmos nomes por trás dos sucessos MudRunner e SnowRunner), o game eleva o patamar do gênero ao unir exploração, resgate de equipamentos e engenharia civil de grande escala.

Direto ao Ponto

  • Herança de Peso: Criado pelos mesmos desenvolvedores de SnowRunner e MudRunner, unindo o melhor da exploração e logística.
  • Foco na Reconstrução: O objetivo principal é recuperar áreas destruídas e construir infraestrutura do zero.
  • Curva de Aprendizado: É um jogo de nicho, exigindo estudo de veículos e planejamento de rotas; não recomendado para quem busca algo arcade.
  • Cooperativo Estratégico: Jogar com amigos facilita a gestão de tempo e a execução de tarefas complexas, como pavimentação asfáltica.
  • Variedade de Frota: Grande foco em maquinário pesado real, exigindo combinações específicas de veículos para cada tipo de carga.

Quanto mais, melhor

RoadCraft não é um jogo acanhado. Logo de cara é possível notar a grandiosidade do game. Se você jogou algum game do gênero feito pela empresa, vai notar que todas as mecânicas que funcionaram anteriormente estão presentes em RoadCraft.

Na série Runner o foco é no resgate de equipamentos e travessia de lugares perigosos. Já em Expedition a pegada é mais na exploração dos cenários. RoadCraft une tudo isso. Ao mesmo tempo que você aprecia a vista em busca da próxima garagem, também precisa recuperar equipamentos para reestruturar a região.

Mas aqui, ir do ponto A ao ponto B não é moleza. Apesar do tutorial ser bem tranquilo, as fases seguintes são densas e cheias de objetivos. RoadCraft é um jogo nichado e não faz muita força para agradar aos jogadores mais casuais. Se você não gosta de perder tempo planejando rotas ou estudando o veículo certo para o trabalho, vai achar o game enfadonho. Mas se o seu lance é o maquinário pesado (e bota pesado nisso), asfalto, concreto e reformas grandiosas, RoadCraft acerta na veia.

O poder da amizade

Diferente da franquia Runner, é totalmente possível jogar RoadCraft sozinho. O problema é que você terá um desafio ainda maior. Imagine atravessar o mapa inteiro com um transformador na carroceria do seu caminhão só para ele atolar – às vezes até capotar – no trecho final? Com um companheiro você espera pacientemente a chegada do resgate. Mas sozinho o jeito é recuperar o veículo para a garagem mais próxima e tentar a sorte novamente.

Além de deixar o jogo mais rápido, as situações proporcionadas pela gameplay são divertidas ao mesmo tempo que se tornam um desafio mais tranquilo. Enquanto você está despejando terra com o seu basculante, seu parceiro já está preparado com o rolo compressor e o outro já vem com o asfalto. Economiza muito tempo.

Mas em certos momentos, as mecânicas de RoadCraft ajudam muito o jogador solitário. Em todos os cenários você precisa consertar trechos de estradas para definir rotas de entregas que são feitas automaticamente. Nesses lugares você apenas leva o veículo certo para o trabalho e o jogo completa o trecho sozinho. É pouco, mas já ajuda muito.

Máquinas para que te quero

Por mais que a gameplay de RoadCraft seja focada na recuperação dos cenários, o legal mesmo são os veículos e maquinários. Se você, assim como eu, passa mais devagar em uma estrada que está sendo asfaltada, vai gostar do que esse jogo tem a oferecer. Mas reforço o que já escrevi lá em cima: se você não está disposto a parar e estudar as máquinas, vai sofrer com as missões.

O ideal é ver qual é o próximo desafio e dedicar alguns minutos para estudar o veículo e a rota mais favorável. Por exemplo, é impossível trafegar com a pavimentadora de asfalto por ruas alagadas e cheias de lama. Então, quando é preciso construir uma estrada, você precisa colocá-la na carroceria do caminhão – e tem que ser o caminhão certo – e levá-la até o local da construção.

Do mesmo jeito que são preciso dois veículos para o transporte de tubulações. Com o caminhão guindaste você retira e instala o tubo enquanto com outro caminhão você carrega a peça até o local. Mas como eu disse, RoadCraft tem uma infinidade de veículos especializados em diversas tarefas. Tá bom, você pode fazer todo esse processo com dois veículos. Mas é só dar um pulo na loja para descobrir lá um caminhão com guindaste e carroceria. Pronto, sua vida de jogador solo acaba de ficar mais fácil. Sim, eu aprendi da maneira mais dolorosa.

Conclusão

RoadCraft, assim como os seus irmão mais velhos, é um jogo denso, longo e cheio de missões. Preparar as rotas e estudar os veículos é parte importante do processo e consome bastante tempo. Pela dificuldade dos terrenos você se verá preso em vários lugares, o que pode não agradar quem procura uma diversão sem compromisso. Mas se você está procurando um jogo com diversas opções de construção, maquinários e liberdade para realizar tudo da forma que quiser, RoadCraft é o título definitivo.


Este Review de Roadcraft foi feito no PlayStation 5 através de uma chave de acesso fornecida pela Focus Entertainment

ROADCRAFT

8.5

GRÁFICOS

9.0/10

JOGABILIDADE

8.5/10

ÁUDIO

8.0/10

Pros

  • Maquinário real
  • Cenários variados
  • Gráficos

Cons

  • Falta de um DualSense mais responsivo
  • Não é para casuais

Sobre o Autor

Compartilhe esse post nas suas redes sociais

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.